O que vem a ser hertz ou megahertz?

Perguntado por: avarela . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.3 / 5 18 votos

MHz é uma unidade de frequência, equivalente a um milhão de Hertz ou mil kilohertz (kHz). Se algo acontece com uma frequência de uma vez por segundo, este fenômeno tem a frequência de um Hertz. Sendo assim, uma frequência de um MHz significa que algo acontece um milhão de vezes por segundo.

O que é Hz? Hz nada mais é do que ao símbolo para "Hertz", que é a unidade internacional de medidas para frequência.

Frequência significa o número de ondas por segundo.
A unidade de frequência é hertz (Hz). Por exemplo, se uma corrente varia entre positiva e negativa 60 vezes por segundo, dizemos que ela tem uma frequência de 60 Hz.

Como já abordamos a frequência é o tempo de variação de um sinal em um segundo, e o período é o tempo levado para o término de uma única oscilação completa, a relação básica diz que as duas grandezas são inversamente proporcionais. Para realizar o cálculo através deste método utilizamos a seguinte fórmula: f = 1 / T.

Logo, a velocidade do clock é medida em gigahertz. Um clock de 3GHz, por exemplo, executa três bilhões de ciclos por segundo. A cada um desses ciclos, milhões a bilhões de transistores do processador ativam e desativam.

Conhecida como uma rede padrão, a banda 2,4 GHz é a mais utilizada. Seu alcance é muito maior, porém esta frequência transmite menos dados. A rede 2.4 GHz tem possibilidade de sofrer maiores interferências, isso porque a maioria dos aparelhos de rede sem fio usa a mesma frequência para se comunicar.

Mhz assim como o Ghz são frenquentemente utilizados para indicar a velocidade de um processador. Hertz equivale a um ciclo por segundo, em números 1600Mhz equivale a 1.6Ghz que são 1.600.000.000 hertz ou ciclos por segundo. Teoricamente quanto mais Ghz/Mhz mais rápido se torna os processos.

É interessante notar que na direção longitudinal, ou seja, dos pés à cabeça, o corpo humano é mais sensível à vibração na faixa de frequência de 4 a 8 Hz. Enquanto na direção transversal, o corpo é mais sensível à vibração na faixa de frequência de 1 a 2 Hz.

Dispositivos com 60 Hz são mais fáceis de serem encontrados, mas quem está de olho em mais performance e uma experiência mais fluída pode investir em telas de alta velocidade, na faixa de 144 Hz ou mais.

A frequência é a velocidade que a corrente muda de direção por segundo. É medida em hertz (Hz), uma unidade de medição internacional onde 1 hertz é igual a 1 ciclo por segundo. Hertz (Hz) = Um hertz é igual a um ciclo por segundo.

A energia então gerada em 50 Hz é convertida e transmitida em corrente contínua e, próxima ao centro de consumo é então convertida em corrente alternada na frequência de 60 Hz, pronta para ser transmitida e distribuída aos consumidores brasileiros.

A diferença de taxa de atualização é perceptível entre 60 Hz e 120 Hz, e também pode ser notada entre 60 Hz e 90 Hz, tanto em TVs ou monitores quanto em celulares.

Por exemplo, uma TV com taxa de atualização de 60 Hz atualiza a imagem 60 vezes por segundo, enquanto um modelo com taxa de 120 Hz faz isso 120 vezes por segundo. Portanto, a taxa de atualização tem um impacto direto na qualidade da imagem e na experiência de visualização de um aparelho.

Segundo, que seja adotado o padrão de 444 Hz, que seria muito mais "acusticamente agradável, instintivamente atraente, estimulante, refrescante espiritualmente, cientificamente ligada à reparação genética, e sem dúvida, mesmo ressoando amor puro".

1 Hz significa 1 ciclo (oscilação) por segundo, 100 Hz significa 100 ciclos por segundo, e assim por diante; a frequência de uma onda só muda se houver alterações na fonte.