O que vem a ser missão?

Perguntado por: tveloso . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 18 votos

Missão é um encargo, uma incumbência, um propósito, é uma função específica que se confere a alguém para fazer algo, é um compromisso, um dever, uma obrigação a executar. Missão é um conjunto de pessoas que recebem um encargo a cumprir (missão diplomática, missão científica, missão empresarial, missão cultural etc.).

Exemplos de Missão:
Microsoft – Ajudar pessoas e empresas por todo mundo a realizar todo o seu potencial! Involves – Nosso propósito é a harmonia entre pessoas e tecnologia para uma execução perfeita. Progic – O propósito da Progic é fazer com que os colaboradores conheçam o propósito das organizações onde trabalham.

A missão, em suma, é o detalhamento da razão de ser da empresa e o que ela pretende oferecer à sociedade por meio de um modelo de negócios viável. O objetivo de se formular uma declaração de missão é criar uma direção a seguir para os funcionários, deixando claras as metas e objetivos da organização.

Propósito é o que nos dá sentido de viver e gera o desejo de realizar, é o que faz pulsar o coração e levantar todos os dias. A missão é aquilo que de concreto temos que realizar, são as ações que tomamos para efetivar o propósito.

O Evangelho tem de ser pregado, primeiro para nós mesmos, pois somos os primeiros que precisam recebê-lo, e o que recebemos precisamos dar. Os discípulos receberam muito do Senhor, e o “muito” que receberam, levaram para os outros, porque o discípulo não retém para si, ele leva para o outro aquilo que ele recebeu.

Para os cristãos, missão significa propagar o Evangelho através da Igreja. O missionário é aquele que tem a missão de divulgar a fé, é o que se dedica a pregar e levar sua crença religiosa para diversos lugares, espalhando a palavra do Senhor.

Jesus quer apenas comunicar o que viu de Deus. Por isso, no mundo, ele não faz a própria vontade, mas realiza as obras de Deuss, e ele foi fiel à sua missão. E a missão que o Pai atribuiu a Jesus é a missão de salvar: a missão de retirar a humanidade do reino das trevas e introduzi-la no reino da luz.

A missão é o propósito da empresa. É a razão pela qual ela existe. Para definir a missão, é útil refletir sobre qual seria o impacto no mundo se a empresa deixasse de existir; A visão é como o mundo será se a empresa cumprir seu propósito.

Missão, visão e valores são o tripé que confere identidade e propósito para uma empresa. Sem esse tripé, é praticamente impossível construir um planejamento estratégico e guiar as decisões feitas dentro da empresa de modo a atingir os resultados esperados.

Para saber como definir a missão de uma empresa, é preciso antes ter clareza sobre a proposta de valor que se pretende oferecer ao público-alvo, a qual vai além do produto ou serviço em si. A missão organizacional precisa ser direta, inspiradora, desafiadora e engajante.

Isso quer dizer que a missão é a identidade, a razão de ser da organização e a função que ela desempenha no mercado para se tornar útil, justificando, assim, seus lucros perante os acionistas e a sociedade em que atua.

A missão de uma organização refere-se à razão pela qual ela existe, ou, em outras palavras, sua razão de ser, enquanto a visão é a manifestação de para onde está indo e o que pretende se tornar a longo prazo.

A missão, por ser um aspecto tão fundamental do negócio, precisa ser definida em primeiro lugar. Em seguida, a sequência natural é definir a visão, que indica o que a empresa quer alcançar e onde ela deseja chegar.

Missões são um chamado, sonho de muitas pessoas a ser realizado aqui na terra, levando o evangelho a pessoas das mais diversas tribos, raças, povos e línguas. Você pode não ser um missionário, pode não ser chamado para se mudar para outra nação, mas isso não significa que você não tem uma missão a cumprir.

E lhes disse: "A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos. Portanto, peçam ao Senhor da colheita que mande trabalhadores para a sua colheita. Eu os estou enviando como ovelhas no meio de lobos. Portanto, sejam astutos como as serpentes e sem malícia como as pombas.

Mt 28:18 “Então, Jesus aproximou-se deles e disse: “Foi-me dada toda a autoridade nos céus e na terra. (19) Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, (20) ensinando-os a obedecer a tudo o que eu ordenei a vocês.

As missões são práticas religiosas que tem como objetivo fundamental a propagação do Cristianismo entre povos que não eram Cristãos. Os participantes das missões seguem uma filosofia que Jesus Cristo deu aos seus apóstolos para pregarem o Evangelho pelo mundo à aqueles que não eram cristãos.

A missão é tarefa fundamental da Igreja.
O próprio Apostolo Paulo sente o dever de anunciar a Boa Nova de Jesus Cristo: “Anunciar o Evangelho não é para mim um título de glória, é uma obrigação que me foi imposta. Ai de mim se não evangelizar!” (1 Cor 9, 16).

Maria de Betânia é o testemunho de que, desde a comunidade cristã da primeira hora, a função das mulheres na Igreja não foi somente a de familiares e assistentes dos homens.