O que você entende por amor próprio?

Perguntado por: ahilario . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 11 votos

O que é amor-próprio? Amor-próprio é definido como a prática de amar a si mesmo. Ou seja, a pessoa que se ama tem apreciação por si mesma. Ela reconhece o valor da sua personalidade, competências, aparência, experiências de vida, valores, entre outros.

amor próprio é aquele sentimento que você deve sentir primeiro de tudo. É mais que recíproco, é amar você mesmo, pensando que cada "defeito", "imperfeição" seu é o que te torna especial, diferente dos outros. amor próprio é você ser seu melhor amigo, te auto dar motivação.

Por que é importante ter amor-próprio
É algo que permite entender que a nossa felicidade está nas nossas próprias mãos e que, sendo seu bem mais precioso, não pode ser submetida ao controle dos outros. O amor-próprio nos faz abrir mão de tudo aquilo que não nos faz bem e que não nos ajuda a crescer.

Pratique sempre o amor-próprio

  1. Alimente atitudes positivas todos os dias;
  2. Reconheça sempre suas qualidades;
  3. Aceite os pontos que você precisa desenvolver e busque ajuda;
  4. Compreenda e tenha paciência;
  5. Não se julgue nem se cobre demais!;
  6. Dê risada, e dedique seu tempo para coisas que você ama.

Apesar de serem termos relacionados, a autoestima e amor próprio não são a mesma coisa. Enquanto o amor próprio é um sentimento de aceitação e valorização de si mesmo, a autoestima é mais específica e está relacionada à avaliação de diferentes aspectos da sua vida.

Amor é um sentimento de carinho e demonstração de afeto que se desenvolve entre seres que possuem a capacidade de o demonstrar.

Nesse sentido, praticar o amor-próprio significa cuidar de suas próprias necessidades, mas sem sacrificar o seu bem-estar para agradar os outros. Ele cresce a partir de ações que sustentam nosso crescimento físico, psicológico e espiritual.

O amor-próprio guia suas decisões. É o que você pensa sobre si mesmo, o que acredita que merece, que o leva a escolher um relacionamento, procurar um novo trabalho, cuidar da saúde e se permitir experiências. Então, veja: às vezes fugimos de palavras como amor-próprio, autoestima e autoconhecimento.

Mas, afinal de contas, o que é se valorizar? Valorizar a si mesmo é se perceber como alguém merecedor de respeito, amor, admiração. É se ver digno de oportunidades interessantes. Capaz de atingir objetivos desafiadores.

A falta de amor próprio muitas vezes se manifesta em uma busca excessiva por ser igual ao outro. É claro, quando não se sabe exatamente o que faz parte do cerne do seu ser, busca-se no outro uma forma de preenchimento.

Autoestima é o apreço, valorização e confiança que uma pessoa tem por si própria, sendo formada ainda na infância. A autoestima é a apreciação que uma pessoa faz de si mesma em relação à sua autoconfiança e seu autorrespeito.

7 Atitudes para valorizar a si mesmo

  1. 1 – Reconheça o seu valor e as suas qualidades. Antes de mais nada, é preciso que reconheça o seu valor e as suas qualidades. ...
  2. 2 – Evite as comparações. ...
  3. 3 – Saiba dizer não. ...
  4. 4 – Aceite elogios. ...
  5. 5 – Perdoe-se. ...
  6. 6 – Demonstre amor sem se anular. ...
  7. 7 – Se aceite como é

Como você ama a si mesma é como você ensina todas as pessoas a te amar! Como você ama a si mesma é como você ensina todas as pessoas a te amar! A frase da autora Rupi Kaur nos acendeu essa reflexão: “mulher, como e quanto você tem se amado?”

Como fazer uma declaração de amor: 4 passos simples

  1. Pense nas características que você mais valoriza na pessoa amada. Faça uma lista com todas as características que AMA na outra pessoa. ...
  2. Pense em como gostaria que fosse o futuro de vocês. ...
  3. Escreva tudo com sinceridade. ...
  4. Escolha um “fator de impacto”
  • Amor fraternal - Storge.
  • Amizade - Philia.
  • Amor romântico - Eros.
  • Amor incondicional - Ágape.