O que vem primeiro infecção ou inflamação?

Perguntado por: ltorres . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.6 / 5 6 votos

Muitos processos infecciosos ocorrem quando o sistema imune encontra-se fragilizado, facilitando a entrada e a multiplicação do agente. Por isso, é comum um processo inflamatório evoluir para infecção.

Os sintomas de inflamação aguda duram alguns dias. A inflamação subaguda dura de 2 a 6 semanas. Os sinais de inflamação aguda podem aparecer em horas ou dias, dependendo da causa. Em alguns casos, eles podem se tornar graves rapidamente.

Infecções são sérias e precisam ser tratadas e o tratamento mais comum é com o uso de antibióticos, nas infecções por bactérias, mas vai depender de qual é a causa da infecção. E a inflamação? As inflamações são quadros causados por batidas, cortes ou pelo próprio organismo, como mecanismo de defesa.

São eles: edema, calor, rubor, dor e perda da função.

Inflamação aguda
Inicia-se logo após o estímulo e cessa após a remoção do estímulo que a desencadeou. Micro-organismos, alérgenos, toxinas, queimaduras são exemplos de estímulos que desencadeiam esse tipo de inflamação. Citocinas e quimiocinas promovem a migração de neutrófilos e macrófagos para o sítio de inflamação.

Abaixo, listei 7 alimentos que combatem inflamação:

  • Frutas vermelhas. As frutas vermelhas, como morango, amora e framboesa, são ricas em antioxidantes denominados antocianinas. ...
  • Abóbora. ...
  • Azeite de oliva extravirgem. ...
  • Abacate. ...
  • Cúrcuma. ...
  • Folhas verdes. ...
  • Chocolate meio amargo.

A primeira dica é comer alimentos anti-inflamatórios com boas gorduras, como azeite extra virgem, salmão, abacate, carnes orgânicas, frutos do mar e oleaginosas. Fique atento a dietas que não fundamentadas na ciência. Além disso, é necessário praticar exercícios aeróbicos e gerenciar o seu peso.

A inflamação é uma reação natural do organismo para combater um quadro de infecção ou lesão de um tecido. No processo inflamatório, ocorre dilatação dos vasos, aumento do fluxo sanguíneo e de outros fluidos corporais para o local lesionado, podendo causar vermelhidão, dor, inchaço, dentre outros sintomas.

Febre próxima de 38°C, diarreias, vômitos e manchas pelo corpo estão entre os principais.

Sintomas de inflamação
Existem cinco sinais, ou sintomas, que podem indicar uma inflamação aguda: vermelhidão, calor, inchaço, dor e sentir dificuldade em mover a zona afetada do seu corpo com normalidade.

Proteína C-Reativa (PCR)
A PCR é uma proteína produzida no fígado, que aumenta, ou diminui, sua concentração com um quadro de inflamação ou trauma. Dessa forma, o exame é útil no diagnóstico e monitoramento de condições inflamatórias crônicas, como doença inflamatória intestinal, artrite e doenças autoimunes.

Entre substâncias que causam a dilatação dos vasos, estão as que estimulam diretamente os terminais nervosos causando dor e outros que os deixam muito sensível a qualquer estimulo, antes totalmente inofensivo. O processo inflamatório torna a região afetada, bastante dolorido.

A inflamação crônica é um processo mais lento, mas mais insidioso do que a inflamação aguda, e tem sido associada a uma série de condições graves, incluindo doenças cardíacas, AVC, diabetes tipo 2, câncer, Alzheimer e artrite.

Os mais comuns são: febre alta ou hipotermia, calafrios, baixa produção de urina, respiração acelerada dificuldade para respirar, ritmo cardíaco acelerado, agitação e confusão mental.