O que vem depois de deferido o pedido?

Perguntado por: lcunha . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.5 / 5 12 votos

"Deferido" é usado para dizer que uma situação foi aceita ou aprovada. Ou seja, se você receber um documento jurídico dizendo que seu processo foi deferido, significa que o juiz considera procedente o seu pedido.

Esse termo significa que o seu requerimento feito à autarquia foi concedido, então você tem direito ao benefício pleiteado. Imagine que você pediu uma aposentadoria por idade ao INSS. Na data agendada, levou todos os documentos necessários ou os digitalizou e enviou por meio do Portal Meu INSS.

Dar deferimento é o ato de aprovação ou concessão de um pedido ou requerimento. O termo é bastante utilizado institucionalmente quando um superior hierárquico de uma determinada instituição recebe algum pedido por escrito de algum dos seus subordinado.

Segundo a Lei de Processos Administrativos, o INSS tem 30 dias (prorrogável por + 30 dias), para conceder ou negar um requerimento após o protocolo do pedido de benefício. A partir de então, você tem, pelo menos, mais 45 dias para receber o benefício concedido pelo Instituto.

Até 30 dia(s) corrido(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço. Este serviço é gratuito para o cidadão. Ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135. O serviço está disponível de segunda a sábado das 7h às 22h (horário de Brasília).

Indica que um juiz ou uma juíza concedeu um pedido feito no processo.

"Deferido" é usado para dizer que uma situação foi aceita ou aprovada. Ou seja, se você receber um documento jurídico dizendo que seu processo foi deferido, significa que o juiz considera procedente o seu pedido.

O que significa “deferir”? O significado da palavra “deferir” é: atender a um pedido. São sinônimos de “deferir” os verbos: “aceitar”, “aprovar” e “conceder”. Não pare agora...

Deferido é um termo usado para dizer que uma solicitação foi aceita ou aprovada. Jáindeferido é quando o pedido não foi aceito.

Caso o pedido seja aprovado, o INSS encaminha a carta concessão para o beneficiário, em seu endereço cadastrado no sistema. Geralmente, o documento chega em cerca de 30 dias, conforme o serviço de entrega dos Correios. A carta também pode ser obtida online, no portal Meu INSS.

5. O que fazer depois de receber a carta de concessão do INSS? Após receber a carta, confira se os dados estão corretos, verifique a data do primeiro pagamento e em qual a agência bancária o pagamento será realizado. Compareça ao local levando o documento de identidade e o número do benefício.

Tornar disponível, acessível; estar ou ficar à disposição de: concedeu liberdade aos presos; o rei concedia favores aos criados. Oferecer alguma coisa a alguém para que esta pessoa a utilize: concedia receitas médicas; concedeu privilégios aos presidiários.

Porém, seus significados são diferentes e devem ser usadas em situações diferentes. Deferimento se refere a um despacho favorável, ou seja, um consentimento, aprovação, concordância e concessão. Diferimento se refere a um adiamento ou demora, havendo a transferência de um evento para outra data.

Existem três formas simples e fáceis para consultar o benefício do INSS por meio do CPF:

  1. Fazendo login no site do Meu INSS;
  2. Acessando o aplicativo Meu INSS;
  3. Entrando em contato pelo telefone de atendimento do INSS 135.

PAGAMENTO: Quem não sacar benefício em 60 dias tem que pedir desbloqueio ao INSS. Da Redação (Brasília) - Os benefícios que não são sacados em 60 dias, depois da data prevista para o pagamento, são devolvidos pelo banco ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).