O que vem primeiro !?

Perguntado por: lsiqueira . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.9 / 5 4 votos

Quando a ideia é fazer uma pergunta em um tom exclamativo, usa-se na seguinte ordem: ?!, todavia, quando se pretende apenas dar uma ênfase, geralmente fazendo uma pergunta retórica, usa-se !?.

Quando a frase é interrogativa e ao mesmo tempo expressa admiração, usa-se na escrita o ponto de interrogação seguido do de exclamação e não, o inverso. Assim, temos "Ué, você por aqui?!". Isto porque a primeira noção que se passa é a de interrogação e em seguida a de admiração ou espanto.

Aonde ou onde são termos gramaticalmente corretos e, embora os dois sirvam para indicar lugar, cada um deles tem uma aplicação adequada. Enquanto onde indica permanência, aonde dá a ideia de movimento, e essa é a principal diferença entre as duas palavras.

Tem está na 3ª pessoa do singular: ele tem. Têm está na 3ª pessoa do plural: eles têm.

Pode e pôde são formas conjugadas do verbo poder em diferentes tempos verbais. Pode está conjugado no presente: Agora ele pode sair. Pôde está conjugado no passado: Ontem ele pôde sair.

Em geral, não devemos utilizar a vírgula após o ponto de exclamação. Contudo, quando esse sinal de pontuação tiver valor expressivo, para indicar a entonação de uma expressão, é possível o uso da vírgula.

O ponto final é um dos sinais de pontuação da língua portuguesa, e ele é utilizado em frases declarativas, onde o emissor apenas constata um fato, afirmando determinada coisa.

Exemplo 1: Que bela noite de lua! Exemplo 2: José, você é lindo! Exemplo 3: O bolo está uma delícia! Exemplo 4: Que rodovia horrorosa!

São exemplos de números ordinais: primeiro (1.º), segundo (2.º), terceiro (3.º), décimo primeiro (11.º), vigésimo (20.º), trigésimo (30.º), quadragésimo (40.º), quinquagésimo (50.º), septuagésimo (70.º) e octogésimo quarto (84.º).

Assim, qualquer entrada que comece por número aparece antes das que começam pela letra A. cardinal de mesmo valor. Quando o ordinal é indicado por ponto após o algarismo, segue-se ao seu correspondente cardinal e precede o ordinal de mesmo valor.

Ordem e classes do sistema de numeração decimal

Classe dos MilharesClasse das Unidades Simples
1
Ordem5ª OrdemOrdem
Centenas de MilharDezenas de MilharCentenas
100.00010.000100

Quando conhecemos o primeiro termo da sequência e, para encontrar o segundo, somamos o primeiro a um valor r e, para encontrar o terceiro termo, somamos o segundo a esse mesmo valor r, e assim sucessivamente, a sequência é classificada como uma progressão aritmética.

Os símbolos matemáticos utilizados para representar um número no sistema decimal são chamados de algarismos: 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, que são utilizados para contar unidades, dezenas e centenas.

Esta é fácil: use "a" para tempo futuro e "há" para tempo passado.

Porém, quando o verbo “fazer” indica tempo decorrido ou temperatura, ele se torna invariável ou impessoal. Isso quer dizer que ele deve ser usado sempre no singular. Desse modo, o correto é dizer ou escrever “Faz cinco dias que não como carboidrato”, e não “Fazem cinco dias que não como carboidrato”.

E a regrinha para lembrar seu uso é igual ao da palavra anterior: você só deve usar “aonde” para referenciar locais físicos. Mas atenção, diferente de “onde”, “aonde” só é usado com verbos que pedem a preposição “a”, ou então para verbos que indicam movimento.

“Por quê” deve ser usado no final das frases e tem o mesmo sentido de “por qual razão”. Já “porque” tem o mesmo valor de “pois” e é usado em respostas. Por fim, “porquê” é sinônimo de “motivo”, e sempre deve ser precedido de um artigo ou numeral. Ufa, são muitas regras, não é mesmo?

A sequência em quanto, escrita de forma separada, interroga ou averigua, principalmente, a quantidade e o preço de alguma coisa:

  1. Em quanto tempo?
  2. Em quantos dias?
  3. Ficou em quanto?

O verbo “ter” quando no sentido de “existir” é impessoal e ficará na 3ª pessoa do singular. Por esse motivo, é errado dizer: Tinham muitas coisas para fazer. O certo é: Tinha muitas pessoas no clube, Tinha possibilidades de você permanecer?