O que você entende por poéticas pessoais?

Perguntado por: vmelo . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 19 votos

A poética pessoal é o resultado da maneira individual como alguém percebe a realidade, afetada pela sua experiência de vida que constrói uma visão de mundo, e compartilhada com a sociedade através de obras que passam a ser bens culturais.

A função poética é aquela voltada para a construção estética do texto, muito comum em poemas. A função poética é um recurso voltado para a construção estilística do texto. Ela está presente em uma diversidade de gêneros textuais, sendo mais comum em produções literárias, como os poemas, ou em anúncios publicitários.

Poética é um ramo da Filosofia que busca analisar a qualidade das obras de arte de acordo com o conceito e objetivo de cada uma das sete artes. Busca, também, explicar o propósito das artes narrativas, que hoje em dia pode-se dizer que estão entre literatura e poesia.

Uma visão poética vive confortavelmente com paradoxo, ambivalência e contradição como algo normal. Uma visão poética é caracterizada por uma mente aberta, mistério, imaginação, mágica, criatividade e muita energia.

A linguagem exerce função poética quando valoriza o texto na sua elaboração, ou seja, quando o autor faz uso de combinação de palavras, figuras de linguagem (metáfora, antítese, hipérbole, aliteração, etc.), exploração dos sentidos e sentimentos, expressão do chamado eu-lírico, dentre outros.

O entrelaçamento do poeta com o mundo vivido mostra que a criação poética é um tecido bordado com as cores do perceber, do sentir, do expressar, numa transubstanciação que revela o poeta, o corpo, a cultura e a poesia, como um único Ser.

A palavra poética é a tradução para poiesis, portanto, para fabricação. A arte poética estuda as obras de arte como fabricação de seres e gestos artificiais, isto é, produzidos pelos seres humanos. Estética é a tradução da palavra grega aesthesis, que significa conhecimento sensorial, experiência, sensibilidade.

Características da Função Poética
Preocupação com a mensagem e a forma como ela é transmitida. Palavras usadas em sentido conotativo, ou figurado. Utilização de figuras de linguagem.

Os textos poéticos vêm sendo indicados como um dos meios mais eficazes para a educação da percepção sensorial da criança e também de sua sensibilidade ou de capacidade de pensar, ouvir, falar e escrever do jovem e adulto.

Funções da linguagem

  • emotiva.
  • conativa.
  • metalinguística.
  • fática.
  • poética.
  • referencial.

Características da Função Poética
Estre as suas principais características é possível citar: Palavras com uma função estética. Utilização do sentido figurado ou conotativo. Utilização de textos bem elaborados.

Sim, podemos encontrar poesia além das encontradas em um poema. A encontramos também nas músicas, filmes e propagandas.

A composição poética é o conjunto de normas adotados a configurar a essência poética de uma obra. Para produzir uma boa composição em um poema, alguns elementos são vitais, como a métrica, o método da rima e a organização das estrofes.

A poética é o estudo dos aspectos criacionais. Ela não está restrita à literatura, podendo estender-se para outras artes. Poesia também é um conceito abrangente: refere-se, na origem grega do termo, ao ato de fazer e criar algo.

Indo ao ponto, a diferença é que na função emotiva ele só se preocupa com o eu, o foco é no emissor, já na função poética ele se preocupa mais com quem vai receber a mensagem.

Como podemos definir poética do artista? Assinale a alternativa correta. É o resultado das preocupações estéticas, da visão de mundo e da experiência de vida.

Amplo emprego de diversas figuras de linguagem; Constante preocupação com a forma da mensagem transmitida; Palavras usadas em sentido figurado (conotativo).

A poesia, como qualquer outra forma de criação artística, é um dos pilares das humanidades. Ao seguir os caminhos da emoção, da sensibilidade e da imaginação, o poema transmite conhecimento e valores humanos. Melhor ainda, ele molda o ser humano, de corpo e alma. A arte não raciocina.

Dessa forma, o poema é definido como um gênero textual e literário que tem como finalidade expressar sentimentos, emoções e pensamentos de quem escreve.