O que vem antes da osteoporose?

Perguntado por: lgoncalves . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 7 votos

A osteopenia é o início de perda da massa óssea que ocorre de maneira assintomática. Ela pode acontecer naturalmente, quando as células ósseas entram em desequilíbrio, resultando em desmineralização, sendo um estágio anterior à osteoporose.

A osteopenia é uma condição pré-clínica que sugere a perda gradual de massa óssea, comprometendo a resistência dos ossos e aumentando o risco de fraturas.

Tenho osteopenia ou osteoporose. Quais exercícios não posso fazer?

  • Atividades de alto impacto: crossfit, vôlei, lutas;
  • Atividades de impacto repetitivo: corrida;
  • Atividades de flexão ou torção dos membros: tênis e beach tennis.

Osteopenia causa dor? Da mesma forma como não apresenta sintomas, a osteopenia também não causa dores. Porém, em vez de um benefício, essa informação deve servir como sinal de alerta. Toda condição silenciosa precisa ser diagnosticada cedo para evitar maior severidade.

O tratamento da osteopenia

  1. Boa alimentação. Em boa parte dos casos de osteopenia, o tratamento não exige o uso de medicamentos, mas somente a adoção de um estilo de vida mais saudável, como uma alimentação rica em cálcio e em vitamina D.
  2. Tomar sol diariamente. ...
  3. Atividades físicas. ...
  4. Uso de medicamentos.

Cerca de 50% dos homens e mulheres apresentam osteopenia ou osteoporose por volta dessa faixa etária. E apesar de ambos os sexos possuírem riscos de desenvolverem essas condições, as mulheres apresentam uma predisposição maior por conta da menopausa.

A osteopenia é o início de perda da massa óssea que ocorre de maneira assintomática. Ela pode acontecer naturalmente, quando as células ósseas entram em desequilíbrio, resultando em desmineralização, sendo um estágio anterior à osteoporose. Podemos dizer que perdas brandas de massa óssea caracterizam a osteopenia.

Quais as causas da osteopenia? Existem diversas causas para a osteopenia, mas o envelhecimento é uma das principais. Além disso, o baixo consumo de cálcio, a pouca exposição ao sol, a falta de exercício físico e o tabagismo também podem colaborar com um quadro médico de osteopenia.

A osteopenia é a condição em que os ossos começam a perder sua densidade mineral e, aos poucos, vão se tornando mais fracos. É um quadro que, quando não tratado, pode evoluir para a osteoporose, doença marcada pelo enfraquecimento e porosidade dos ossos e aumento do risco de fraturas.

As verduras com folhas escuras (couve, brocolis, espinafre) são ricas, além dos carotenoides, de ferro e cálcio, úteis na prevenção e no tratamento da osteopenia e da osteoporose.

Deve ser evitado em pessoas que tenham osteoporose ou osteopenia, pois o café “rouba” o cálcio. O café pode causar insônia e irritabilidade. Pode também aumentar o colesterol ruim, o LDL, pois o café possui dois compostos chamados kahweol e cafestol relacionados ao aumento deste colesterol.

A osteopenia é uma condição relacionada a perda de massa nos ossos que ocorre de forma gradual. Esse estado pode levar a situações mais graves, como a osteoporose, doença que causa o comprometimento direto na resistência óssea pela perda de grande massa.

Os melhores exercícios para os ossos são aqueles com impacto, tipo corrida, pular, ginástica.

Tratamento da osteopenia
Em geral, o médico pode recomendar a suplementação diária de cálcio e vitamina D, a fim de garantir a saúde dos ossos. Além disso, nos casos em que o paciente possui um alto risco de desenvolver fraturas, o médico pode receitar alguns medicamentos que são usados para tratar a osteoporose.

Continuar lendo O que piora osteoporose?