O que vem depois do espaço?

Perguntado por: aguimaraes . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 14 votos

O que que vem depois do espaço? “Se o universo é perfeitamente plano geometricamente, então ele pode ser infinito. Se for curvo, como a superfície da Terra, então seu volume é finito”, afirma o PhD em Física. As medições atuais indicam que o universo é quase perfeitamente plano.

As primeiras coisas que irão se desfazer serão as galáxias. Os planetas, estrelas e buracos negros vagarão solitários pelo espaço, e depois esse crescimento vai ser tão poderoso a ponto de desintegrar suas estruturas físicas, afastando suas moléculas.

Esse ambiente constitui-se de um vácuo parcial contendo baixa densidade de partículas, predominantemente plasma de hidrogênio e hélio, além de radiação eletromagnética, campos magnéticos, neutrinos, poeira interestelar e raios cósmicos.

Ora, se hoje o Universo se expande, é por que em algum momento ele deve ter tido densidade infinita e volume desprezível. A crença de que ele é infinito deve ter surgido de seu tamanho atual: 1 setilhão de Km e aproximadamente 15 bilhões de anos de existência.

A descoberta de planetas localizados fora do sistema solar, também chamados de exoplanetas, contribui para os estudos de possíveis sinais de vida pelo universo.

De acordo com o modelo científico vigente, conhecido como Big Bang, o Universo surgiu de um único ponto ou singularidade onde toda a matéria e energia do universo observável encontrava-se concentrada numa fase densa e extremamente quente chamada Era de Planck.

Ainda que você imagine que ele tem tamanho finito, o que está fora também faz parte do universo". Mas o cosmos também pode ser infinito em tamanho. Nesse caso, você nem precisa se preocupar com esse enigma: o universo, sendo tudo o que existe, é infinitamente grande e não tem borda, então não há fora para sequer falar.

Um ano-luz é o equivalente a cerca de 9,46 trilhões de quilômetros no total, o que significa que a luz pode percorrer essa distância em um ano terrestre (365 dias). Próxima Centauri, a estrela mais perto da Terra, está a 4,3 anos-luz de distância, ou seja, mais de 40 trilhões de quilômetros.

Quanto tempo leva um foguete para sair da terra? Com as tecnologias de propulsão actuais, uma viagem assim demora uns três dias a uma nave espacial. A distância da Terra a outros planetas no sistema Solar varia de três minutos-luz até aproximadamente cinco horas-luz.

Contudo, como as distâncias espaciais são consideradas independentemente das distâncias temporais, tal espaço-tempo poderá ser decomposto arbitrariamente, o que não poderá acontecer à luz da relatividade geral.

O astronauta canadense Chris Hadfield até relatou em seu perfil no Twitter: “Chorar no espaço? Os seus olhos fazem lágrimas, mas elas ficam em forma de uma bola líquida. Na verdade, elas até pinicam. Lágrimas espaciais não caem”.

O que é a coisa mais rara do universo? Entretanto, não encontrou em nenhum outro lugar uma coisa que só existe aqui na Terra: a vida.

Pedra no espaço é prova concreta de expansão do Universo
Esse número parece imensurável para os seres humanos, mas o surgimento de provas concretas, como a pedra do espaço Hypatia, comprovam que sua expansão é palpável e está acontecendo há milhões de anos, embora não se tenha certeza sobre o seu tamanho exato.

Existem tantos números naturais quantos números pares
Isso quer dizer que os conjuntos de todos os números naturais e dos números pares têm a mesma quantidade de elementos – embora um esteja inteiramente dentro do outro! Essa é a maneira dos matemáticos dizerem que algo 'não tem fim'!

Um Conjunto Finito de pontos também terá medida ZERO. Para obtermos um objeto geométrico com medida diferente de ZERO é necessário um conjunto INFINITO de pontos. Com uma quantidade FINITA de multiplicações e/ou divisões de números FINITOS (algoritmos finitos) é impossível gerar o ZERO e/ou INFINITO!

Vénus

De facto, Vénus é o planeta mais quente do sistema solar, sendo mesmo mais quente do que Mercúrio, que está mais próximo do Sol.