O que vestir no Recém-nascido na maternidade?

Perguntado por: aaparicio . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 11 votos

Roupinhas de algodão, de cores claras e larguinhas são as melhores opções. Muitos pais e mães costumam deixar os pequenos só de fralda. No caso do recém-nascido, no entanto, essa prática não é recomendada. “Eles perdem calor com muita facilidade e podem passar frio ou até sofrer uma hipotermia”, alerta Nathália.

Deve priveligiar-se a roupa de algodão, lã ou linho, proporcionando a sensação de conforto ao pequeno ser humano que acabou de nascer, já que a sua a pele é muito sensível.

1 sacola para colocar as roupas sujas do bebê. 1 travesseiro de amamentação (vai ajudar muito na posição). 1 trocador fino de tecido (vai ajudar muito nas trocas de fraldas e evitar surpresas). 1 bebê conforto (não saia da maternidade sem esse item de segurança).

O bebê recém-nascido costuma usar bastante fraldas, então a fralda ideal deve ter qualidade e manter a pele hidratada e sequinha.

amarela

“Há quem acredite que a primeira roupa do bebê deve ser amarela. A explicação é simples: o amarelo traz sorte e prosperidade ao recém-nascido”. O vermelho é bastante usado para a saída da maternidade, pois simboliza proteção e traz saúde e felicidade ao recém-nascido.

4 trocas de roupa para o bebê com:
1 macacão, 1 body, 1 calça ou mijão, 1 meia, 1 fralda (organizados por dia dentro de um saquinho) 2 mantas se for verão ou, se for no inverno, 1 manta e 1 cobertor. Luvinhas e touca se estiver frio.

O body pode ser usado por baixo do macacão. Isso ajuda a mater o recém-nascido aquecido. Além disso, o ideal é que o body seja 100% algodão, para que este tecido fique em contato com a pele do bebê. O algodão é hipoalergênico e ideal para a pele delicada do bebê.

A mala da maternidade é um item indispensável e quanto antes ela for preparada melhor para a mamãe. É recomendável que tudo esteja pronto até a 32º semana de gestação, pois é um período em que há mais disposição da mamãe para montar tudo e também uma fase em que já é possível que o bebê nasça.

Normalmente o quarto da maternidade permite que ele fique por lá, se for apartamento, então é fundamental levar toalhas e uma troca de roupas para quem ficar de acompanhante.

O branco sugere pureza, leveza e paz e, por ser uma cor leve e neutra, não pode faltar na mala de maternidade. O vermelho é bastante usado para a saída da maternidade pois simboliza proteção e boas energias. Azul é associado a paz e tranquilidade e é mais usado para as saídas dos meninos.

4 toalhas de boca – são multiuso e auxiliam em diversas atividades diárias, como na amamentação, por exemplo. 2 toalhas de banho – opte por modelos bem suaves, como a toalha fralda, para não irritar a pele sensível do bebê. 1 roupa para a alta – separe um macacão e manta para a saída da maternidade.

6 deles é o ideal para quem vai ficar entre 3 a 4 dias na maternidade. Mas você pode levar mais, caso sinta necessidade.

Além das fraldas descartáveis, leve também 3 ou 4 fraldas de pano, mais conhecidos como babões, que são sempre muito úteis. Você vai poder usá-los para colocar nos ombros seus e das visitas, evitando o contato do recém nascido com sujeiras e prevenindo de possíveis regurgitos, além de forrar o trocador e muito mais!

Ah, e é fundamental que os pais e mães carreguem ao menos dois cueiros consigo, além do que o bebê já está usando. Isto é, leve três panos em cada saída com a criança. Esse número pode aumentar caso o bebê esteja doente ou o clima esteja instável. Agora você sabe quantas peças comprar e fica sempre preparada.

No entanto, a quantidade de fraldas depende da capacidade de absorção da fralda e se o bebê faz muito ou pouco xixi.
...
Quantidade de fraldas por mês.

Idade do bebêQuantidade de fraldas por mês
Recém-nascido até 2 meses220 fraldas por mês
3 a 8 meses180 fraldas por mês
9 a 24 meses150 fraldas por mês

O kit enxoval contém itens essenciais para os primeiros meses do bebê, como banheira, toalha de banho, fraldas, mamadeira, cueiro, manta, mosquiteiro, meias, entre outros. Vale reforçar que todas as gestantes contempladas são moradoras do município e acompanhadas pela Cras.

O ideal é começar a lavagem do enxoval a partir do sétimo mês de gravidez, ou a partir da 30ª semana de gestação. Itens lavados com muita antecedência acumulam poeira, e deixar para a última hora pode pegar as mamães desprevenidas caso o bebê nasça antes do previsto.

Assim que tiver lavado, seco e passado algo, leve para esse lugar e já coloque nos saquinhos e deixe pronto para guardar. Quanto antes você proteger a peça limpa de poeira, melhor. Eu usei a cômoda/ trocador como o minha “estação de trabalho”. Foi perfeita, pois depois tudo já estava à mão para ser guardado.