O que vence primeiro sai primeiro?

Perguntado por: iribeiro . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.4 / 5 9 votos

O método “Primeiro que Vence, Primeiro que Sai” (PVPS) tem uma especificidade importante em sua execução. A data de entrada de um produto é desconsiderada em função do prazo de validade. Isso quer dizer que produtos com menor vida útil devem ser expostos nas prateleiras ou enviados ao ponto de venda antes dos demais.

Assim, antes de tirar do papel, você precisa trajar a melhor estratégia para sua empresa. Aqui vamos falar da PVPS (primeiro a vencer, primeiro a sair) e da PEPS (primeiro a entrar, primeiro a sair).

A sigla PEPs se refere a uma expressão que ajuda na gestão de estoque cotidiana: “Primeiro que Entra, Primeiro que Sai”. Esse método de controle é aplicável quando se trabalha com produtos perecíveis.

Para calcular o CMV através do método PEPS, é preciso realizar três passos importantes:

  1. elaborar a contagem de estoque inicial e estoque atual;
  2. subtrair as quantidades que foram vendidas do estoque inicial, com a data mais antiga;
  3. multiplicar essa quantia pelo preço de custo.

Como funciona o PEPS? O modelo PEPS de controle de estoque funciona de maneira bem simples: tudo que chega primeiro deve ser vendido primeiro. Ou seja, compras mais recentes só são retiradas do depósito após as aquisições mais antigas terem seu destino resolvido.

A sigla LIFO significa “Last in, First Out”, ou seja, o último a entrar é o primeiro a sair. Trata-se de uma maneira de armazenar as mercadorias de uma empresa, sendo um sistema no qual os itens que entraram no estoque há mais tempo serão os primeiros a saírem.

O termo LIFO vem do inglês last in, first out. De acordo com o significado, a lógica desse modelo de movimentação em estoques determina que o último produto a entrar deve ser o primeiro a sair. Uma questão para o sucesso do sistema está relacionada à validade das mercadorias.

O que é LIFO
Para poder aplicá-lo, o produto não deve ter data de vencimento. Ou seja, mais resistência em relação ao tempo e com potencial para pico de vendas. É mais indicado para quem trabalha com produtos que sofrem os efeitos da moda, como roupas, smartphones e carros.

O que é a Curva ABC? A Curva ABC é um método de análise que envolve a categorização de itens com base em seu valor. É comumente utilizado no controle de estoque, embora tenha outras aplicações. Na prática, a Curva ABC ajuda as empresas a identificarem os produtos mais valiosos (em relação à demanda dos clientes).

Como saber quem é Pessoa Politicamente Exposta? O Portal da Transparência da CGU (Controladoria-Geral da União) mantém um cadastro atualizado dos agentes públicos que desempenham ou tenham desempenhado cargos, empregos ou funções públicas relevantes nos últimos 5 anos.

Uma das principais vantagens do método PEPS é que ele é simples e fácil de entender. Além disso, ele é adequado para empresas que têm produtos que têm prazo de validade, pois garante que os produtos mais antigos sejam vendidos primeiro, evitando perdas com produtos vencidos.

No Brasil, o UEPS é válido somente para o controle interno. Para as questões fiscais a empresa deve apresentar a diferença para tributação. Essa exigência é necessária porque a contabilidade diferencia o mercado em que os produtos são comprados pela empresa daquele em que ela vende as mercadorias.

A UEPS segue uma metodologia inversa ao PEPS: Último Entrar, Primeiro a Sair. O cálculo do custo do estoque parte então dos últimos itens que chegaram ao depósito. Ou seja, no cálculo, o valor dos primeiros produtos do depósito é enquadrado como se fosse dos primeiros itens vendidos.

FIFO é uma sigla para First in, first out ou Primeiro a entrar, primeiro a sair, na tradução para o português. Trata-se de uma estratégia que prioriza o envio dos produtos mais antigos dentro do estoque para o consumidor final.

PEPS, UEPS e Custo Médio Ponderado são métodos de contabilidade e gestão dos estoques nas empresas e os custos em vender suas mercadorias. Estes métodos permitem estabelecer, de maneiras diferentes, o custo das mercadorias vendidas, ou seja, o preço que a mercadoria foi comprada quando entrou no estoque.

Continuar lendo Quando usar sai ou sai?