O que vem depois do prato principal?

Perguntado por: amodesto . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.4 / 5 17 votos

Após ter sido servida a entrada, a empregada arruma a mesa, deixando-a limpa, para que passe a ser servido o prato principal e, por fim, a sobremesa.

os garfos ficam do lado esquerdo do prato, enquanto as facas ficam do lado direito (com o corte virado para a esquerda); as colheres para a sopa ficam do lado direito do prato também, mais à direita do que as facas; a ordem para os talheres deve seguir a ordem das comidas, sempre de fora para dentro.

Como vimos, a guarnição é aquele alimento que acompanha o prato principal, dando mais sabor ao preparo e deixando-o visualmente mais atrativo para o cliente.

Entrée: Etapa da refeição entre o hors d'oeuvre e o prato principal. Tudo preparado para a degustação e a digestão do alimento, é apresentado o “primeiro prato” ou entrée, que consiste de alimento um pouco mais leve que o do prato principal, que se lhe haverá de seguir.

Entradas. Essas são fáceis. É a primeira sessão de um menu e são as opções para “entrar” na refeição. Nessa parte estão incluídos o couvert, o antepasto e o aperitivo.

As duas primeiras partes (50% do prato) ficam destinadas para a salada (verduras e legumes). A terceira parte (25% do prato) fica reservada para o carboidrato. A parte que restou (25%) deve ser dividida entre proteína animal e vegetal.

A entrada é nada mais do que a refeição servida para abrir o apetite do cliente, deixando um gostinho de quero mais sem ofuscar o prato principal. É bastante comum que a entrada consista em alguma variação de salada ou um prato mais leve para não ocupar a barriga e deixar espaço pro próximo prato.

Para manter o nível de excelência no atendimento, a organização da cozinha e pedidos entregues no tempo é vale seguir essas dicas:

  1. 1 – Avalie todos os pedidos recebidos. ...
  2. 2 – Use um organizador ou um gestor de pedidos. ...
  3. 3 – Defina a ordem de preparo. ...
  4. 4 – Agrupe as demandas.

Sendo assim, confira agora o passo a passo para você fazer o seu próprio planejamento.

  1. Defina a quantidade de pessoas e observe as suas restrições alimentares. ...
  2. Avalie o seu tempo disponível para cozinhar. ...
  3. Escolha as refeições de cada dia. ...
  4. Elabore o cardápio da semana. ...
  5. Vá às compras. ...
  6. Estabeleça uma rotina.

Além disso, a entrada precisa harmonizar de forma sutil com o prato principal! “O ideal é evitar a ingestão de grandes quantidades para dar preferência ao prato principal, procurando servir pratos leves como saladas, sopas quentes ou frias dependendo da estação do ano”, explica o cheff.

Apesar de respostas que variam, podemos dizer que a guarnição é o alimento preparado especialmente para acompanhar o prato principal, com a função de equilibrar sabores, criar um contraste no paladar e também incrementar visualmente a montagem do prato.

Diferente de uma guarnição, por exemplo, os acompanhamentos do cardápio são pedidos adicionais que não compõem o prato principal e, portanto, são opcionais.

O acompanhamento, por outro lado, é servido com o intuito de complementar o prato, ou seja, quando o cliente faz o pedido de uma proteína e deseja complementar com porções de arroz, feijão ou massa. São servidas em recipientes extras e individuais, para que o cliente possa se servir da maneira que desejar.

É você quem estabelece os lugares de um jantar sentado. À sua direita deve ficar o convidado de maior importância ( parece frescura, mas é assim mesmo ) e à sua esquerda, o segundo mais importante. Idem para as mulheres, em relação ao dono de casa.

Aparelhos de jantar mais completos costumam contar com os seguintes itens:

  • Pratos rasos.
  • Pratos fundos (ou bowls).
  • Pratos para sobremesa.
  • Sopeira e travessas.
  • Taças.
  • Xícaras e pires.

As entradas são degustações leves, saborosas e que estão em harmonia com o que será servido no jantar. A principal função das entradas é estimular o apetite e facilitar a digestão do prato principal.

Salgadinhos, bruschettas, queijos, pastéis e até pão de alho podem ser ótimas dicas de aperitivos fáceis para servir antes de qualquer refeição.