O que vem depois de conclusão Minutada?

Perguntado por: ifreitas . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 14 votos

Significa que o processo foi encaminhado para o juiz com o despacho já escrito pelo escrevente chefe. Neste caso, o juiz somente confere este despacho que já está pronto e o assina. Se o juiz conferir e não concordar, ele pessoalmente escreve outro despacho.

Como o colega acima disse, e como o próprio nome indica, fila de conclusão significa que o seu processo está em uma ordem cronológica para apreciação. Ou seja, ainda há outros processos na sua frente, e a sua estimativa de tempo de conclusão é em setembro. A conclusão pode ser para despacho, decisão ou sentença.

Quando o status da localização da serventia muda para conclusão minutada significa que o processo foi para o juiz com o despacho já escrito pelo escrevente chefe. Nesse caso, o juiz apenas confere o despacho para garantir que concorda com o determinado pelo escrevente e o assina.

Significado de Minutado
Minutado vem do verbo minutar. O mesmo que: rascunhado.

É uma proposta de despacho, decisão ou sentença. É a redação preliminar de um ato oficial. Uma espécie de rascunho. Se assinada pelo magistrado, torna-se um despacho, decisão ou sentença.

Retome a introdução para ressaltar a ideia principal. Resuma o que foi dito para amarrar suas ideias. Ressalte a ideia principal. Incentive o leitor a agir ou refletir.

O art. 226, III, do Código de Processo Civil estabelece o prazo de 30 (trinta) dias para proferir a sentença após instruído o feito (todas as provas já produzidas). O Juiz poderá prorrogar esse prazo por igual período, ou seja, poderá levar até 60 dias.

O prazo para realizar o procedimento poderá ser, em média, de 10(dez) dias a contar da disponibilização do Alvará pela Justiça do Trabalho.

E o que acontece depois do decurso de prazo? Depois do decurso de prazo o processo segue seu andamento normal. O maior prejuízo fica com a parte que perdeu o prazo, pois neste caso ocorre a preclusão, que é a perda do direito de se manifestar, uma vez que o prazo dado não foi utilizado.

Conforme § 1º do artigo 203 do Código de Processo Civil, sentença é o pronunciamento em que o juiz encerra a fase de conhecimento do procedimento comum, ou seja, encerra o processo na 1ª instância, analisando ou não o mérito – a questão principal da ação.

Significa que alguma das partes do processo apresentou algum pedido ou manifestação ao juiz. Após a petição ser protocolada, o processo é entregue ao juiz, para que ele analise o que foi solicitado ou dito na petição. As partes, então, terão que aguardar até que ele se manifeste sobre o assunto.

Após protocolar a petição inicial, inicia-se a citação, onde o réu toma conhecimento do processo e é convocado para apresentar sua defesa. Para isso é obrigatório realizar uma audiência de conciliação prévia, conforme o novo Código de Processo Civil.

As minutas são uma espécie de rascunho que se faz de um documento qualquer. Normalmente, são utilizadas como rascunho para documentos oficiais, mas também podem ser usadas como rascunho para documentos em geral, tais como ofícios, despachos etc.

O julgamento em mesa ocorre quando o Relator leva o processo ou incidente processual para julgamento em sessão, sem solicitar ao Presidente a inclusão em pauta e sem prévia intimação do (a) Advogado (a).

Ao contrário do que o termo faz pensar, não significa que o processo esteja concluído ou encerrado. Esse andamento indica que o processo está com um juiz ou uma juíza, para que decida sobre alguma questão.