O que vem a ser uma hipótese e para que servem?

Perguntado por: rhilario . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

Hipótese é a suposição de algo que pode (ou não) ser verosímil, que seja possível de ser verificado, a partir da qual se extrai uma conclusão. Popularmente, o termo é utilizado como sinônimo de especulação, chance ou possibilidade de algo acontecer.

Existem pelo menos 4 tipos de hipóteses:

  1. Hipóteses de Investigação;
  2. Hipóteses Nulas;
  3. Hipóteses Alternativas;
  4. Hipóteses Estatísticas.

A hipótese define até aonde você quer chegar e, por isso, será a diretriz de todo o processo de investigação. A hipótese é sempre uma afirmação, uma resposta possível ao problema proposto. As hipóteses podem estar explícitas ou implícitas na pesquisa.

Hipótese: é o conjunto de todas as informações iniciais; Demonstração: é o conjunto de raciocínios baseados na hipótese ou em outros resultados pertinentes; Tese: resultado obtido da demonstração e aceito como verdadeiro.

A Problematização, ou Pergunta Problema (ou ainda Problemática) de sua pesquisa, se formula como uma questão. Já a hipótese é uma afirmativa, que pode estar relacionada ou não, com sua problematização!

Requisitos para formular uma boa Hipótese

  1. A hipótese não pode referir-se a situações fictícias, ou seja, precisam ser reais.
  2. Não deve ter termos incompreensíveis ou termos vagos ou confusos. ...
  3. Não deve ser ilógica, deve ter clareza e ser verossímil.
  4. Uma hipótese deve estar relacionada com técnicas para descrevê-la.

Como elaborar a hipótese de um projeto de pesquisa?

  1. Começar com uma pergunta ampla;
  2. Afunilar a pergunta, fazendo ganhar um enfoque maior;
  3. Operacionalizar (os constructos);
  4. Observar;
  5. Analisar os dados;
  6. Tirar conclusões;
  7. Generalizar e voltar para a pergunta inicial.

Seriam elas: observação do método, formulação de hipóteses, realização do experimento e aceitação ou rejeição da hipótese formulada.

A finalidade da hipótese científica é comprovar ou refutar algo de interesse para a sociedade. Desse modo, o teste das hipóteses pode ser crucial para a resolução de um determinado problema.

O que é Hipótese? É um conjunto estruturado de argumentos e explicações que possivelmente justificam dados e informações, mas, que ainda não foram confirmados por observação ou experimentação.

As hipóteses são especulações, previsões sobre um determinado fenômeno da natureza e como ele se comporta. As mesmas devem ser testadas, o que, normalmente, é realizado por meio de experiências científicas. Já as teorias são explicações bem fundamentadas para descrever esses eventos.

Para testar a hipótese, devemos fazer uma observação ou realizar um experimento associado à previsão. Por exemplo, neste caso, ligaríamos a torradeira em uma tomada diferente e veríamos se ela iria tostar. Teste de previsão: ligue a torradeira em uma tomada diferente e tente novamente.

Hipótese: Resposta provável ao problema formulado, indagações a serem verificadas na investigação, afirmações provisórias a respeito de um determinado problema.

Por exemplo, um cientista pode formular uma hipótese afirmando que se um determinado tipo de tomate tem um gene para pigmento vermelho, esse tipo de tomate será vermelho. Durante a pesquisa, o cientista descobre então que cada tomate desse tipo é vermelho.

Uma hipótese bem elaborada consiste em uma proposição, uma resposta suposta, provável e provisória ao problema de pesquisa, que precisa ser cientificamente válido - requisito este que é atendido na etapa de definição do problema.