O que vem antes da base?

Perguntado por: dgentil . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.8 / 5 15 votos

Com o filtro solar já sequinho no seu rosto, você pode iniciar a etapa da maquiagem com um primer. A partir daí, a sequência padrão seria: base – corretivo – pó – iluminador – blush. Mas nada disso é uma regra.

Conversamos com alguns maquiadores profissionais e a resposta foi unânime: o ideal é sempre usar o corretivo depois, uma vez que a base já apresenta o potencial de cobrir boa parte das imperfeições do rosto. Se você aplicar corretivo antes da base, vai acabar usando mais do que necessita.

Passar o pó facial para finalizar a maquiagem proporciona um efeito aveludado à pele e atua como um selador. A camada de pó sobre a superfície da pele cria uma barreira, evitando a transferência da base do rosto e permitindo uma maior durabilidade do produto na face.

Confira a ordem correta de aplicar os seus produtos skincare

  • LIMPEZA (SABONETE, ESPUMA DE LIMPEZA OU GEL) ...
  • COMPLEMENTE A LIMPEZA (TÔNICOS, SOLUÇÕES MICELARES E ESFOLIANTES) ...
  • TRATE O PROBLEMA (LOÇÕES, SÉRUNS E MÁSCARAS) ...
  • HIDRATE (CREMES, GÉIS E ÓLEOS) ...
  • PROTEÇÃO SOLAR. ...
  • MAKE.

Se você usar a base, que pode ser de alta cobertura ou a de cobertura mais leve, aplique o corretivo depois, porque assim você verá as áreas que realmente precisam ser “escondidas” ou iluminadas.

Pode anotar: o corretivo pode ser usado quase que no rosto inteiro. Não como uma base, que cobre tudo da mesma maneira, mas pontualmente.

Sua principal função é suavizar a textura da pele, preencher poros e linhas de expressão para que ao aplicar o produto de make, ela fique com um aspecto natural e com o acabamento mais bonito.

Confira a seguir:

  1. Limpeza. O primeiro passo para uma rotina de skincare simples é a limpeza. ...
  2. Esfoliação. A esfoliação é o segundo passo da rotina de skincare. ...
  3. Hidratação. Em uma rotina de skincare de dia e noite, é necessário incluir a hidratação. ...
  4. Proteção. A proteção da pele é o último passo da rotina de skincare.

Como preparar a pele para uma maquiagem perfeita?

  1. Faça uma boa limpeza do rosto. Você sabe a importância da limpeza da pele antes da make? ...
  2. Tonifique a face. ...
  3. Hidrate. ...
  4. Aplique um protetor solar. ...
  5. Use o primer sempre.

Ele também pode ser utilizado para iluminar alguns pontos e ajudar no contorno, como as pálpebras, o nariz, a testa e o queixo. Para passar o corretivo, não tem muito segredo. Pode anotar: o corretivo pode ser usado quase que no rosto inteiro.

O corretivo e suas multifuncionalidades:
Se você quer cobertura extra em pontos do rosto: um corretivo com o tom exato da sua pele. Se você quer iluminar a área dos olhos: um corretivo um tom mais claro do que o seu tom habitual. Se você quer fazer contorno: um ou, no máximo, dois tons mais escuros do que a sua pele.

Para que serve o corretivo
O corretivo facial é um dos itens básicos para uma maquiagem perfeita. Ele pode ser usado antes ou depois da base para esconder manchas, corrigir imperfeições na pele e equilibrar tons de make, além de oferecer uma aparência e um acabamento suave.

O pó translúcido não tem cor, então ele pode ser utilizado por qualquer cor de pele, além disso a falta de pigmentação faz com que ele não altere a cor da base do rosto. Outra vantagem do pó translúcido é que ele também pode ser usado como truque de maquiagem, para matificar o batom, a sombra ou o blush.

A partir daí, a sequência padrão seria: base – corretivo – pó – iluminador – blush. Mas nada disso é uma regra. Claro que aplicar o pó antes da base, por exemplo, é algo que não faz sentido. Porém, a maneira com que você vai usar o restante dos produtos depende muito da sua pele e o resultado que você está buscando.

Por que selar a pele? De acordo com o expert, é indicado selar a pele para aumentar a durabilidade da maquiagem, para ir a uma festa, por exemplo. Ele também orienta usar o pó para amenizar a oleosidade. “Nos casos de peles oleosas, além do pó também devemos usar um primer para controlar esse excesso de óleo”, explica.

Pode passar só base no rosto? A aplicação da base nem sempre é algo simples e pode comprometer toda a sua maquiagem. Sendo assim, aplicar pouca base ou não espalhar bem o produto por toda a face faz com que o resultado não fique bom, e as imperfeiçoes evidentes.

O maior truque do expert para chegar ao tom certo para a sua pele é ter pelo menos dois tons de base no nécessaire, um mais próximo do tom ideal e outro um pouco mais bronzeado. “Assim, você consegue misturar as bases e chegar na cor ideal, tanto para o verão quanto para o inverno”, explica.

A base, por exemplo, entrega um efeito mais natural quando diluída em água termal ou um creme hidratante, que pode ser na textura em gel — no caso de peles mais oleosas. “A diluição da base em água termal faz a pele parecer natural e mantém a pele hidratada, pois seus minerais vão atuar.