O que vem depois da Crisma?

Perguntado por: lcarvalho8 . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.5 / 5 20 votos

No catolicismo, os sete sacramentos são batismo, confissão, eucaristia, confirmação (ou crisma), matrimônio, ordens sagradas e unção dos enfermos.

*A formação para receber o sacramento da Eucaristia tem duração de 2 anos, sendo 1 ano de Eucaristia I e 1 ano de Eucaristia II. **A crisma para jovens tem duração aproximada de 1 ano e meio, sendo 1 ano de formação e 6 meses de estágio pastoral.

Na Igreja Católica, há sacramentos que precedem o sacramento matrimonial, são eles: o batismo, a comunhão ou eucaristia e a crisma.

Uma realidade com a qual os sacerdotes e catequistas cada vez mais precisam lidar é com os casos de catecúmenos jovens e adultos que vivem juntos (sem estarem casados na igreja) ou em situação de segunda união. Em estado objetivo de pecado mortal, claramente essas pessoas não poderão receber os sacramentos.

O 1º Retiro da Crisma acontece em um final de semana e é apresentado aos crismandos o QUERIGMA, ou seja, o primeiro anúncio, em que são trabalhados os seguintes temas: Amor de Deus, Pecado, Salvação, Fé, Conversão, Senhorio, Espírito Santo e Comunidade.

Sacramentos católicos. A Igreja Católica celebra os sete sacramentos, que são: batismo, confirmação (ou crisma), eucaristia, reconciliação (ou penitência), unção dos enfermos, ordem e matrimônio. A doutrina, " todos os sacramentos estão ordenados para a Eucaristia «como para o seu fim») ".

A Crisma é o sacramento de confirmação da graça e das promessas do batismo. O seu significado está relacionado com o fato do cristão, livremente, reformar a sua vontade de seguir junto do caminho de Deus e da Igreja. As promessas feitas no batismo pelos padrinhos, na Crisma são confirmadas pela própria pessoa.

Através do Sacramento da Penitência o homem recebe o perdão dos pecados cometidos depois do Batismo.

Enfim, o sacramento exigido para celebrar o Matrimônio é o Batismo.

Os padrinhos devem ser católicos, terem no mínimo 16 anos e terem recebido os sacramentos da iniciação cristã: Batismo, Crisma e Eucaristia. Os casais que vivem juntos sem o sacramento do matrimônio não podem ser padrinhos nem juntos, nem com outras pessoas.

Logicamente, o mesmo critério se aplica a padrinhos/madrinhas de Crisma (aliás, o Catecismo de São Pio X já estabelece que o parentesco espiritual entre padrinhos de Crisma e afilhado não é impeditivo para o matrimônio).

Bento XVI, ao saber do Bispo Aquila que em sua diocese a Crisma será administrada antes da Primeira Comunhão, felicitou-lhe, dizendo que “os sacramentos da Iniciação haviam sido restaurados à sua devida ordem”.

Ou seja, é possível receber tanto o Batismo como a Primeira Eucaristia e a Crisma durante o mesmo período de formação catequética.

Pelo batismo, somos incorporados a Jesus e à sua Igreja; na crisma, somos configurados à missão de Jesus pastor e evangelizador; na eucaristia, somos alimentados por Jesus, a fim de aprendermos com ele a doar nossa vida até pelo martírio, se preciso for.