O que ver na Morfologica 1 trimestre?

Perguntado por: igonzaga . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 5 votos

Com essa análise, o profissional consegue identificar casos suspeitos de Síndrome de Down, além de verificar a frequência cardíaca fetal, dopplervelocimetria de ducto venoso, avaliação do fluxo da valva tricúspide e a presença de osso nasal.

Anomalias fetais que podem ser detectadas na ultrassonografia morfológica

  • Síndrome de Down;
  • Anencefalia;
  • Hidrocefalia;
  • Hérnia Diafragmática;
  • Espinha Bífida;
  • Alterações nos órgãos.

Sendo assim, apenas com 13 semanas é possível identificar a posição do tubérculo genital, estrutura que dará origem ao pênis nos meninos e ao clitóris nas meninas.

O morfológico não é um exame obrigatório, muito menos emergencial, mas é extremante aconselhável, pois permite descobrir alterações anatômicas, estabelecer plano diagnóstico e terapêutico. Quanto mais cedo for possível tratar certos problemas, melhor.

Quantos morfológicos faz na gravidez? Idealmente o ultrassom morfológico deve ser feito nos três trimestres de gestação. Não sendo possível, o indicado é fazer no mínimo duas vezes. Isso pode mudar, no entanto, conforme indicação do médico obstetra.

Qual é o valor de uma Ultrassom Morfológico? O Ultrassom Morfológico é um exame um pouco mais caro que o ultrassom normal, mas que vale cada centavo de investimento. O valor do exame varia muito de lugar para lugar, tendo uma média de 150 a 500 reais.

Suas principais causas são os transtornos congênitos e perinatais, muitas vezes associados a agentes infecciosos deletérios à organogênese fetal, tais como os vírus da rubéola, da imunodeficiência humana (HIV), o vírus Zika, o citomegalovírus; o Treponema pallidum e o Toxoplasma gondii.

Por exemplo: a quantidade de líquido amniótico, a posição do bebê, o tempo de gestação e até as condições do próprio aparelho ultrassom.

Qual a finalidade das ultrassonografias morfológicas? As ultrassonografias morfológicas são instrumentos diagnósticos para avaliar a adequada formação do bebê, a fim de possibilitar o diagnóstico e aconselhamento precoces durante a gravidez.

Como você já sabe, cada gravidez é um mundo, por isso não existe uma regra sobre quando exatamente você vai começar a sentir o seu bebê mexer, mas dificilmente isso acontecerá com três meses de gravidez, normalmente as mães começam a notar entre as semanas 18 e 20.

A gravidez de uma menina dá mais enjoo que a de um menino
Segundo pesquisa realizada pela revista New Science, mulheres grávidas de meninas tendem a ter maior probabilidade de sofrer enjoos fortes ou com maior frequência no começo da gravidez.

As mamães que já passaram por uma gravidez geralmente percebem os movimentos mais cedo. É comum que por volta da 16ª semana a maioria já sinta o bebê. Vale lembrar, porém, que a sensação varia de mulher para mulher. Especialmente quem tem mais gordura abdominal pode demorar mais tempo para sentir o feto mexer.

No primeiro, tem índice de acerto de cerca de 70%. No segundo, quando o feto já está bem desenvolvido, com os contornos mais definidos, a confiabilidade chega a 90%, conforme o Colégio Brasileiro de Radiologia.

“Precisa ficar claro que o morfológico só serve como alerta de risco, mas não como confirmação. Por isso, não se pode acusar um erro no exame quando outros subsequentes não confirmarem o achado inicial”, ressalta Denise. E ela brinca: “Se há erro, é o de assustar a grávida”.

Para que serve o exame da translucência nucal? O exame tem como objetivo avaliar o acúmulo de líquido sob a pele na região atrás do pescoço do feto. Com essa medição, é possível suspeitar de algumas condições como Síndrome de Down, Síndrome de Patau, Síndrome de Edwards, entre outras.

ULTRASSOM OBSTÉTRICO MORFOLÓGICO:
Ele é um dos mais importantes, por conseguir verificar a formação dos órgãos e estruturas do bebê. Com o ultrassom obstétrico morfológico é possível detectar malformações.