O que vem primeiro pós ou mestrado?

Perguntado por: rtavares . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.4 / 5 13 votos

O que vem primeiro, pós, mestrado ou doutorado? Depois da graduação você pode escolher entre uma pós-graduação lato sensu ou um mestrado, que, como dissemos, é também uma pós-graduação, mas do tipo stricto sensu. Apenas depois de concluir o mestrado é que você pode seguir para o doutorado.

A pós-graduação lato sensu ou especialização tende a ser mais generalista e abrangente, já o mestrado profissional ou pós-graduação stricto sensu é focado em alguma área da profissão, oferecendo um aprofundamento maior naquele campo.

Para ingressar em um mestrado são exigidos algumas qualificações, mas ter feito uma pós-graduação não é um requisito, afinal, o mestrado já é uma modalidade de pós-graduação. Posso fazer mestrado em qualquer área? Nada impede que você faça seu mestrado em uma área diferente da sua graduação.

Tipos de graduação

  1. Bacharelado. Os cursos de bacharelado são os mais tradicionais e abrangentes das modalidades de graduação e prepara o aluno para atura em diversas área da profissão. ...
  2. Licenciatura. ...
  3. Tecnólogos. ...
  4. Sequenciais.

Depois da graduação você pode escolher entre uma pós-graduação lato sensu ou um mestrado, que, como dissemos, é também uma pós-graduação, mas do tipo stricto sensu. Apenas depois de concluir o mestrado é que você pode seguir para o doutorado.

Por se tratar de uma pós-graduação, o pré requisito para poder entrar em um mestrado é ter concluído uma graduação. O requisito mais conhecido é a necessidade de um diploma de bacharel. Entretanto, o que nem todos sabem é que profissionais que cursaram tecnólogo ou licenciatura também podem fazer mestrado.

Usualmente, para os cursos de doutorado, também é necessário ter concluído um mestrado antes. Durante o curso (não é necessário para o ingresso), o estudante terá que comprovar a proficiência em uma língua estrangeira (normalmente o Inglês), no caso do mestrado, e em duas línguas estrangeiras, no caso do doutorado.

O mestrado é um curso de pós-graduação stricto sensu (“sentido restrito”), isto é, concede um diploma ao final das aulas e o título de mestre para aqueles que concluem os anos de estudo. Para isso, se faz necessário dedicar alguns anos para se aprofundar em uma área do conhecimento de sua escolha.

Além de se tornar um especialista em determinada área, o mestrado dá a possibilidade do estudante imergir em sua linha de pesquisa, possibilitando novas conquistas para o campo científico.

2 anos

Quanto tempo dura um curso de mestrado? Em média um curso de mestrado dura 2 anos (18 a 24 meses).

dois anos

Geralmente, os cursos de mestrado têm duração de dois anos (após a obtenção de um bacharelado). Todos os programas de mestrado envolvem cursos e exames e, dependendo da área, um estágio ou outra experiência aplicada – por exemplo, é requerida prática de campo quando se faz um mestrado em psicologia.

Em relação à idade, a maior parte dos mestres tem de 30 a 34 anos, enquanto os doutores têm de 35 a 39 anos.

É possível fazer mestrado em 1 ano? Não é usual concluir um mestrado em um ano, e é importante se certificar de que a programação de estudos é realista para que a experiência não se torne estressante e desgastante. É aconselhável que o aluno tenha noção de que o processo deve durar entre 1,5 e 2 anos.

Vamos direto e reto: sim, é possível fazer especialização e mestrado ao mesmo tempo! Não há nenhuma regulamentação que impeça isso.

O PhD ou doutorado é o mais alto grau acadêmico possível, já que o pós-doutorado se trata de uma continuação ou complementação da pesquisa realizada no doutorado.

Por se tratar de um curso relativo ao universo do Ensino Superior, antes do Bacharelado vêm o Ensino Médio.