O que vem depois do terremoto?

Perguntado por: isalgado . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 14 votos

Os terremotos ou abalos sísmicos são provocados por movimentos na crosta terrestre, composta por enormes placas de rocha, chamadas de placas tectônicas. Além disso os tremores também podem ser resultantes de atividade vulcânica ou de deslocamentos de gases (principalmente metano) no interior da Terra.

Terremotos, na verdade, ocorrem em razão do encontro de placas tectônicas, que são blocos rochosos e descontínuos que formam a crosta terrestre, e que possuem mobilidade. Esse encontro provoca tremores e, em alguns casos, em virtude da agitação intensa de águas oceânicas, os tsunamis.

Os terremotos também são chamados de abalos sísmicos ou tremores de terra. Um abalo sísmico acontece devido à dinâmica interna da Terra, liberando rapidamente grandes quantidades de energia e produzindo vibrações que se propagam por toda a Terra.

De acordo com especialistas, os terremotos acontecem o tempo todo no Brasil, porém, com magnitude muito baixa o que não permite à população sentí-los na superfície. O fenômeno pode até ser confundido com a passagem de um caminhão na rua.

Apesar de o Brasil se localizar bem no centro da Placa Sul-Americana, sendo que ela atinge até 200 quilômetros de espessura, terremotos causados por desgastes na placa tectônica, que, por sua vez, causam falhas geológicas, podem ocorrer no país.

Um tremor secundário de magnitude 6,7 ocorreu 11 minutos após o primeiro terremoto, mas o maior tremor, que mediu 7,5 de magnitude, ocorreu cerca de nove horas depois, de acordo com o USGS.

  • Terremoto de Ashgabaqt, União Soviética, em 1948: até 110 mil mortos.
  • Terremotos na Turquia na fronteira com a Síria, em 2023: ao menos 36 mil mortos.
  • Terremoto de Erzincan, Turquia, em 1939: 33 mil mortos.
  • Deslizamento de Khait, União Soviética, em 1949: 28 mil mortos.
  • Terremoto na Armênia, em 1988: mais de 25 mil mortos.

Não é possível fazer uma lista dos 5 maiores tsunamis da história sem citar o que ocorreu em 7 de dezembro de 2004 na Ásia, tido como um dos mais trágicos desastres naturais de todos os tempos, com quase 230 mil mortos em 14 países, sendo os principais atingidos a Indonésia, o Sri Lanka e a Índia.

É possível prever terremotos? Não. Cientistas não podem prever terremotos, apenas calcular a probabilidade de ocorrência de um tremor significativo em uma área específica dentro de um determinado número de anos.

Mas o que torna os terremotos tão raros por aqui é que os brasileiros estão praticamente no meio desta placa – bem longe das bordas, onde ocorrem as colisões. O choque entre duas placas tectônicas, portanto, não costuma gerar terremotos no Brasil.

O terremoto magnitude de 6.5 na escala Richter ocorrido na noite de terça-feira, no Acre, foi o maior já registrado na história do Brasil. O abalo sísmico no município de Tarauacá superou um tremor de terra acontecido em 31 de janeiro de 1955 na Serra do Tombador, em Mato Grosso, que teve magnitude de 6.2.

1 – Valdívia, Chile (1960)
Este é, até hoje, o terremoto mais forte já registrado. O tremor, de 9,5 graus de magnitude na Escala de Richter, atingiu principalmente Valdivia, cidade a 740 km ao sul da capital do Chile, no começo da década de 1960.

Veja aqui quais foram os maiores terremotos já registrados ao redor do mundo.

  • Terremoto do Chile, em 1960.
  • Terremoto do Alasca, em 1964.
  • Terremoto da Sumatra, em 2004.
  • Terremoto de Tohoku, em 2011.
  • Terremoto de Kamchatka, em 1952.

16 de fevereiro de 2023

QUAL HAVIA SIDO O ÚLTIMO TERREMOTO REGISTRADO NO BRASIL? Antes do tremor desta sexta (16), um abalo de 3 graus na escala Richter atingiu Rubim (MG) em 16 de fevereiro de 2023. Não houve feridos nem danos materiais.

Os maiores tremores de terra no Brasil aconteceram na Serra do Tombador (MT), em 1955; no Acre, em junho do ano passado; e no litoral de Vitória, em 1955. Esses tremores ultrapassaram os 6 pontos na escala Richter, embora existam diferenças na medição, a depender do instituto responsável pela medida.

Entre 1900 e 2020, o RSBR calcula que houve 2959 tremores de terra no Brasil. O mais forte neste período ocorreu em 1955, com magnitude de 6.8, na Serra do Tombador, em Mato Grosso. O único que resultou em morte aconteceu na comunidade de Caraíbas, na zona rural de Itacarambi, em Minas Gerais.

Depois disso tudo, você deve estar se perguntando: e o Brasil, por que não é afetado por terremotos? Na verdade, não ocorrem terremotos de grande intensidade, pelo fato do País estar localizado no centro de uma placa tectônica – a Sul-Americana –, e os maiores abalos ocorrerem nas bordas das placas.

Confira os 5 maiores terremotos registrados no Brasil:

  1. Terremoto de Porto dos Gaúchos. Magnitude: 6.6. ...
  2. Terremoto Acre/Amazonas. Magnitude: 6.1. ...
  3. Terremoto de São Paulo. Magnitude: 5.2. ...
  4. Terremoto de Pacajus. Magnitude: 5.2. ...
  5. Terremoto de João Câmara. Magnitude: 5.1.

As placas tectônicas se movimentam lenta e sucessivamente sobre uma camada de rocha parcialmente derretida, ocasionando um contínuo processo de pressão e deformação nas grandes massas de rocha. Quando duas placas se chocam ou se raspam, elas geram um acúmulo de pressão que provoca um movimento brusco.

Valdivia, Chile, 1960 – magnitude 9.5
O pior terremoto da história matou 1.655 pessoas e deixou mais de 3 mil feridos. As estimativas apontam que os danos tiveram um custo de US$ 550 milhões, com quase 2 milhões de pessoas desabrigadas.