O que vem depois de encerrada a conclusão no processo trabalhista?

Perguntado por: aribeiro5 . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.8 / 5 9 votos

Após a fase de encerrada a conclusão em um processo trabalhista, os autos são encaminhados para o juiz proferir sua decisão. O prazo para a prolação da decisão varia de acordo com o tipo de processo e a carga de trabalho do magistrado, podendo levar alguns dias ou algumas semanas.

Depois de “concluso para sentença”, o próximo passo é a prolação da sentença pelo juiz responsável pelo caso. A sentença pode ser favorável ou desfavorável ao réu, dependendo da análise das provas e das leis aplicáveis ao caso.

Após a fase de execução, o juiz definirá o valor total da condenação e também um prazo fixo para o pagamento. Esse período pode variar de 48 horas até 15 dias úteis, pois o tempo de compensação do valor é de até 10 dias.

O que vem depois de encerrada a conclusão? Após a conclusão ao juiz, o magistrado irá analisar as provas, os documentos e todos os elementos apresentados pelas partes no processo para proferir sua decisão. A decisão pode ser uma sentença, um acórdão ou outro tipo de decisão judicial.

Para ser direto, um processo é considerado encerrado quando todas as etapas são cumpridas, ou seja, o pedido foi analisado e decidido, passou-se a etapa recursal, foi realizado o cumprimento de sentença, e não há mais providências a se tomar nos autos..

O art. 226, III, do Código de Processo Civil estabelece o prazo de 30 (trinta) dias para proferir a sentença após instruído o feito (todas as provas já produzidas). O Juiz poderá prorrogar esse prazo por igual período, ou seja, poderá levar até 60 dias.

Vale citar que o juiz pode prorrogar tal prazo pelo mesmo período, ou seja, chegando em até 60 dias no máximo. Infelizmente, mesmo com a lei regulamentando estes pontos, devemos dizer que nem sempre esta é a realidade, já que em alguns casos, o juiz acaba demorando até 1 ano para dar a sentença.

Essa é uma dúvida comum. Entre outros fatores, podemos citar a complexidade do caso em questão, o volume de processos que o juiz responsável precisa analisar, a necessidade de solicitar mais informações ou provas adicionais para o processo, entre outros.

Se o alvará for assinado até às 14h, ele é processado e pago no mesmo dia. Se ele for assinado após as 14h pelo juiz, ele é processado no próximo dia útil.

Como saber se um processo trabalhista está chegando ao fim? A finalização do processo trabalhista poderá ser verificada acessando o site do TRT da região em que foi distribuído, na sessão de consulta processual pública, ou entrando em contato com a vara em que a ação tramita, seja por telefone ou pessoalmente.

Após, os autos do processo retornam à Vara de origem, onde tem início uma nova fase: a execução. Nessa fase são elaborados os cálculos, para que se pague o que é devido à parte vencedora.

Não há norma específica que discipline o prazo mínimo para o advogado repassar a parcela recebida da parte contrária e destinada ao cliente.

Após as manifestações das partes, o juiz proferirá sentença de liquidação, definindo qual o total da condenação a ser pago pela reclamada em favor do reclamante e fixando um prazo para pagamento, que pode ser de 48 horas (prazo previsto pela CLT) ou de 15 dias úteis (prazo previsto pela lei processual civil).

A consulta pública aos processos trabalhistas está disponível no site do tribunal (trt8.jus.br), bastando digitar o número do processo no campo denominado "Consulta Processual" e em seguida clicar no botão "Consultar".

Significa que foi decorrido prazo dado pelo juiz para que o réu vencido se manifestasse após a sentença ser proferida. Desse modo, o processo continua e a próxima etapa deve ser a certificação em cartório de “julgado a sentença”. Depois disso, o próximo passo é o cumprimento da sentença.

TST edita regras sobre extinção de processos parados por dois anos.

E o que acontece depois do decurso de prazo? Depois do decurso de prazo o processo segue seu andamento normal. O maior prejuízo fica com a parte que perdeu o prazo, pois neste caso ocorre a preclusão, que é a perda do direito de se manifestar, uma vez que o prazo dado não foi utilizado.

Para saber se seu processo foi arquivado, você precisa consultá-lo. Você pode fazer isso online, (no nosso site www.consultarprocesso.com.br), no diário oficial, tribunal de justiça ou falando com seu advogado responsável pelo caso.

O processo tem seu fim quando a sentença é definitivamente cumprida.