O que vem primeiro o reboco ou contrapiso?

Perguntado por: aourique . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.5 / 5 7 votos

Antes de ser colocado o piso de cerâmica, é feito um segundo contrapiso, num material semelhante ao reboco, que corrige as irregularidades e determina tanto a eventual inclinação do piso (o popular caimento) quanto o desnível que separa os cômodos ou ambientes.

Logo em seguida a argamassa deve ser desempenada, criando uma superfície lisa, mas com aderência para a argamassa de instalação de pisos. Verifique por último se foi feito o caimento para os ralos ou fora da casa.

No caso de paredes, existem três camadas de acabamento que seguem a seguinte ordem: chapisco, emboço e reboco.

O gesso é utilizado tanto nas paredes como no teto. Uma das preferências pelo gesso para acabamento final é porque ele é fácil de ser aplicado, não tem um custo muito alto e ainda é facilmente reparado caso sofra algum dano.

Siga abaixo as principais dicas e tenha o acabamento ideal para que sua casa fique do jeito que sonhou.

  1. 1 – Comece com a colocação de pisos, azulejos, soleiras e peitoris. ...
  2. 2 – Rejunte. ...
  3. 3 – Bancadas, gesso e esquadrias. ...
  4. 4 – Preparação das paredes e Pintura. ...
  5. 5 – Metais e louças.

Pode ocorrer por problema de umidade na parede, o que é comum nas externas, e também quando se utilizou saibro na composição da argamassa do reboco.

Esse sistema é formado por três etapas: a primeira, é a do chapisco, que garante aderência à superfície; a segunda, do emboço, regulariza a parede; e a terceira e última etapa corresponde ao reboco, que proporciona uma parede plana e lisa para aplicação de pintura.

Tempo de Cura do Reboco
Depois de feito o emboço, deve-se esperar, no mínimo, 7 dias ou até mais e, após a aplicação do reboco, o seu tempo de cura é de 28 dias para execução do acabamento decorativo.

O contrapiso é uma camada intermediária de argamassa entre a estrutura de uma construção e o revestimento do piso. Composto de água, cimento e areia, seu traço é de, geralmente, uma medida de cimento para quatro de areia (1:4).

Por isso, é possível fazer a regularização do contrapiso e instalar o piso laminado ou piso vinílico no mesmo dia. Outra vantagem é que essa argamassa pode ser aplicada diretamente sobre a cerâmica, sem a necessidade da utilização de primer.

Após o assentamento, é necessária uma janela de tempo de no mínimo 72 horas para que se possa andar sobre o piso ou aplicar o rejunte. Caso esse tempo de secagem não seja respeitado, o trabalho pode ser estragado, fazendo com que as peças se soltem ou trinquem.

Tal serviço deve ser feito entre 45 e 60 minutos após a aplicação do reboco, que é o tempo necessário para que a parede absorva a água e você consiga sarrafear a massa em um ponto mais consistente.

Deve-se esperar o período de 14 dias para a cura do contrapiso, somente após esse tempo o revestimento poderá ser instalado.

Para descobrir quantidade de sacos de cimento que serão utilizados a conta é: cada saco (50kg), correspondente a aproximadamente 38 litros, vamos dividir 300l por 38litros/saco = 7,9 sacos. Isso significa que para cobrir 80m² de parede, serão necessários 8 sacos de cimento. De forma parecida será o cálculo da areia.

A massa corrida pode sujar outras partes da obra durante a sua lixação, portanto, é conveniente executá-la antes de se instalar as tomadas, pisos e mobílias. A pintura vem depois do reboco ou da massa corrida.

O espaçador é uma peça de plástico, em forma de cruz, cuja finalidade é auxiliar na instalação de revestimentos. Além de facilitar o trabalho, o espaçador cruzeta garante um acabamento mais refinado, já que os espaços entre as cerâmicas ficam idênticos.

Pisos bem assentados e com rejunte em tamanho padrão propiciam esse melhor acabamento e, para essa tarefa, os espaçadores para piso são essenciais, pois alinham as peças de porcelanato durante a instalação, fazendo com que elas fiquem niveladas e ajustadas de maneira milimetricamente calculada.

Confira, então, quais são as principais etapas de uma obra e comece a se organizar para a sua construção!

  • Escolha do terreno. Quanto você realmente tem para investir? ...
  • Planejamento. ...
  • Fundação. ...
  • Alvenaria. ...
  • Estrutura. ...
  • Instalação elétrica e hidráulica. ...
  • Cobertura. ...
  • Acabamento.