O que vestir no RN na maternidade?

Perguntado por: oourique . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.6 / 5 17 votos

1. Invista em roupas de recém-nascido de qualidade

  • Dê preferência às roupas em algodão;
  • Escolha tecidos finos e quentinhos (moletom, por exemplo);
  • Evite tecidos de lã, pois os pelinhos irritam a pele;
  • Invista em modelos práticos para vestir (com abotoamento em pressão);
  • Opte por roupas sem enfeites, zíperes e etc.

1. Invista em roupas de recém-nascido de qualidade

  1. Dê preferência às roupas em algodão;
  2. Escolha tecidos finos e quentinhos (moletom, por exemplo);
  3. Evite tecidos de lã, pois os pelinhos irritam a pele;
  4. Invista em modelos práticos para vestir (com abotoamento em pressão);
  5. Opte por roupas sem enfeites, zíperes e etc.

A utilização de body e culote por baixo do macacão é opcional. Prefira tecidos mais pesados como Plush, Soft e Tricô Misto (50% algodão/50% acrílico). É recomendado usar body e culote 100% algodão por baixo dessas roupinhas, pois esse tipo de material pode causar alergia na pele do bebê.

Use roupas folgadas no caminho para o hospital.
Já se estiver frio, vista um moletom. O ideal é optar por peças com botões ou elásticos para que os médicos possam removê-las rapidamente, se necessário. Após chegar à maternidade, você provavelmente receberá uma camisola para usar no momento do parto.

Camisolas e pijamas que facilitam a amamentação
Um dos itens fundamentais para o período pós-parto é o pijama para a maternidade. Trata-se de um modelo que possui recortes ou abertura no busto para trazer mais praticidade ao momento de amamentar o bebê recém-nascido.

Lista de o que levar para a maternidade: Roupinhas
6 macacões – de preferência com abotoação ou fecho pela frente, pois facilita na hora da troca de fraldas. Um desses macacões pode ser a roupa de saída da maternidade.

O branco sugere pureza, leveza e paz e, por ser uma cor leve e neutra, não pode faltar na mala de maternidade. O vermelho é bastante usado para a saída da maternidade pois simboliza proteção e boas energias. Azul é associado a paz e tranquilidade e é mais usado para as saídas dos meninos.

Dessa maneira, a roupa ideal precisa ser:

  • lisa (ou seja, sem estampas)
  • cores que combinem entre a mãe, pai e irmão.
  • exemplo: branco, cinza, preto e bege.

1 saquinho plástico para roupa suja. 1 trocador. 2 cueiros.

O ideal é começar a lavagem do enxoval a partir do sétimo mês de gravidez, ou a partir da 30ª semana de gestação. Itens lavados com muita antecedência acumulam poeira, e deixar para a última hora pode pegar as mamães desprevenidas caso o bebê nasça antes do previsto.

Macacões
Existem diversos modelos e você pode comprar vários. Ao sair da maternidade, é ideal que o bebê tenha cerca de 4 macacões esperando por ele no tamanho PP ou RN (recém nascido). De 1 a 3 meses, o tamanho do bebê já vai ter aumentado. Então, você pode adquirir mais 6 macacõezinhos no tamanho P.

- Não utilizar métodos invasivos nem métodos farmacológicos para alívio da dor durante o trabalho de parto e parto e sim métodos como massagem e técnicas de relaxamento.

Quantas fraldas são necessárias para levar para a maternidade? A quantidade recomendada é em torno de seis a oito fraldas descartáveis por dia de internação, que geralmente varia de dois a três dias.

Embora isso seja algo mais pessoal, uma boa quantidade são três peças: uma que vai estar no seu corpo, uma que vai estar na lavanderia para lavar ou esperando secar e outra na gaveta. Com três sutiãs de amamentação você consegue se virar bem nesses primeiros meses de vida do bebê.

Camisola ou pijama: dê preferência àqueles pijamas ou camisolas com abertura na frente para facilitar a exposição da mama durante a amamentação e lembre-se que você receberá visitas e talvez seja melhor e mais confortável utilizar calça ou bermuda ao invés de camisola. Leve no mínimo três opções.

Informações do Produto. Baby Doll de amamentação rendado com click, confeccionado com tecido macio e confortável, ideal para a gestante usar já na maternidade e após o parto.

Doença infecciosa aguda também conhecida como “mal de sete dias”, grave, não contagiosa, que acomete o recém nascido nos primeiros 28 dias de vida, tendo como manifestação clínica inicial a dificuldade de sucção, irritabilidade e choro constante.

Para o primeiro dia na maternidade, o amarelo é a cor favorita das mamães brasileiras. Segundo a tradição, usar uma roupinha amarela no bebê neste momento traz sorte e prosperidade.

Em geral, são agendadas entre 3 e 6 horas para esse tipo de ensaio. Com esse tempo o bebê pode mamar, trocar as fraldas e voltar a dormir com mais calma.