O que vem depois da larva?

Perguntado por: lcamilo . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 19 votos

O ciclo de vida do bicho-da-seda, um inseto holometábolo, apresenta quatro estágios: ovo, lagarta ou larva (estágio jovem), pupa ou crisálida, e mariposa (estágio adulto).

A transformação ocorre em quatro fases: a do ovo, da larva, da pupa e o estágio adulto. O ciclo começa com os ovos, postos pela borboleta geralmente em folhas de planta. Esse período dura de alguns dias até um mês.

Existem três tipos de metamorfose do inseto: a completa, a incompleta e a não metamorfose. Borboletas são insetos com metamorfose completa. A metamorfose completa possui quatro fases: ovo, larva, pupa e adulto.

Ciclo de Vida

ESTÁGIOS DO CICLO DE VIDA DO BICHO-DA-SEDADURAÇÃO
Ovo10-14 dias
Lagarta ou Larva27 dias
Pupa ou crisálida7-8 dias machos/ 14-15 dias fêmeas
Mariposa7-8 dias machos/ 14-15 dias fêmeas

“Se no verão a larva leva de 8 a 10 dias para chegar à fase adulta, no inverno poderá levar até 20 dias por causa da temperatura da água.

O período para o desenvolvimento embrionário dura, em condições favoráveis, de dois a três dias. Quando entram em contato com a água, os ovos eclodem dando origem às larvas, que são providas de grande mobilidade e alimentam-se de detritos orgânicos, bactérias, fungos e protozoários existente na água.

Já que sabe que as larvas sempre surgem em locais onde há matéria orgânica, pois se alimentam desses restos. Os insetos sempre vão trás de locais com esse tipo de material disponível, para garantir que as larvas sobreviverão.

A borboleta fica na forma de lagarta de 1 a 8 meses, aproximadamente, dependendo da espécie. As borboletas sofrem várias mudanças ao longo do seu desenvolvimento. Durante o estágio de lagarta, ocorrem várias mudas enquanto o animal cresce, geralmente de cinco a oito centímetros.

Ovos de borboleta
As borboletas, como outros insetos, colocam seus ovos (ovipostura) em folhas de plantas previamente escolhidas. A postura de ovos acontece na parte de cima da folha, também conhecida por região adaxial.

A metamorfose ocorre em diferentes espécies animais e pode ser definida como as mudanças que ocorrem no corpo dos seres durante seu desenvolvimento. As borboletas realizam metamorfose completa. Podemos definir metamorfose como as modificações perceptíveis na anatomia dos seres vivos durante seu ciclo de vida.

Da eclosão do ovo surge uma larva que se transforma em pupa (crisálida), em seguida imago, atingindo o estágio adulto após sucessivas mudas (crescimento gradual com troca do exoesqueleto).

Metamorfose: 7 animais que passam por transformações durante a...

  • Borboleta.
  • Gafanhoto.
  • Joaninha.
  • Sapo.
  • Água-viva.
  • Enguia.
  • Estrela-do-mar.

anfíbios anuros

A larva dos anfíbios anuros, conhecida como girino, possuem características bem diferentes do adulto: girinos são aquáticos, adultos são terrestres; girinos respiram por brânquias, adultos tem respiração pulmonar.

Lagarta da espécie Megalopyge opercularis
Porém, os estágios iniciais da Megalopyge opercularis conta com um inseto vagaroso, mas extremamente perigoso, que libera esporos responsáveis por causar queimaduras graves apenas com o menor contato. Além de utilizar isso como mecanismo de defesa, a larva usa para ataque.

As regiões da areia onde há sombra, mas não há contato com a água do mar, são os melhores pontos para o desenvolvimento das larvas.

As larvas astrais podem ser atraídas pelo nosso desequilíbrio espiritual ou emocional e podem também ser geradas por certos materiais utilizados em magia negativa ou até mesmo enviadas por alguém que, inadvertidamente ou não, se vale destas práticas.

A fêmea do mosquito deposita seus ovos nas bordas dos recipientes com água limpa e parada. Dois ou três dias após o contato com o líquido, os ovos viram larvas e dias depois chegam na fase da pupa. Esse ciclo dura cerca de 48 horas e, ao término, se transformam em mosquitos adultos.

Após um período de 5 a 8 dias, as larvas abandonam a matéria orgânica onde estavam instaladas. A camada externa de pele das larvas se endurece, formando uma casca, dentro da qual começa a haver a metamorfose para mosca adulta, recebendo neste estágio o nome de pupário. As pupas não se alimentam.

Sim toda lagarta deve virar uma borboleta. E sabia que ela passa por vários estágios? São eles, ovo, lagarta, pupa e, por fim, borboleta. Tudo começa quando as borboletas fêmeas colocam ovos em plantinhas chamadas de hospedeiras.

30 dias

Ciclo de vida
A mosca varejeira vive, aproximadamente, de 10 a 30 dias. Seu ciclo de vida passa por 4 fases: ovo, larva, pupa e adulto. Elas depositam seus ovos sobre tecidos lesionados de hospedeiros e em carnes/alimentos em decomposição.

As larvas surgem através de ovos que as moscas varejeiras botam, por conter o alimento e que o mesmo esta em estágio inicial de decomposição.