O que vem depois da mórula?

Perguntado por: ogonzaga . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

A segmentação das células transforma o zigoto em pré-embrião em estágio de divisão, depois em mórula e, por fim, em blastocisto.

De forma geral, existem três fases que compreendem esse processo: segmentação, gastrulação e organogênese.

O primeiro estágio da clivagem é a mórula, um maciço celular originado entre o terceiro e quarto dia após a fecundação. Na segunda e última etapa ocorre a blástula, onde as células delimitam uma cavidade interna chamada blastocele, cheia de um líquido produzido pelas próprias células.

Muitas alterações ocorrem, e chega-se, então, a uma nova etapa que sucede o estágio de blástula, essa etapa é a gastrulação que forma, portanto, a gástrula. A gastrulação consiste no processo de formação das camadas germinativas.

Quase todos os órgãos estão totalmente formados após dez semanas da fecundação (o que equivale a 12 semanas de gravidez). As exceções são o cérebro e a medula espinhal, que continuam a se formar e a se desenvolver durante a gravidez.

O período fetal, que começa no terceiro mês de gestação, é marcado pelo desenvolvimento do esqueleto, das costelas e dos dedos de mãos e pés. Todos os órgãos internos se formam até o fim do mês, quando o feto mede 14 cm.

Quando esse embrião chega na décima semana ele passa a ser chamado de feto e assim é chamado até o final da gestação, durante o período que chamamos de fetal.

A formação da mórula representa a última etapa da fase de clivagem (divisão celular) e precede o blastocisto na evolução do embrião. Nessa etapa, o zigoto tem entre 16 e 32 blastômeros — células embrionárias resultantes do processo de mitose.

Inicia-se a fase do blastocisto aproximadamente no 5º dia de desenvolvimento do embrião, quando as células formam o trofoblasto, o embrioblasto e a blastocele. O trofoblasto contribui para a formação da placenta, e o embrioblasto irá contribuir para gerar o embrião.

A formação do blastocisto acontece na fase da blástula, em que se observa a formação da blastocele, uma cavidade preenchida por líquido que separa as células originadas na fase anterior, chamadas agora de blastócitos.

A gravidez é dividida em três trimestres, em função das especificidades destes períodos. No primeiro, começa a divisão celular, que transforma o óvulo fecundado em um embrião. No segundo, todo o sistema do bebê é concluído. E, no terceiro, o bebê ganha peso e altura, enquanto o corpo da mãe se prepara para o parto.

  • Fecundação. União de um espermatozóide com um ovócito secundário, que ocorre normalmente na ampola da tuba uterina formando o zigoto. ...
  • Clivagem do Zigoto. Consiste em divisões mitóticas repetidas do zigoto, resultando em um rápido aumento no número de células. ...
  • Formação e Implantação do Blastocisto.

Fases da Fertilização

  • 1) Passagem do espermatozóide através da corona radiata: ...
  • 2) Penetração da zona pelúcida: ...
  • 3) Fusão das membranas plasmáticas do ovócito e espermatozóides: ...
  • 4) Término da segunda divisão meiótica e formação do pronúcleo feminino: ...
  • 5) Formação do pronúcleo masculino: ...
  • 6) Formação do zigoto:

A blástula é uma fase do desenvolvimento que ocorre após a fase de mórula. Caracteriza-se por ter forma arredondada, com uma cavidade (blastocele) cheia de líquido. Na etapa seguinte, chamada de gastrulação, as células embrionárias continuam a multiplicação e começam a se organizar para a formação da gástrula.

As mórulas são aglomerados maciços de células chamadas de blastômeros. Em seguida, as células da blástula passam a sofrer diferenciações. Esse processo de modificação e diferenciação, chamado de gastrulação, culminará nos diferentes tecidos que formam o animal adulto.

A divisão do zigoto, também chamada clivagem ou segmentação, origina inicialmente duas células chamadas blastômeros. Em seguida, os blastômeros de dividem novamente, formando 4 células, depois 8 e assim segue até formar a mórula, estágio entre 16 e 32 células, assim chamada por se assemelhar a uma amora.

A blástula - também chamada de blastocisto - em desenvolvimentos embrionários de mamíferos placentários, é uma esfera formada de blastômeros, com interior formando uma cavidade preenchida por água, chamada de blastocele. O estágio de blástula é comum em todos os indivíduos do Reino Animal.

Esta célula chega ao interior da cavidade uterina por volta de 4 a 6 dias após a fecundação, e inicia seu processo de transformação em blástula através da absorção de líquidos e nutrientes presentes no útero.

Duração da fase do zigoto
O segundo período de desenvolvimento dura de duas semanas após a concepção até a oitava semana, período durante o qual o organismo é conhecido como embrião. Na nona semana pós-concepção, o período fetal começa. Deste ponto até o nascimento, o organismo é conhecido como feto.

O cérebro usa até 25% do oxigênio do nosso corpo. Por isso, ele é o primeiro órgão a morrer quando paramos de respirar.

O coração é o primeiro órgão a ser formado no período embrionário e todos os eventos seguintes na vida do organismo dependem da habilidade deste órgão de equivaler o seu rendimento com a demanda do organismo por oxigênio e nutrientes.