O que vem depois da internet?

Perguntado por: eazambuja . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 4 votos

As inovações tecnológicas permitirão então uma nova fase da Internet das Coisas (IoT); o avanço da inteligência artificial, os sensores onipresentes e a ciência de dados possibilitarão a transformação do nosso mundo, desde o nosso jeito de viver a realidade física até nossa forma de colaborar.

A Internet não é controlada de forma central por nenhuma pessoa ou organização. A organização da Internet é feita a partir dos administradores das redes que a compõem e dos próprios usuários. Para isto, existem alguns órgãos internacionais que são responsáveis pela administração mundial da Internet.

A Internet de Tudo (IoE) é um conceito que estende a ênfase da Internet das coisas (IoT) nas comunicações de máquina a máquina (M2M) para descrever um sistema mais complexo que também inclui pessoas e processos.

Daqui a 20 anos, o 7G será o padrão mundial da tecnologia de comunicação sem fio e provavelmente será pelo menos 100 mil vezes mais rápido do que a tecnologia 5G, lançada em 2019.

2030

O 6G deve começar a ser comercializado em 2030. Empresas como Samsung e Nokia já estão desenvolvendo soluções para a futura rede de conexão.

Apesar de a Internet não ter um dono específico, ela é monitorada e mantida pela Sociedade da Internet, uma organização sem fins lucrativos que supervisiona a formação de políticas e protocolos que definem como usamos e interagimos com a Internet.

Este ano é comemorado o 50º aniversário do desenvolvimento e instalação do primeiro envio do pacote pela Internet feito na Universidade da Califórnia, Los Angeles (UCLA) em 29 de outubro de 1969. O envio foi feito por meio da rede ARPANET desde um ordenador da UCLA para o Stanford Research Institute.

Batizada de Googleplex, a sede da empresa, em Mountain View, Califórnia, hospeda o maior dos seus data centers, com capacidade para 3,5 petabytes.

O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) é uma estrutura multissetorial responsável por coordenar e integrar as iniciativas relacionadas ao uso e funcionamento da Internet no Brasil.

A internet foi criada em 1969, nos Estados Unidos. Chamada de Arpanet, tinha como função interligar laboratórios de pesquisa. Naquele ano, um professor da Universidade da Califórnia passou para um amigo em Stanford o primeiro e-mail da história.

A internet na prática não pode ser desligada de forma instantânea através de um simples botão de “desligar”. O que as vezes ocorre é uma falha ou ataque a um provedor que ocasiona a instabilidade de acesso a alguns serviços.

Basicamente, a Internet é uma rede de conexões globais que permite o compartilhamento instantâneo de dados entre dispositivos.

  • Hedy Lamarr
  • John O'Sullivan
  • Terence Percival
  • Diethelm Ostry
  • John Deane
  • Graham Daniels

No início dos anos 80, mais precisamente em 1983, a ARPANET mudou o protocolo NCP para o novo TCP/IP. O IP havia se tornado o serviço portador da Infraestrutura de Informação Global. Em 1985, a Internet já estava consolidada como a principal rede de comunicação com alcance global.

O futuro das redes sem fio já tem mais um novo nível prestes a chegar: a rede 6G. Várias empresas que trabalham com redes para dispositivos móveis já estão de olho nessa nova fase. Esse estágio, por sua vez, traz à tona avanços como a inteligência artificial, que tende a se beneficiar com o 6G.

Continuar lendo O que é internet?