O que você entende por arte concreta?

Perguntado por: acarvalho6 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 13 votos

O que é arte concreta? A primeira definição relacionada ao conceito de arte concreta foi feita pelo artista holandês Theo Van Doesburg. Para ele, a arte concreta era qualquer tipo de arte abstrata que não contasse com elementos figurativos e referências simbólicas.

A Arte concreta surgiu na Europa, no início do século XX, com a intenção de produzir obras que usassem elementos próprios das linguagens. A princípio: planos e cores. As se difundir para outras linguagens, a Arte Concreta passou a trabalhar com superfícies, sons, silêncios, enquadramentos cenográficos etc.

A arte concreta valoriza a objetividade, a simplicidade e o planejamento. No Brasil, seus principais representantes são Augusto de Campos, Décio Pignatari e Haroldo de Campos. O concretismo brasileiro foi criado, em 1952, pelo grupo Noigandres.

A poesia concreta inaugurou um novo estilo que norteou a poesia brasileira pós-modernista, a partir de uma poesia visual, com utilização de efeitos gráficos, de forma que a palavra concreta representa o objeto real (palavra-objeto).

  • Theo van Doesburg
  • Lygia Pape
  • Waldemar Cordeiro
  • Gyula Kosice
  • Verena Loewensberg
  • Lothar Charoux

Os artistas tinham como objetivo aliar os recursos gráficos à arte (música, poesia e artes plásticas) e abstrair-se de todo envolvimento com o lirismo e o sentimentalismo artístico.

A poesia concreta, também chamada de poema-objeto esteve voltada para a exploração dos aspectos gráficos, onde o escritor pretendia preencher o espaço em branco oferecido pelo papel, mediante uma íntima relação entre a palavra, a sonoridade e a imagem.

Na arte concreta, a imagem é construída com elementos puramente plásticos. Os artistas usam linhas, planos, cores e outros elementos visuais, sem a preocupação de criar imagens figurativas, que retratem a realidade de modo facilmente reconhecível.

Já o concretismo desenvolveu-se nas décadas de 1950 e 1960, no Brasil, especificamente na cidade de São Paulo, abrangendo a poesia, mas também as artes plásticas. A expressão “arte concreta” foi elaborada por Theo van Doesburg (1883-1930), artista plástico ligado ao suprematismo e à escola De Stijl (O Estilo).

O concretismo é um movimento artístico brasileiro que se inspirou na arte abstrata da Europa do século XX e que teve na poesia a sua maior expressão. A poesia concretista propõe a abolição do verso tradicional e inclui o elemento visual: para o poeta concreto, além de palavra e som, a poesia é também imagem.

Oposição à arte abstrata. Não representação da natureza. Valorização da técnica, dos elementos formais. Metalinguagem: a obra representa a si própria.

Grupo Ruptura foi um conjunto de artistas que marcou o início do movimento de arte concreta em São Paulo, no Brasil.

Das categorias de tipos de arte classificadas, as principais são: Visuais: desenho, pintura, cinema, arquitetura, cerâmica, escultura e fotografia. Literárias: drama, poesia e prosa. Performáticas: dança, música e teatro.

Arte concreta (ou concretismo) é um termo criado pelo artista holandês Theo Van Doesburg (1883-1931) nos anos 30. Essa vertente artística buscava trabalhar com os elementos plásticos de maneira direta e objetiva. Assim, utilizava planos, cores, linhas e pontos para criar obras não figurativas.

A poesia concreta é um tipo experimental de poesia que mistura linguagem verbal e visual. Ela surgiu no século XX com o intuito de criticar a produção poética da época. Antes de mais nada, você precisa saber que o movimento denominado como poesia concreta faz parte da nossa história literária.