O que vem a ser uma comunidade primitiva?

Perguntado por: igil . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.2 / 5 15 votos

A expressão sociedade primitiva tem um sentido muito preciso nas correntes evolucionistas, designando as sociedades que representam os primórdios da civilização. Primitivas são, assim, as sociedades e as culturas tidas como elementares e originais.

2.1 Educação e Trabalho na Comunidade Primitiva
A história da humanidade é marcada desde sua origem pelo trabalho, este por sua vez, permitiu o desenvolvimento humano, enquanto a única espécie capaz de produzir seus próprios meios de sobrevivência, diferentemente dos animais.

Os primeiros habitantes do país eram caçadores e agricultores. Eles moravam em cavernas e na própria floresta, e manuseavam arcos e flechas feitos de pedra. Além disso, alimentavam-se de peixes, animais e frutos. Os povos que viviam na costa brasileira também alimentavam-se de vários frutos do mar.

Exemplos de povos pré-colombianos são os incas, astecas, maias, guaranis, tupinambás, tupis, apaches, shawees, navajos, inuítes e muitos outros.

A sociedade primitiva possuía relações de trabalhos igualitárias, onde cada um desenvolvia sua atividade para o bem estar de toda a relação de trabalho. O trabalho primitivo caiu quando o homem começou a plantar e estocar alimentos e riquezas, surgindo novas formas sociais de interação, originando as hierarquias.

As primeiras comunidades humanas teriam se originado na África e depois, se deslocado pela Europa, Ásia, América, até chegar na Oceania. Essas comunidades eram formadas por povos nômades, ou seja, que não se fixavam.

Os povos primitivos se relacionavam com a natureza de forma intensa, vez que, para garantia de sua subsistência, o homem pré-histórico coletava frutos e raízes, caçava e pescava, além de se utilizar de abrigos naturais, como cavernas, copas de árvores ou choças feitas de galhos para se proteger do frio e das ...

As populações primitivas, ou seja, as que não possuem o mesmo modo de vida dos descritos como civilizados, são habitualmente denominadas: inferiores, tribais, de bando, aborígenes, pequenas, exóticas, rústicas, arcaicas, não-materiais, não-letradas, não-máquina, não-pecuniárias, indígenas etc.

A educação nas comunidades primitivas era um ensino informal e visava um ensino das coisas práticas da vida coletiva, focada na sobrevivência e perpetuação de padrões culturais, ou seja, não havia uma educação confiada a uma instituição específica., porque ela acontecia espontaneamente mediada pela convivência em grupo ...

Características dos Primeiros Habitantes do Brasil
Os habitantes da pré-história brasileira são divididos em três grupos: caçadores-coletores, povos agricultores e povos do litoral.

Os hominídeos mais antigos são do gênero Ardipithecus e Austrolopithecus. O Ardipithecus ramidus, por exemplo, tem sua presença na Terra, confirmada por especialistas, variando entre 5 e 4 milhões de anos. Já a do Australopithecus afarensis varia entre 3,9 e 3 milhões de anos.

Substantivo primitivo e derivado
Se o substantivo primitivo é o original (o primeiro), então o substantivo derivado é aquele que deriva do primitivo, isto é, ele provém do substantivo primitivo.

Antes da chegada dos portugueses ao Brasil já existiam vários grupos indígenas habitando o nosso território. Diante dessa variedade, os índios brasileiros foram classificados segundo as línguas distintas, que são: Tupi, macro-jê, aruak e karib.

aborígenes australianos

Um estudo revelou que os aborígenes australianos são a civilização mais antiga do planeta. Os seus ancestrais têm cerca de 75 mil anos.

Existe um divisão da era pré-histórica que classifica os períodos em: Paleolítico ou Período da Pedra Lascada, Neolítico ou Período da Pedra Polida e Idade dos Metais. O período Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada foi o período em que os primeiros hominídeos apareceram na terra.

As características principais no modo de produção das comunidades primitivas (comunal) são o nomadismo com a caça, o pastoreio, a pesca e a agricultura como atividades predominantes.

O trabalho primitivo surgiu nas comunidades primitivas com o desenvolvimento das primeiras ferramentas, construídas de ossos, pedras e madeira. Havia pouca divisão do trabalho e os indivíduos estavam em posições de poder iguais. Além disso, ocorria também a divisão sexual do trabalho.