O que vem primeiro a flor ou o fruto?

Perguntado por: aneves . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 5 votos

Os frutos são formados a partir do desenvolvimento do ovário das flores após o processo de fecundação.

O fruto origina-se a partir da polinização e/ou fecundação do óvulo da flor, onde surgem estímulos hormonais que induzem ao desenvolvimento do ovário ou outra parte da flor, como o receptáculo floral, que se desenvolverão e originarão os frutos.

O estigma é a porção que recebe o grão de pólen e através do estilete liga-se ao ovário. Já o ovário é a parte que vai se transformar em fruto. O fruto é resultado do desenvolvimento do ovário, enquanto a semente representa o desenvolvimento do óvulo depois da fecundação.

Então, é errado chamar morango de fruta? Sim e não. Popularmente falando está correto, porque se convencionou chamar de fruta partes comestíveis e geralmente doces das plantas.

O ovário amadurecido da flor, geralmente após a fecundação, dá origem ao fruto.

Análises detalhadas de mais de mil fósseis de vegetais sugerem que a Montsechia vidalii, uma espécie de água doce identificada há mais de 100 anos na Espanha, seja a mais antiga planta com flor do mundo, arrebatando o título das mãos de outra planta antiga, a Archaefructus sinensis, descoberta a partir de fósseis de ...

Ela dá origem, após a fertilização e por transformação de algumas das suas partes, a um fruto que contém as sementes. O grupo das angiospermas, com mais de 250 mil espécies, é uma linhagem com sucesso evolutivo, comportando a maior parte da flora terrestre existente, sendo dominante desta deste do final do Cretáceo.

A maior parte das flores possui órgãos femininos e masculinos. O processo de reprodução começa quando uma flor libera no ar um pó, formado por diminutos grãos que contêm o material genético da planta: é o pólen. Essas partículas de pólen têm a missão de chegar até outras flores de mesma espécie, para fecundá-las.

O fruto é o ovário amadurecido da flor. O termo fruta é popularmente designado às partes comestíveis, que se originam da flor, mas nem sempre se desenvolvem a partir do ovário. Na Botânica, é bastante comum falar em frutos, afinal, eles têm papel fundamental na reprodução das angiospermas.

A flor é uma estrutura exclusiva das angiospermas.
Elas podem ser definidas como ramos altamente modificados que apresentam como função garantir a reprodução do vegetal. Além de produzir os gametas, as flores têm estruturas que garantem a atração de polinizadores.

O fruto passa por quatro fases de desenvolvimento, a saber: crescimento, maturação, amadurecimento e senescência. O crescimento é marcado por um período de rápida divisão ou alongamento celular. A maturação é caracterizada por mudanças físicas e químicas que afetam a qualidade sensorial do fruto.

ovário

Frutos são estruturas desenvolvidas a partir do ovário da flor, estão presentes somente nas angiospermas. Aqueles que se desenvolvem do ovário não fecundado são classificados como partenocárpicos, tendo a banana como um exemplo típico.

O fruto da roseira possui geralmente forma arredondada e cor vermelha e surge abaixo das pétalas (coloridas) e das sépalas (verdes) da rosa. Tem maior destaque na época do outono, ou logo após a floração e queda das pétalas.

Em termos botânicos, o fruto é o órgão que procede a flor, formado pela maturação de um ou mais ovários, geralmente após a fecundação. Outras partes da flor além do ovário, como o cálice, o hipanto ou receptáculo floral, muitas vezes também participam da formação do fruto.