O que você entende por maluana?

Perguntado por: dcapelo . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.3 / 5 17 votos

Maluana: é um artefato de madeira feito pelos povos indígenas Wayana e Aparai e pintado com pigmentos naturais e a sua função é proteção. Nas aldeias desses povos, costuma existir uma oca muito grande, uma casa comunitária que os índios chamam de tukusipan.

ca·le·ma |ê| Ondulação forte do mar, nas costas de África que causa forte rebentaçãi na costa.

Dessa forma, a arte indígena brasileira guarda aspectos individuais de cada tribo. Ela está expressa na pintura corporal do índio, nas plumagens que eles usam sobre a cabeça, na arte em cerâmica, nas cestarias feitas de palhas, nas máscaras e até mesmo nas danças e rituais.

As aldeias Wayana e Apalai têm sempre uma casa comunitária, circular e aberta, onde são feitas as reuniões e assembleias, celebradas as festas, hospedados os visitantes e sepultados o chefe da aldeia e sua esposa. No centro do teto da casa é colocada uma grande roda de madeira pintada com desenhos da lagarta mítica.

No Brasil, os Wayana e Aparai distribuem-se em muitas aldeias, todas elas situadas no alto e médio curso do rio Paru de Leste, dentro do Parque Indígena do Tumucumaque e da Terra Indígena Rio Paru D'Este - duas áreas indígenas contíguas no norte do Pará que abrigam também grupos tiriyó, kaxuyana, akuriyó, wajãpi, entre ...

Significado de Refazimento
Ação de refazer alguma coisa que se encontra em péssimas condições; conserto ou reparo.

1. [ Mitologia ] Monstro alado da mitologia grega, com rosto de mulher, corpo de abutre, unhas em forma de garra, que personificava as tempestades e a morte. 2. [Depreciativo] Pessoa avarenta e má, que vive de extorsões.

three num. A empresa recrutou três novos funcionários.

Archaeopteris

A primeira árvore pode ter sido a Wattieza, cujos fósseis foram encontrados no estado de Nova York em 2007, datando do Devoniano Médio (cerca de 385 milhões de anos atrás). Antes desta descoberta, Archaeopteris era a primeira árvore conhecida.

Julieta {nome próprio}
Juliet {n.p.}

"Índio" é qualquer membro de uma comunidade indígena, reconhecido por ela como tal. "Comunidade indígena" é toda comunidade fundada em relações de parentesco ou vizinhança entre seus membros, que mantém laços histórico-culturais com as organizações sociais indígenas pré-colombianas.

É característica comum das várias etnias indígenas brasileiras a valorização e o contato com a natureza, sendo que o modo de vida tribal, antes da ocupação violenta do homem branco no território brasileiro, permitia a caça, a coleta e a agricultura familiar como modos de subsistência dos povos indígenas.

As culturas indígenas são, via de regra, baseada na oralidade. Contudo, mesmo na ausência da escrita, uma diversidade de sinais e de outras formas gráficas cumprem o papel comunicativo. As tribos costumam manter entre si laços de parentesco e reciprocidade, em famílias monogâmicas ou poligâmicas.

Para os Wayana, o “tempo dos antigos” é aquele em que os heróis descritos nos mitos viviam na terra. Nessa época criaram as pessoas, as aldeias, os objetos, os animais, os rios e muitas outras coisas.

Habitam em aldeias estabelecidas nas margens do rio Paru d´Este (Paru de Leste) no extremo norte do Estado do Pará. Muitas pessoas pertencem à etnia Wayana, outras à etnia Aparai, identificação herdada da linha materna.

Características do kaingang
O Brasil é a casa de dois troncos linguísticos: o tupi e o macro-jê. O idioma kaingang faz parte da família jê, integrante do tronco macro-jê. Junto do xokleng, que é uma língua muito parecida, o kaingang faz parte do conjunto restrito chamado jê do sul.

Os cestos indígenas são confeccionados para realizar as mais diversas finalidades nas tribos. Para auxiliar na cozinha, por exemplo, os cestos indígenas servem como coador para líquidos ou peneira para farinhas. Eles também armazenam frutos, pescados e alimentos básicos de sua dieta, como a mandioca.

Uma cultura alimentar forte, onde prevalecem os costumes tradicionais, onde ainda se vive uma vida ditada pela tempo da natureza, onde prevalece o consumo pela sazonalidade. Onde a mesa é farta de peixe, farinha em suas diferentes formas, tucupi, pimentas, açaí, frutos, legumes da agricultura familiar.

Na região do baixo rio Tapajós floresceu a chamada cultura Santarém, que se notabilizou pela produção de uma cerâmica de estilo muito peculiar, baseado no emprego das técnicas de modelagem, incisão, ponteado e aplicação.

Em Vai na Fé, Sol (Sheron Menezzes) revela que o pai de Jenifer (Bella Campos) é Ben (Samuel de Assis), para que a filha não descobrisse que Theo (Emilo Dantas) é o seu verdadeiro pai.

"Jennifer" em inglês
Jennifer {n.p.}