O que vem depois do 7 no truco?

Perguntado por: lgouveia . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4 / 5 6 votos

Abaixo delas, na sequência vem o 3, 2, A, K, J, Q, 7, 6, 5, 4, exceto a carta que foi considera manilha, que pode ser qualquer uma delas.

Na sua vez antes de jogar, cada jogador pode pedir truco. Se fizer isso, a dupla adversária deve decidir se vai aceitar, fugir ou pedir 6. Se eles aceitarem, a mão passa a valer 4 e continua normalmente. Caso fugirem, a dupla que pediu o truco vence a mão e ganha seus pontos (dois).

Joga-se no sentido direto (anti-horário) e cada jogador deverá receber 10 (dez) cartas, de modo que o baralho todo seja usado. O baralhar, cortar e distribuir as cartas segue uma ordem específica, de modo que qualquer irregularidade (intencional ou não) tornará necessário repetir o processo.

Seis - É um pedido de “aumento da aposta” que pode ser feito quando um jogador é desafiado com o pedido de Truco. Neste caso, a partida que inicialmente valia um ponto e foi trucada, passando a valer 3, passará a valer 6, caso o adversário aceite. Se o adversário não aceitar o pedido, o desafiador ganha 3 pontos.

MANILHAS - São as cartas mais fortes do jogo, na seguinte ordem: paus, copas, espadas e ouros. PARTIDA - Vence a partida a dupla que atingir 12 pontos. Os pontos são conquistados em cada turno (de 3 rodadas cada). TRUCO - Truco é um pedido de aumento de aposta.

Seu programa deve produzir exatamente quatro linhas na saída, cada linha correspondendo aos naipes Copas, Espadas, Ouros, e Paus, nessa ordem.

Truco – Para pedir o aumento do valor da “mão” para 3. Seis, Meio-Pau, Meio-Saco ou Meia-Vara – Para pedir o aumento do valor da “mão” para 6. Nove – Para pedir o aumento do valor da “mão” para 9. Doze ou Queda – Para pedir o aumento do valor da “mão” para 12.

Se além de aceitar o MEIO-PAU, a dupla pedir NOVE, a "mão" só valerá 9 pontos, caso a dupla adversária aceite o pedido, podendo ainda levar o jogo a DOZE. Se uma dupla corre do NOVE, a dupla que o pediu leva 6 pontos e, se uma dupla corre do DOZE, a dupla que o pediu leva 9 pontos.

Casal Maior: As duas maiores manilhas do jogo. Paus/Zap/Gato: Manilha de maior valor, do naipe de paus. Copas/Copeta/Copilha: Segunda manilha, do naipe de copas. Espadas/Espadilha: Terceira manilha, de naipe de espadas.

Ás: a mais fraca das cartas fortes
Ou seja, um Ás vencerá duas de cada três cartas em um baralho de truco.

Truco Paulista
É o tipo de truco mais comum nas jogatinas, tanto online, como em competições. É utilizado o baralho francês (que pode ser o 139 ou o NEO, por exemplo), com 40 cartas (exclui-se os 8, 9, 10 e os curingas) com duas duplas.

A dupla que trucar na última rodada pode empachar (empatar) a carta do adversário para ganhar a mão: ou seja, quem truca na última NÃO é obrigado a matar a carta, e se fez a primeira e empachou a última ganhou a mão normalmente; EXCETO quando a primeira estiver EMPATADA (vale a maior): neste caso quando a partida for ...

Sete cortes
As crianças ficam em círculos jogando a bola uma para outra como em passes de vôlei. Quando a bola vai ao ar começa a contagem que ao chegar no sétimo toque recebe um pancada mais forte. O objetivo é acertar algumas das pessoas no círculo para que uma a uma elas sejam eliminadas do jogo.

A contagem é baseada no valor das cartas, que é crescente: Q (Dama), J (Valete), K (Rei), 7, A (Ás), que valem, respectivamente, 2, 3, 4, 10 e 11 pontos. As cartas de 2 a 6 valem zero pontos.

Para jogar, é simples.
O objetivo é um só: somar 21 pontos com as cartas, ou chegar o mais próximo possível deste número. O que não pode é ultrapassar a soma de 21.

O Tento Quando Forem Dadas 4 Cartas:
Se quem recebeu 4 cartas foi um dos adversários do embaralhador, poderá pedir o tento logo que começar o jogo e levará 1 ponto. Poderá ainda pedir truco antes de jogar sua 1ª carta à mesa, se o truco for aceito, basta apenas mostrar as 4 cartas e levar 3 pontos.

  • Por a mão no queixo significa Reis (K)
  • Por a mão na orelha significa Dama (Q)
  • Quando fazer dois dedos é porque tem o Dois.
  • A carta Ás na mão ou recolhida do montinho é sinalizada com o dedo mindinho.
  • Traçar um J da base da orelha ao queixo significa Valete (J)

*O baralho muda de posição a cada rodada, girando no sentido horário, cabendo os jogador que estiver com o baralho embaralhar as cartas ao menos 10 vezes. Cabe ao jogador que estiver a esquerda de quem estiver embaralhando realizar o corte no baralho, sendo ele no máximo de 9 vezes.

Continuar lendo Qual é o zap no truco?