O que vestir para ir à maternidade?

Perguntado por: amoreira5 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.7 / 5 4 votos

Os itens essenciais para a mala da maternidade da mamãe são:

  1. 2 ou mais camisolas, ou pijamas com abertura frontal.
  2. 1 roupão.
  3. calcinhas confortáveis.
  4. meias.
  5. sutiãs próprios para amamentação.
  6. absorventes para os seios.
  7. produtos de higiene pessoal, incluindo absorvente noturno.
  8. chinelo para o banho.

O branco sugere pureza, leveza e paz e, por ser uma cor leve e neutra, não pode faltar na mala de maternidade. O vermelho é bastante usado para a saída da maternidade pois simboliza proteção e boas energias. Azul é associado a paz e tranquilidade e é mais usado para as saídas dos meninos.

Isso porque intercorrências hospitalares podem ocorrer ou o bebê pode simplesmente se sujar! Por isso, é importante se preparar com antecedência, para que o neném não fique sem o que vestir. Além da primeira roupa do bebê, é aconselhável incluir meias, luvas, babador e gorrinhos (preferencialmente de algodão ou lã).

As roupas e mantas do bebê precisam ser confortáveis, por isso devem ser de tecidos macios, sem velcro ou zíper. Além disso, é importante que esses itens sejam lavados com sabão próprio para roupas de bebê ou com sabão neutro.

Outra dica é levar tanto fraldas tamanho RN quanto tamanho P. Se o bebê nascer grandinho, as RN podem nem chegar a servir.

Opcional: fralda descartável (RN ou P – a Maternidade oferece as fraldas, porém, caso você possua alguma marca de preferência, e faça questão de usar estas, é necessário trazê-las), enfeites de cabelo e roupinha especial para saída da Maternidade.

"No mundo todo, inclusive no Brasil, a alta se dá entre 48 a 72 horas, porque o teste do pezinho, que é aquele que avalia alterações genéticas e erros de metabolismo, é geralmente feito 24 horas após o nascimento.

Mas o preto chegou de mansinho e aos poucos ganhou espaço no coração das futuras mamães e agora já podemos dizer que o preto já faz parte das escolhas dos artigos para bebês. Geralmente, com toque moderninho e com mix de estampas geométricas, a cor pode ser usada para meninos e meninas.

“Há quem acredite que a primeira roupa do bebê deve ser amarela. A explicação é simples: o amarelo traz sorte e prosperidade ao recém-nascido”. O vermelho é bastante usado para a saída da maternidade, pois simboliza proteção e traz saúde e felicidade ao recém-nascido.

A cor vermelha é bastante escolhida pelas mamães por esta tonalidade simbolizar a proteção e boas energias para o recém-nascido. O vermelho também significa saúde, felicidade e afasta todo o mau-olhado do bebê.

A recomendação para os pais é investir em pijamas bem quentinhos, principalmente aqueles com tecidos de flanelas. O ideal é evitar o uso de mantas, cobertores e edredons. Principalmente, em recém-nascidos ou até os seis meses de idade — já que essas peças aumentam o risco de sufocamento.

02 Toalhas de banho com forro mais fino e delicado (toalhas fralda) 01 shampoo/sabonete líquido glicerinado (o mais indicado para recém-nascidos) 01 pacote de algodão (para higienizar o bumbum) 01 Pacote de fraldas P ou RN.

3

Quantas camisolas usa na maternidade? É indicado levar no mínimo 3 camisolas, ou pijamas que sejam super confortáveis. Em relação a roupa íntima, separe pelo menos 5 calcinhas, essas também devem oferecer conforto e leveza, lembrando que é recomendado que sejam grandes.

5 fraldas de pano (não é fralda de boca!). 1 sacola para colocar as roupas sujas do bebê. 1 travesseiro de amamentação (vai ajudar muito na posição). 1 trocador fino de tecido (vai ajudar muito nas trocas de fraldas e evitar surpresas).

Camisas ou pijamas de manga curta e com abertura para amamentação. Soutien de amamentação. Cuecas algodão/descartáveis. Discos de amamentação ou arejadores de mamilo.

Roupinhas de algodão, de cores claras e larguinhas são as melhores opções. Muitos pais e mães costumam deixar os pequenos só de fralda.

A organização da mala pode ser iniciada a partir da 34ª semana de gestação, e apenas com os itens mais importantes.

Camada extra de absorção: As fraldas RN+ têm uma camada extra de absorção na frente da fralda, o que ajuda a manter o bebê mais seco e confortável. As fraldas RN não têm essa camada extra. Tamanho : As fraldas RN+ são resistentes maiores do que as RN, para acomodar melhor o crescimento rápido do recém-nascido.

Quantos pacotes de fraldas devo comprar antes do bebê nascer? Geralmente, no caso de um recém-nascido, as fraldas RN são usadas por pouco tempo e logo são trocadas por um modelo Super P ou P. Dessas, você precisará de cerca de 17 pacotes que devem durar por até 2 meses.

Logo de início, ou seja, quando o bebê é recém-nascido, calcula-se que ele use, em média, entre 7 e 8 fraldas por dia. Depois, quando ele estiver com mais ou menos 1 ano e meio de idade, essa quantidade de fralda diminui para 4 ou 5 – conforme a tabela de tamanho de fraldas abaixo.