O que vem primeiro a leitura ou a escrita?

Perguntado por: aperes4 . Última atualização: 4 de maio de 2023
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O que devemos ensinar primeiro? Devemos começar pelo ensino da leitura, por ser menos complexo do que a escrita, mas também porque a habilidade da escrita pressupõe habilidades de leitura.

No logográfico, o primeiro estágio, a criança trata a palavra escrita como um desenho; no segundo, o alfabético, ela aprende a decodificação grafo-fonêmica e, no último, o ortográfico, aprende a leitura visual das palavras. Saiba mais sobre cada um dos 3 estágios de escrita.

Confira 8 dicas para ensinar a criançada a ler

  1. Ensine a diferença entre letras, desenhos e símbolos. ...
  2. Mostre quais são as vogais. ...
  3. Apresente o alfabeto. ...
  4. Mostre a ordem da leitura. ...
  5. Incentive a leitura em todo lugar. ...
  6. Estimule dentro de casa. ...
  7. Dê o exemplo. ...
  8. Use gibis, livrinhos e jogos para ajudar.

São quatro as etapas do processo de leitura: decodificação, compreensão, interpretação e retenção. O processo é seqüencial: cada etapa completa-se a partir da anterior.

Os registros mais antigos de escribas são do Egito e datam de aproximadamente 3 mil anos antes de Cristo. Aqui vemos um grande avanço na história da leitura: ela não era mais usada apenas para questões comerciais ou legais, mas também para comunicação e registro da história.

Provavelmente, você que é mãe ou pai aprendeu a ler assim: primeiro as vogais, depois as consoantes. Juntavam-se as letras para formar as sílabas, e as sílabas para chegar à palavra. “B” com “o”, Bó; “l” com “a”, lá: fica “bo-la”.

Isso porque o processo de aprendizagem e alfabetização começa bem antes da sua entrada na escola. Ele começa desde o nascimento, quando a criança, ainda bebê, tem contato com os primeiros livros e observa as pessoas ao seu redor lendo.

pré-silábica: não consegue relacionar as letras com os sons da língua falada; silábica: interpreta a letra a sua maneira, atribuindo valor de sílaba a cada uma; silábico-alfabética: mistura a lógica da fase anterior com a identificação de algumas sílabas; alfabética: domina, enfim, o valor das letras e sílabas.

Geralmente, se uma criança começa a ler, sem receber lições, antes dos cinco anos, isto é considerado leitura precoce e pode significar hiperlexia. Nem todas as crianças hiperléxicas têm igual capacidade de ler, algumas lêem aos dois anos outras só aos quatro.

São elas:

  • PRÉ-SILÁBICO. Neste primeiro nível, a criança começa perceber que a escrita representa aquilo que é falado. ...
  • SILÁBICO. Nesse nível a criança começa a perceber a correspondência entre as letras daquilo que é falado. ...
  • SILÁBICO-ALFABÉTICO. ...
  • ALFABÉTICO.

Na alfabetização, a letra de fôrma é ensinada primeiro do que a cursiva! É importante entender porque a criança aprende primeiramente a letrinha de fôrma e não a cursiva e não simplesmente ensinar só porque a maioria faz assim e dá certo!

Antes de ensinar as sílabas, é preciso que a criança conheça e aprenda o alfabeto, pois é a partir dele que a junção das palavras e fonemas começa a tomar forma e sentido. Comece, então, pelas vogais: a – e – i – o – u, que são a base do alfabeto, pois na nossa língua, não existem sílabas sem vogais.

A criança em seu processo de alfabetização passa basicamente por três grandes níveis: o pré-silábico, o silábico e o alfabético. Dentro destes níveis principais de leitura e escrita encontramos uma série de por menores que ajudam a identificar em que fase o aluno se encontra.

Os quatro níveis de leitura são:

  • Leitura elementar;
  • Leitura inspecional;
  • Leitura analítica;
  • Leitura sintópica.

Leitura inicial ou decodificação
Essa etapa acontece na Pré-Escola, é onde a criança aprende a relação entre os sons e as letras impressas, entre as palavras escritas e faladas. Assim, ela já consegue ler textos simples.

A leitura e a escrita são práticas que se relacionam e complementam a formação de um leitor competente, o objetivo maior da escola, pois a leitura e a escrita são os maiores instrumentos para a construção do conhecimento.

O primeiro livro do mundo que se tem registro são trechos de poemas sobre um rei da Mesopotâmia. Esse livro foi escrito em cerâmica e pedra, como era o costume na época. Já o primeiro livro impresso só foi possível graças a Gutenberg, um inventor alemão do século XV.