O que vem a ser uma ferida infectada?

Perguntado por: acurado7 . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.7 / 5 17 votos

O que é uma infecção na ferida? Uma ferida é considerada infectada quando microrganismos que danificam o tecido local e atrasam a cicatrização da ferida estão presentes. A presença de microrganismos engatilha uma resposta imune no paciente.

Os sinais clínicos e sintomas locais das feridas infectadas são:

  1. Retardo da cicatrização;
  2. Dor;
  3. Aumento do exsudato seroso;
  4. Mudança na cor do leito da ferida;
  5. Tecido friável;
  6. Tecido de granulação ausente ou anormal;
  7. Pus;
  8. Odor.

Ferida contaminada: são as que têm reação inflamatória. Essa reação pode ser causada pelo contato com terra ou algum outro tipo de matéria contaminada. Ferida infectada: esses tipos apresentam sinais claros de infecção, como edemas, vermelhidão, dor, alteração de temperatura e presença de pus.

Como tratar uma ferida com inflamação
Se a ferida estiver muito inflamada, aplique uma compressa úmida e morna por 15 a 20 minutos várias vezes ao dia para ajudar a reduzir a inflamação e a dor. Em alguns casos, é indicado usar um medicamento tópico para tratar a inflamação, como uma pomada com corticosteroides.

Uma ferida preocupante é aquela que não tenha cicatrizado depois de 7 a 10 dias desde o surgimento. E também acende o alerta qualquer ferida que cicatrizou e depois voltou a abrir.

Dentre as opções de antibióticos, a Cefalexina, pertencente à primeira geração das Cefalosporinas, é o antibiótico de primeira escolha por apresentar elevada eficácia, principalmente devido ao excelente efeito antiestafilocócico, além de ser seguro resultando em baixos efeitos colaterais.

Sulfato de neomicina e bacitracina zíncica
Essa pomada cicatrizante pode ser aplicada sobre feridas já infectadas por bactérias - apresentando ou não pus - e age inibindo a proliferação das mesmas.

Se uma ferida preta infectada não for tratada, a lesão nunca vai cicatrizar, pois o organismo seguirá reagindo à infecção. Com isso, a tendência é de a lesão se agravar ainda mais com o tempo, exigindo procedimentos mais complexos para a cicatrização.

As classificações de feridas são:

  • Feridas incisas. As feridas incisas ou cirúrgicas são aquelas produzidas por um instrumento cortante. ...
  • Feridas laceradas. ...
  • Feridas contusas. ...
  • Feridas limpas. ...
  • Feridas limpas-contaminadas. ...
  • Feridas contaminadas. ...
  • Feridas infectadas ou sujas.

Todo líquido que sai da ferida é considerado pus? A drenagem da ferida é algo comum durante o processo de cicatrização. Esse líquido normalmente expelido da ferida é conhecido como exsudato.

Opte sempre pelo melhor cuidado, os melhores produtos como um spray cicatrizante ou uma pomada para feridas. E para ajudar a fechar, os melhores pensos. Assim evita as marcas provocadas pela má cicatrização como por exemplo: Cicatriz Atrófica: concavas, por norma causadas pela acne ou varicela.

Procure o médico especialista para tratar feridas que não cicatrizam da maneira adequada.

O sabonete de PHMB pode ser aplicado diretamente na ferida, na manutenção do curativo, espalhando em todo leito com superfície estéril até que seja totalmente absorvido, não precisando ser removido com água.

Quais São as Principais Plantas para Cicatrizar Feridas?

  • Aloe vera. Aloe Vera, popularmente conhecida como Babosa é uma planta famosa e presente na composição de diversos shampoos e cremes, produzidos a partir da sua polpa branca e folhas. ...
  • Camomila. ...
  • Calêndula. ...
  • Centella asiática. ...
  • Guaco.

Uma das principais causas da ferida na pele que não cicatriza são os problemas de circulação no sangue. Por exemplo, a má circulação pode afetar as artérias, reduzindo a irrigação sanguínea nas pernas e contribuindo para a dificuldade de caminhar e feridas que levam muito tempo para cicatrizar.

1 – Nebacetin
Talvez a mais conhecida da lista, a Nebacetin é usada para eliminar bactérias e cicatrizar pequenas queimaduras e tatuagens. Composta por bacitracina zíncica e neomicina, ela age rapidamente em pequenos ferimentos e cicatrizes, e a ação pode ser percebida rapidamente, em média entre 2 e 3 dias.

Conheça os 5 sinais que sua ferida está infeccionada:

  1. Secreção amarelada, amarelada-esverdeada ou secreção com mau cheiro;
  2. Piora da dor, inchaço ou vermelhidão na ferida;
  3. Alguma alteração na cor ou tamanho da ferida;
  4. Manchas avermelhadas ao redor da ferida;
  5. Febre.

As principais causas de cicatrização lenta são doenças que provocam a má circulação sanguínea (seja arterial ou venosa) e infecções na lesão. Pessoas idosas, fumantes e com maus hábitos físicos e alimentares são mais propensas a sofrer com esse tipo de problema.