O que vem acima de doutor?

Perguntado por: lbonfim . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.9 / 5 7 votos

Os títulos acadêmicos são divididos em graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado ou PhD e pós-doutorado.

O título de doutor é geralmente concedido a alguém que completou um programa de doutorado em uma área acadêmica específica, como medicina, direito, filosofia, engenharia, entre outras. Aqueles que obtêm um diploma de doutorado têm o direito de usar o título de “Doutor” como um prefixo a seus nomes.

O que é PhD? No Brasil, o título de PhD equivale ao título de doutorado. Em termos gerais, é um programa de estágio e de pesquisa se cumpre após o doutorado, para aprofundar a pesquisa e se desenvolver na área acadêmica. É a última etapa na formação superior nas universidades.

O PhD ou doutorado é o mais alto grau acadêmico possível, já que o pós-doutorado se trata de uma continuação ou complementação da pesquisa realizada no doutorado.

O mais comum é que se respeite a ordem convencional: graduação, mestrado e, depois, o doutorado.

Dependendo do programa, pode-se levar entre 4 e 8 anos para completá-lo. Normalmente, programas de PhD incluem dois ou três anos de estudos e uma dissertação – que é um projeto independente de pesquisa desenhado para construir novos conhecimentos no seu campo e ser de qualidade digna de publicação.

Segundo o IDP, um PhD nos Estados Unidos custa entre US$ 28.000 a US$ 55.000 por ano.

Por aqui, os alunos fazem a graduação (com duração de cerca de 4 a 5 anos), depois o mestrado (mais um ano e meio ou dois) e, então, o doutorado. Já na Europa, os alunos fazem primeiro uma “licença” (que dura três anos), depois um mestrado (mais dois anos) e, então, o PhD.

Teoricamente, no meio acadêmico, só aqueles que fizeram e concluíram um doutorado recebem o título de "doutor". E isso vale para todas as profissões.

Especialistas afirmam que devido à tradição, não é errado chamar médicos e advogados de doutores. Porém, frisam que não pode haver imposição para o uso do termo, pois na legislação brasileira não há nenhuma norma que determine que qualquer profissional sem título de doutorado seja chamado de doutor.

Diferencial para o egresso: O farmacêutico que comprovar a conclusão do curso de pós-graduação stricto sensu nos moldes acima poderá solicitar o registro de título de mestre ou doutor no CRF. Este título permite ao profissional, além de obter conhecimento mais profundo na área, atuar na área acadêmica.

Mas qual é o país que tem mais doutorados (PhDs)? Segundo um relatório da OCDE (Organisation for Economic Co-operation and Development), os EUA têm, pelo menos, o dobro de doutorados da Alemanha, o seu concorrente mais próximo.

William James Sidis – Wikipédia, a enciclopédia livre.

Existe mercado para todos que tem pós-graduação, inclusive para quem tem doutorado. Pode ser doutorado em leis, doutorado em filosofia, PhD em medicina, PhD em psicologia e quaisquer outros tipos de doutorado.