O que vem a ser vantagem competitiva?

Perguntado por: ofernandes . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.7 / 5 11 votos

O que é vantagem competitiva? Vantagem competitiva, como o termo sugere, é uma posição vantajosa que a sua empresa estabelece frente aos seus concorrentes. Ou seja, quando uma marca vende um produto ou oferece um serviço que nenhum outro negócio tem, essa marca tem uma vantagem competitiva no mercado.

Vantagem competitiva é o resultado da capacidade da empresa em neutralizar ou diminuir a ação da concorrência no segmento de mercado em que atua por meio da diferenciação.

A vantagem competitiva é aquele diferencial que a empresa apresenta em relação à concorrência. É algo que ninguém mais oferece. Mas, isso não se limita a um produto ou serviço em si, a diferenciação pode vir do atendimento, da criatividade, dentre outros.

Os determinantes da vantagem competitiva representam o composto no qual indústrias poderão se posicionar no contexto internacional de competição. Isolada ou conjuntamente, esses determinantes podem influenciar a capacidade que empresas têm de adquirir vantagem competitiva em um setor específico.

Preço. Esta é a forma mais comum de vantagem competitiva. Um produto ou serviço é o mais barato do segmento e por isso atrai um público maior. Isso geralmente é conseguido graças ao poder de negociação com fornecedores e um nível de qualidade mais básico.

Michael Porter elenca três estratégias genéricas: custo total, diferenciação e enfoque.

  • Custo Total. É quando uma empresa busca se diferenciar pelo preço baixo. ...
  • Diferenciação. Estratégia genérica que trabalha muito com a percepção de valor do cliente sobre um produto ou serviço. ...
  • Enfoque.

Essa busca por um título de referência no mercado de trabalho ou empresarial é chamada de vantagem competitiva. Por sua vez, a vantagem comparativa tem a finalidade de explicar as diferenças de produção e comercialização de um produto em países distintos.

Desvantagem competitiva neste contexto é o caso especial em que esta influência líquida é negativa, contribuindo para que a performance da firma seja mais baixa. Note-se aqui a diferença entre a performance total da firma e a contribuição dos fatores idiossincráticos daquela firma a esta performance.

A principal característica da vantagem competitiva sustentável é que ela está ligada ao conceito de escalabilidade. Para resumir: trata-se da capacidade de uma empresa em conquistar fatias maiores do mercado, de forma que isso não implique custos significativos.

São os PONTOS FORTES da sua empresa que validam a sua vantagem estratégica. VANTAGEM ESTRATÉGICA tem tudo a ver com o LONGO PRAZO, sua capacidade de INOVAR, fazer ALIANÇAS, ATRAIR e RETER TALENTOS, entre outros pontos. NECESSIDADE COMPETITIVA é o que a sua empresa precisa no mínimo para sobreviver.

É uma vantagem competitiva que funciona bem, pois grande parte dos concorrentes não consegue oferecer preços tão competitivos. Exemplo: Amazon e grandes varejistas. Patentes e recursos únicos: ativos que os demais concorrentes não conseguem replicar representam um grande diferencial competitivo.

Vantagem competitiva é o diferencial que a sua empresa oferecerá aos seus clientes, se destacando da concorrência e obtendo resultados mais atrativos. Ele contribui para gerar valor ao seu público, além de permitir um maior conhecimento sobre o mercado e sobre a sua própria empresa.

A logística oferece vantagens competitivas por meio do total controle sobre as etapas que compõem a cadeia de suprimentos, deixando o índice de perdas praticamente nulo. Com isto, a competitividade passa a ser resultante da redução de custos e da geração de valor para o cliente final.

Uma empresa competitiva é aquela que sabe se posicionar no mercado e, para isso, um bom trabalho de marketing é cada vez mais indispensável. O consumidor, hoje, espera se comunicar com as empresas a todo momento e ser parte integrante dessa rotina operacional e gerencial.

Análise como seus clientes fazem os quatro pilares da vantagem competitiva: preço, foco, atendimento e diferenciação.

Para construir uma vantagem competitiva, uma empresa deve ser capaz de identificar sua proposta de valor que será buscada pelo mercado-alvo, que não pode ser replicada pelos concorrentes.

A vantagem competitiva pode estar associada a uma operação de menor custo, a um produto de maior performance, a serviços superiores ou a produtos mais inovadores. A estratégia de produção trata portanto da tradução da estratégia competitiva para o sistema produtivo.

Ou seja, a maçã representou sozinha 51% das vendas de aparelhos, o que é uma enorme vantagem sobre a concorrência. Hoje, seu valor é avaliado em US$ 1 trilhão, sendo a primeira empresa privada do mundo a atingir essa marca.