O que vem depois da Via Láctea?

Perguntado por: dbaptista . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.4 / 5 3 votos

A maioria das grandes galáxias possui buracos negros no seu centro. Elas são definidas de acordo com a sua forma, podendo ser espirais, elípticas ou irregulares. Entre as principais galáxias, temos a Via Láctea, na qual vivemos, Andrômeda, Galáxia do Triângulo e Nuvem de Magalhães.

Galáxia de Andrômeda

Andrômeda, abreviação de "Galáxia de Andrômeda", recebe este nome a partir da área do céu em que aparece, a constelação de Andrômeda. É a mais próxima grande galáxia da Via Láctea.

Os cientistas acreditam que existem cerca de 100 bilhões de galáxias no nosso Universo, mas não se sabe o número exato, afinal ninguém nunca parou para contar todas as galáxias existentes. Com a melhoria dos telescópios passamos a ser capazes de ver cada vez mais galáxias.

Existem mais de 5.000 mundos além do nosso sistema solar, diz Nasa.

Galáxia de Andrômeda

A Galáxia de Andrômeda recebe esse nome por se localizar na constelação de Andrômeda.

Parque Nacional do Desengano, Rio de Janeiro
A área preservada oferece uma visão excepcional das estrelas, permitindo, inclusive, ver a Via Láctea de forma bem clara.

Andrômeda

A Via Láctea pertence a um conglomerado de galáxias denominado pelos cientistas de “Grupo Local”, constituído por cerca de 50 galáxias. Entre as mais conhecidas galáxias deste grupo estão a Via Láctea, Andrômeda e Triângulo. As demais são galáxias anãs que orbitam a Via Láctea ou Andrômeda.

Andrômeda. Daqui a cerca de quatro bilhões de anos a nossa galáxia, Via Láctea, entrará em um processo de fusão com a Galáxia de Andrômeda, que atualmente está a 2,5 milhões de anos-luz de distância.

As galáxias possuem em média centenas de bilhões de estrelas. E as estimativas também apontam para centenas de bilhões de galáxias no Universo. Isto resultaria na existência de mais de 10 sextilhões de estrelas.

Andrômeda contém um núcleo duplo, evidenciado pelo Telescópio Espacial Hubble. Ainda se discute se o núcleo é realmente duplo, com a absorção violenta de uma galáxia menor por Andrômeda, ou se apenas foi aparentemente dividido em dois pela poeira interestelar.

Os quatros tipos principais de galáxia no Universo – espirais, espirais barradas, elípticas e irregulares – não se distinguem apenas pela forma.

E embora pareça difícil observar uma galáxia devido aos fatos de que estes corpos estão muito distantes e também que o brilho proveniente de uma galáxia não é concentrado como o brilho visível de uma estrela, ainda sim é possível observar estas três galáxias: A galáxia de Andrômeda, A Grande Nuvem de Magalhães e a ...

Com base na Teoria da Relatividade, os cientistas bolaram uma fórmula para estudar os limites do Cosmos. Depois de milhões de cálculos malucos, a conclusão foi a seguinte: se a densidade do Universo for menor do que 0,00188 g/cm3, ele é infinito.

Não existe nada além do Universo. O Universo é infinito. A expansão de seu espaço (e não espaço-tempo) significa que os lugares vão ficando cada vez mais afastados uns dos outros.

A maioria das galáxias e estrelas está muito longe daqui e a intensidade da luz que chega é muito pequena. A intensidade da luz decai com o inverso do quadrado da distância entre a fonte e o receptor de luz.

A Nasa, agência espacial norte-americana, anunciou na 3ª feira (10. jan. 2023) a descoberta de um novo planeta habitável, o TOI 700 e. A novidade foi apresentada na 241ª reunião da American Astronomical Society, em Seattle.

Você já ouviu falar no termo “SeteAlém”? Já ouviu alguma história que envolve essa suposta outra dimensão? Supostamente, o chamado SeteAlem, seria uma outra dimensão, uma espécie de universo paralelo ou realidade alternativa, que coexiste ao mesmo tempo que a nossa própria realidade.