O que vem antes do prefácio?

Perguntado por: ixisco . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.7 / 5 7 votos

Apresentação: é o texto em que o autor apresenta a obra e a justificativa indicando a sua finalidade e as parcerias no trabalho, se houver. Deve aparecer antes do sumário e do prefácio.

Um prefácio é o primeiro texto do livro, antes de todo o resto e que serve mais como uma introdução. O epílogo não faz parte do enredo, podendo ser escrito pelo autor ou terceiros que leram o original e precisem fazer uma introdução adequada ao leitor.

Enquanto o prólogo é parte da história, iniciando a narrativa, o prefácio funciona como uma nota do autor (ou de um convidado) explicando o conteúdo do livro ou dando sua própria opinião. Ambos são apresentados antes da narrativa principal, mas o primeiro está sempre conectado à história.

Prefácio: breve texto de esclarecimento, justificativa ou comentário da obra. Pode ser escrito pelo próprio autor ou outra pessoa, que geralmente é autoridade no assunto. Inicia-se em página ímpar, antes do sumário.

Já o prefácio pode ser descrito como um texto preliminar de apresentação, geralmente breve, escrito pelo autor ou por um convidado. Também colocado no começo do livro, contém explicações sobre conteúdo da obra, objetivos ou sobre o autor em si.

A estrutura de um livro consiste basicamente em: capa, contracapa, folha de rosto, agradecimentos, introdução e sumário. Esses são elementos básicos, porém, existem outros.

Prefácio de um livro
Nada mais é do que o texto que antecede a história. A princípio é feito para contextualizar o leitor sobre as páginas que vêm a seguir. Como exemplo de prefácio de livro: contar sobre a experiência do autor durante a escrita e publicação da obra ou trazer opiniões sobre a escrita.

Nem todo livro precisa dos paratextos citados acima (Prefácio, Posfácio, Prólogo, Epílogo), portanto, serão adicionados apenas se você achar que são necessários ou se a história precisar de algo a mais para a melhor compreensão do leitor.

Prefácio é um texto de apresentação colocado no começo de um livro. Um de seus objetivos é explicar determinados aspectos da obra, como a organização do texto e o que motivou sua escrita. Contextualização - exposição de informações da obra. Sinopse- recontar de forma sintética, a história do livro, filme, etc.

Gosto também da seguinte exemplificação: nos filmes quando o narrador diz o que acontece no futuro dos personagens é o epílogo, enquanto a moral da história de um conto infantil é um posfácio.

O capítulo poderá ser organizado de duas maneiras: 1ª Introdução, Materiais e Métodos, Resultados e Discussões (esse também poder ser substituído por “relato de caso” ou “relato de experiência”), Conclusões e Referências; 2ª Introdução, Revisão de Literatura, Considerações Finais e Referências.

O que é Prólogo:
Prólogo é o mesmo que introdução, prefácio, prefação, preâmbulo. É a introdução de um trabalho, onde o autor desenvolve as ideias preliminares sobre o assunto que vai desenvolver no desenrolar da obra.

O sumário deve ser o último elemento pré-textual, ou seja, deve vir imediatamente antes do primeiro capítulo do trabalho. Os elementos pré-textuais (capa, folha de rosto, folha de aprovação, dedicatória, resumo, listas de tabelas, figuras e abreviaturas) não devem ser registrados no sumário.

Em linhas gerais, o sumário é a relação dos capítulos e das seções do trabalho, na ordem em que aparecem, incluindo a numeração do título ou capítulo ou seção e o número da página em que estão. O sumário é o último elemento pré-textual do TCC.

O sumário é o último elemento pré-textual do TCC. Ou seja, deve vir antes da introdução do trabalho. Deve conter um esquema para a subordinação dos itens que o compõem, tanto em relação à formatação, quanto em relação à numeração.

A introdução, que surge depois do prefácio, mais do que servir «de abertura para uma tese/livro (idem), é todo o texto que apresenta as primeiras ideias ou argumentos sobre a matéria que há-de ser desenvolvida num texto mais amplo. A apresentação é um resumo de todo o trabalho.