O que vem depois do período menstrual?

Perguntado por: ribrahim . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.7 / 5 2 votos

Depois que a menstruação continua, a fase folicular se estende até o início da ovulação. Nesse período, a hipófise, uma glândula localizada na base do cérebro, começa a produzir o hormônio FSH, que leva o ovário a amadurecer seus óvulos.

No entanto, é possível que uma pessoa engravide se ela fizer sexo nos dias finais da menstruação ou imediatamente após o período menstrual. Isso ocorre porque a relação sexual se dá mais perto da ovulação e, assim, os espermatozóides conseguem sobreviver tempo suficiente para fecundar o óvulo.

3 dias depois da menstruação algumas mulheres já poderão estar dentro do seu período fértil. Nomeadamente mulheres com ciclos menstruais de 25 dias ovularão por volta do 11º dia de cada ciclo, pelo que no 6º dia poderão estar a entrar no período fértil.

O período fértil dura normalmente 6 dias. O período vai de cerca de 5 dias antes da ovulação até um dia depois da ovulação da mulher. Entretanto a maior chance de gravidez é de cerca de um a dois dias antes da ovulação até o dia da ovulação.

É possível confirmar a gestação com cerca de 5 dias de atraso menstrual. Além desses métodos, a ultrassonografia obstétrica de I trimestre também pode auxiliar no diagnóstico da gravidez. A avaliação transvaginal pode visualizar o saco gestacional no interior da cavidade uterina a partir da 5ª semana gestacional.

É importante lembrar que a partir da ovulação os gametas femininos permanecem viáveis por até 24h nas tubas uterinas, e os espermatozoides sobrevivem até 72h dentro do corpo da mulher. Portanto, a fecundação pode acontecer em até 3-4 dias depois da relação sexual.

Respondendo objetivamente, o coito interrompido não é o método mais eficaz para evitar uma gravidez não planejada. Segundo estudos, sua eficácia é de cerca de 78%, ou seja, aproximadamente 2 entre 10 mulheres poderão engravidar utilizando-o.

Porém, pensando em termos biológicos, a ovulação ocorre antes da menstruação. O período fértil acontece, em média, 15 dias antes de você menstruar, e como o óvulo não é fecundado, o corpo prossegue no ciclo preparando o descarte do óvulo e das paredes que o útero preparou para receber o embrião.

30 anos de idade

Do ponto de vista biológico, recomenda-se que a gestação ocorra entre 20 e 30 anos de idade, quando a fertilidade feminina está no ápice. Nesse período, além das células reprodutoras estarem propícias à fecundação, são menores os riscos da mulher desenvolver complicações na gestação.

Se você quiser responder a essa pergunta, considere vários elementos. Um deles, talvez o mais importante, é a data da sua última menstruação; a partir daí, você contará catorze dias: quatro dias antes e quatro dias depois dessa data, é o seu período mais fértil.

Depois da ovulação o muco cervical volta a ser espesso e seco. Aspectos do muco cervical durante o ciclo menstrual. No período fértil muitas mulheres podem achar que estão com corrimento vaginal pois o volume de muco produzido pelo colo do útero é grande.

Quando estamos muito excitadas, podemos notar um fluido transparente e sem cheiro, mesmo depois que o sexo termina. É normal ficar lambuzada mesmo! Esse corrimento aquoso é normal e saudável.

"O que importa de fato é a concentração de espermatozoides com mobilidade progressiva no esperma, não a força da gravidade." Os espermatozoides devem percorrer um caminho difícil de cerca de 20 centímetros até chegar ao final do trajeto pela trompa de Falópio.

O homem precisa parar a penetração logo antes de ejacular. Exige muita disciplina e controle de ambos parceiros envolvidos. Por esse motivo, o coito interrompido tem uma alta taxa de falha, ao redor de 30% (ou seja, em 1 ano, de cada 10 mulheres usando o método, aproximadamente 3 delas irão engravidar)!

Diferentemente das mulheres, que produzem óvulo só uma vez por mês e já tem uma quantidade limitada de ovulação, o homem é capaz de produzir esperma todos os dias. Dessa forma, o homem não possui intervalos de dias em que é mais fértil do que em outros, pois sua fertilidade não segue o relógio do ciclo menstrual.

Veja as probabilidades de engravidar de gêmeos, a seguir:

  1. Coito Programado – 10% de chance de gestação múltipla;
  2. Inseminação Artificial – também 10% de chance de gestação múltipla;
  3. Fertilização in Vitro – 20 a 25% de chance de resultar em gêmeos e 5% em trigêmeos.

Um casal pode ter filhos mesmo que ambos tenham Síndrome de Down, mas as chances são maiores de apresentarem alterações genéticas, sendo 80%, e se apenas um dos dois tiverem Down é 50% de chance que a criança tenha trissomia.

Depois que a menstruação termina, ocorre a produção de um muco pegajoso (tipo uma amoeba, sabe?). Ele é grosso com alguns gruminhos, semelhante a um leite talhado. De aparência branca ou amarelada, esse muco é uma secreção ácida que serve para proteger a área íntima de bactérias e fungos que possam causar doenças.

O corrimento branco leitoso pode ser natural ou significar infecção. Se não apresenta nenhum odor, pode indicar apenas lubrificação vaginal. Porém, acompanhado de coceira e grumos no corrimento, que deixam essa substância com aspecto a leite talhado, pode sugerir candidíase.