O que vem depois do mandado de levantamento?

Perguntado por: elima3 . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.9 / 5 3 votos

Depois do deferimento do Juiz, a guia do mandado de levantamento é expedida. Ato seguinte, o advogado responsável encaminha o mandado ao banco e o dinheiro sai da conta judicial e vai para conta do advogado, que transfere para conta do cliente.

Significa que foi confeccionado o documento que dá ao credor o direito de realizar o saque do valor depositado no banco.

Grato. Bom Dia Gustavo, não existe um prazo específico, deve-se aguardar e a secretária ou juízo da vara onde tramita esse processo certifique que ocorreu o bloqueio efetivo do valor, e posteriormente será depositado na conta da pessoa ou judicial, para que haja o efetivo cumprimento da execução.

Eletrônico – MLE
A funcionalidade de “Acompanhamento de MLE” permite acompanhar a situação de cada mandado adicionado. 1. Para ter acesso à funcionalidade, selecione o menu “Depósito Judicial > Conta Judicial > Acompanhamento de MLE”.

Isso pode levar alguns meses ou até mesmo anos, dependendo do caso. Uma vez que o trânsito em julgado seja declarado, o prazo para pagamento da sentença é de até 60 dias. Contudo, em virtude de eventuais dificuldades financeiras do devedor ou outros fatores, pode haver atrasos no pagamento.

Nos sites dos Tribunais de Justiça e Tribunais Regionais Federais é possível tirar essas dúvidas. Eles possuem listas gerais para ver “em que pé” está a situação. Assim pode ser feita a consulta de pagamentos de Precatórios, se houve antecipação ou se não houve nenhuma movimentação.

Artigo 525 do CPC - Estabelece que o mandado de pagamento deve ser cumprido no prazo de 15 (quinze) dias pelo devedor, sob pena de multa de 10% (dez por cento) sobre o valor da dívida.

É muito simples consultar precatórios, para buscar as informações por conta própria, basta acessar o site do Tribunal responsável pelo processo. Nas plataformas de cada um, através de consulta online, é possível verificar o status do processo, a lista e ordem de pagamento, além do valor inicial a ser recebido.

O prazo para esse processo, normalmente, é de 5 a 15 dias. Isso se o advogado estiver fazendo tudo conforme o definido pela Constituição Civil.

A consulta do alvará de funcionamento pelo CNPJ pode ser feita de forma online, através do site da prefeitura de cada cidade. Acessando por qualquer dispositivo, no site da prefeitura da cidade, clique em “Alvará” para consultar a situação de funcionamento da empresa.

É o ato de resgatar um depósito, valor ou bem que esteja retido em juízo.

Comunicados e Normativos - Levantamento Judicial - Mandado de Levantamento Eletrônico - MLE.

Por meio do MLE, advogadas e advogados não precisarão ir até as agências do Banco do Brasil para proceder os levantamentos. A operação automatizada se dará desde que os dados bancários estejam indicados diretamente no processo por meio do Formulário MLE.

Para acessar os saldos e extratos atualizados dos depósitos judiciais, procure o seu gerente e solicite o cadastramento de chave e senha de acesso a este serviço.

Basta clicar no botão “Consulta de Alvará Eletrônico” e informar o número do processo. Desenvolvida para dar mais celeridade, transparência e facilidade de acesso à informação, a ferramenta atende à demanda dos advogados e das partes envolvidas em processos judiciais.

O serviço online de mandado de pagamento será oferecido de forma permanente no Portal da OABRJ. O procedimento é feito pelo cartório e enviado ao sistema do Banco do Brasil diretamente pelo magistrado. A ferramenta dispensa o comparecimento às agências bancárias e reduz a possibilidade de fraudes.

"Salvo situação excepcional que justifique a adoção de medida diversa, se a procuração conferir ao advogado poderes especiais para receber e dar quitação, é direito seu exigir a expedição de alvará em seu nome referente aos valores da condenação.

Após as manifestações das partes, o juiz proferirá sentença de liquidação, definindo qual o total da condenação a ser pago pela reclamada em favor do reclamante e fixando um prazo para pagamento, que pode ser de 48 horas (prazo previsto pela CLT) ou de 15 dias úteis (prazo previsto pela lei processual civil).

Para tal, a primeira coisa que você deve fazer é se direcionar ao site do tribunal. Ao fazer isso, você irá se deparar com a página inicial, onde haverá um espaço escrito “consulta processual”. Bem ao lado desses dizeres, basta digitar o número do seu processo, contendo o dígito, ano, vara etc.