O que vem depois da faculdade?

Perguntado por: rgomes . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.7 / 5 3 votos

Depois da graduação você pode escolher entre uma pós-graduação lato sensu ou um mestrado, que, como dissemos, é também uma pós-graduação, mas do tipo stricto sensu. Apenas depois de concluir o mestrado é que você pode seguir para o doutorado.

Afinal, o que é pós-graduação? A pós-graduação é a fase que vem depois da conclusão da graduação, por isso leva esse nome. Ela pode ser feita para aprofundar os conhecimentos adquiridos durante o curso, mas também para aprender sobre gestão e administração ou para seguir a carreira acadêmica.

Os títulos acadêmicos são divididos em graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado ou PhD e pós-doutorado. O PhD ou doutorado é o mais alto grau acadêmico possível, já que o pós-doutorado se trata de uma continuação ou complementação da pesquisa realizada no doutorado.

Graduação logo depois dos 20 anos
Como mencionado, independentemente de qual etapa da vida você estiver, fazer uma graduação é a chance de ascensão profissional e reconhecimento no mercado de trabalho. Em linhas gerais, a maioria das pessoas faz faculdade aos 18 anos, logo após o ensino médio.

O mais comum é que se respeite a ordem convencional: graduação, mestrado e, depois, o doutorado.

Os cursos de bacharelado são estruturados com disciplinas que combinam os conhecimentos teóricos e práticos. Além das aulas e atividades, os alunos também precisam cumprir o estágio e apresentar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) para garantir o diploma.

Os cursos superiores de tecnologia, ou cursos de tecnólogo, existem no Brasil há mais de 40 anos e são a opção mais rápida para quem quer concluir uma faculdade em pouco tempo. A duração média deste tipo de graduação é de dois anos. O diploma é de nível superior, como os de bacharelado e licenciatura.

O grau acadêmico nada mais é do que a titulação que uma instituição de ensino superior confere ao aluno que conclui um curso de graduação ou pós-graduação. Por exemplo, se você se forma em um curso de graduação, recebe o grau acadêmico de graduado.

Os dois tipos de mestrados têm duração média de dois anos e terminam com a apresentação de uma dissertação que, se aprovada, dá ao estudante o título de mestre.

Quem pode fazer doutorado? Estudiosos e profissionais de todas as áreas do conhecimento podem realizar um doutorado. No entanto, grande parte das instituições de ensino só aceitam candidatos que já tenham passado pelo mestrado seguido da graduação.

No geral, as principais diferenças entre mestrado e doutorado são: duração do curso; trabalho final — o mestrado é uma dissertação e o doutorado uma tese; tema inédito no projeto de pesquisa do doutorado.

Existem basicamente três títulos (ou graus acadêmicos): mestre, doutor (conhecido como Ph. D. em alguns países) e livre-docente. Quem termina a graduação, mas quer continuar estudando, tem que escolher, primeiro, entre duas modalidades de pós-graduação: lato sensu e stricto sensu.

O nível 1 compreende as pessoas com ensino fundamental incompleto, o nível 2 compreende as pessoas com fundamental completo e médio incompleto, o nível 3 as pessoas com ensino médio completo ou superior incompleto, o nível 4 compreende as pessoas com nível superior completo e o nível 5 compreende pessoas com alguma pós ...

Atualmente, a faculdade mais curta é do tipo tecnólogo. O tecnólogo é uma modalidade de curso de nível superior, assim como o bacharelado e a licenciatura. A diferença é que esse tipo de graduação oferece uma formação mais especializada, focada em determinada área do mercado de trabalho.

O estudante que não terminou a vida escolar pode sim prestar o vestibular, mas como treineiro. Quando este estudante participa do processo seletivo propriamente dito, declara falsamente ter concluído o ensino médio no ato da inscrição.

E idade máxima? Da mesma forma que não existe idade mínima, também não há um limite de idade para prestar a prova. Pessoas que já se formaram na escola há muitos anos, quem não concluiu os estudos e até idosos podem realizar o exame.

A lei expõe que os cursos de graduação são abertos “a candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente e tenham sido classificados em processo seletivo”.

Tipos de graduação

  • Bacharelado.
  • Licenciatura.
  • Tecnólogos.
  • Sequenciais.

Qual a profissão que ganha mais dinheiro?

  • Medicina. Uma das profissões que pagam bem e se mantém no topo da lista dos maiores salários do Brasil são os profissionais da área da Saúde. ...
  • Engenharia. ...
  • Tecnologia da Informação. ...
  • Direito. ...
  • Marketing. ...
  • Recursos Humanos. ...
  • Administração e Finanças.

Seja o mestrado acadêmico ou o profissional, o estudante que completar esse novo ciclo de estudos após a sua graduação será chamado de mestre, sendo a qualificação específica dessa modalidade de ensino.

Eles se diferenciam por oferecerem uma formação mais específica em determinado nicho de conhecimento. Por conta disso, também são mais breves. Geralmente, possuem uma duração que varia entre 2 e 3 anos. O bacharelado e a licenciatura, por sua vez, duram entre 4 e 6 anos.