O que vai antes do contra piso?

Perguntado por: uflores . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 13 votos

Por isso, antes de fazer o contrapiso é necessário aplicar uma camada de concreto. Esta base tem de 10 a 15 cm de espessura e é feita com concreto de baixa resistência. Este tipo de concreto é chamado popularmente de concreto magro.

Por isso, é possível fazer a regularização do contrapiso e instalar o piso laminado ou piso vinílico no mesmo dia. Outra vantagem é que essa argamassa pode ser aplicada diretamente sobre a cerâmica, sem a necessidade da utilização de primer.

O contrapiso é uma camada intermediária de argamassa entre a estrutura de uma construção e o revestimento do piso. Composto de água, cimento e areia, seu traço é de, geralmente, uma medida de cimento para quatro de areia (1:4).

A massa corrida pode sujar outras partes da obra durante a sua lixação, portanto, é conveniente executá-la antes de se instalar as tomadas, pisos e mobílias. A pintura vem depois do reboco ou da massa corrida.

O primer é um produto feito especialmente para preparar a superfície para receber posteriormente os revestimentos de resina, possibilitando um acabamento perfeito. É um tipo de material necessário para garantir a durabilidade do piso epóxi aplicado diretamente em diferentes tipos de substratos.

Antes de aplicar o reboco é necessário fazer a fixação das mestras ou taliscas. As mestras servirão de guia para o seu pedreiro não errar na espessura. As mestras geralmente são retalhos de piso ou pedaços de madeiras fixados na alvenaria com a própria argamassa do chapisco.

Depois de lixado, o reboco precisa receber o selador pré-pintura, a massa corrida ou acrílica e depois a tinta de acabamento final.

Recomendamos o uso de concreto e/ou argamassa com aditivo tecplus 1 quartzolit para a execução de contrapisos e regularizações, reduzindo assim a permeabilidade.

O contrapiso é a superfície sobre a qual se aplicam os revestimentos, sejam eles cerâmicos ou de madeira – e sua execução deve ser feita sobre uma base de piso, que pode ser laje, brita compactada ou lastro de concreto, livres de impurezas, lixos e produtos químicos.

Isto pode ser muita coisa, a mais provável é que o traço esteja fraco (a relação de areia e cimento esteja errada), mas também pode ser excesso de água, se esta argamassa estiver sido aplicada diretamente encima da terra, a argamassa ter ficado muito tempo traçada e molhada antes da aplicação e tomando sol...

Macete 02: Não deixe de molhar uma vez por dia o contrapiso para que ele fique bem curado, evitando o esfarelamento da sua superfície. Evite que muitas pessoas trafeguem por cima do contrapiso para evitar o esfarelamento por atrito das botas e carregar sujeira para a superfície que depois irá receber as cerâmicas.

RESPOSTA: Aproximadamente 2,03 sacos para cada metro quadrado de construção.

Como cada saco tem 30 kg, basta dividir o consumo total pelo peso do saco para saber quantas unidades serão necessárias. Assim: 2.596 / 30 = 86,5. Ou seja, são necessários 87 sacos de argamassa para assentar 30 m² de contrapiso.

O contrapiso pode ser feito com cimento e areia (na proporção de 1:4) ou com argamassa industrializada. A argamassa industrializada de contrapiso já vem preparada para usar, basta apenas adicionar água, sendo assim, agilizando o seu trabalho.