O que vem antes da depressão?

Perguntado por: ecardoso8 . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.5 / 5 16 votos

Começo da depressão: quais os primeiros sinais? O início da depressão pode ser muito variado, dependendo da personalidade, temperamento, eventos que desencadeiam a doença, gênero e idade de cada pessoa. Os sinais frequentes mais comuns são: tristeza, falta de vontade, interesse e pensamento de ruína.

Existem várias tipos de causas para a depressão, como fatores externos, gatilhos genéticos e variações hormonais. Se você ou alguma pessoa próxima demonstrar sintomas da depressão, o mais importante é consultar um psicólogo o quanto antes. Apenas um especialista poderá fornecer um diagnóstico adequado e seguro.

Dizemos que a depressão é uma doença silenciosa porque não tem uma fórmula definida para diagnóstico e tratamento. Cada pessoa reage e a manifesta de um jeito. Sendo assim, as causas também variam de acordo com as experiências e histórico de saúde de cada paciente.

Diagnóstico do episódio depressivo
Atenção: O diagnóstico da depressão é clínico, feito pelo médico após avaliação do paciente. Não existem exames laboratoriais ou de imagem específicos para diagnosticar depressão.

Características de cada grau de depressão
“No episódio depressivo leve, há presença de poucos sintomas além dos necessários para o diagnóstico; a intensidade dos sintomas causa sofrimento, mas é manejável e os sintomas resultam em pouco prejuízo no funcionamento social ou profissional”, explica a médica.

Confira a seguir alguns dos sinais.

  1. Sono irregular. A criança com depressão apresenta dificuldades para dormir. ...
  2. Mudança dos hábitos alimentares. ...
  3. Dificuldade para se separar dos pais. ...
  4. Constantes reclamações. ...
  5. Irritabilidade. ...
  6. Fadiga. ...
  7. Fraco desempenho da escola.

A doença se divide em três graus: leve, moderado e grave. Cada um possui a sua abordagem — aliás, não é porque a situação é mais branda que dá para relaxar e ignorar seu impacto no dia a dia.

Higiene pessoal
A maioria das pessoas com depressão profunda deixa de cuidar do próprio corpo. Não têm a energia ou a motivação para tomar banho regularmente, escovar dentes, pentear o cabelo, lavar a sua roupa ou até mesmo mudar de roupa. Podem aparecer no trabalho com a mesma roupa durante vários dias seguidos.

Diferente da ansiedade, a depressão não é normal mesmo em dosagem baixa. Ela não é saudável em nenhum aspecto e só tem impactos negativos na vida do paciente. Tanto o transtorno de ansiedade quanto a depressão paralisam o indivíduo.

Indícios de um retorno do quadro de depressão
Segundo a especialista, a reincidência de um episódio depressivo pode ocorrer em eventos estressores, como perda do emprego, separação, morte de um ente querido, pressão no trabalho, entre outros.

O desinteresse da pessoa deprimida é geral, como se nada valesse a pena. Amor e depressão podem coexistir na mesma pessoa. Somos seres de afectos, com a capacidade de dar e receber amor. A pessoa com depressão, não deixa de amar o seu par, só não consegue demonstrar.

As consequências são sintomas como tristeza profunda; perda de interesse generalizado; apatia; dificuldade de concentração; pessimismo; insegurança; perda de apetite; ausência de prazer e oscilações de humor, que podem culminar em pensamentos suicidas.

5) Cansaço ou fadiga: sem uma produção adequada dos neurotransmissores serotonina, noradrenalina e dopamina, o depressivo vive um estado de prostração, com sintomas como fraqueza, cansaço, falta de ânimo e falta de iniciativa para executar qualquer atividade.

Sinais de depressão

  1. 1 – Cansaço constante. Nem sempre estamos motivados a cumprir com nossas obrigações diárias. ...
  2. 2 – Sensação de tristeza ou vazio. ...
  3. 3 – Irritabilidade. ...
  4. 4 – Alterações no apetite. ...
  5. 5 – Dor no corpo. ...
  6. 6 – Falta de concentração. ...
  7. 7 – Sentimento de culpa.

Hipotireoidismo e tumores podem ser confundidos com depressão e ansiedade.