O que veio primeiro o garfo ou a colher?

Perguntado por: atorres . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 11 votos

Por volta de 3000 a.C., as facas passaram e ser feitas de metal e ser utilizadas também para descascar frutas. A colher foi criada depois da faca, mas antes do garfo: algumas escavações arqueológicas descobriram objetos com mais de 20 mil anos de idade, com um formato de concha, feitos de madeira, pedra e marfim.

A disposição dos talheres à mesa deve ser sempre de fora para dentro, seguindo a ordem que será usada durante a refeição: nas duas extremidades, vão os talheres de entrada; depois, os talheres de peixe (se houver algum prato com peixe no menu); por último, a faca e o garfo usados no prato principal.

A primeira vez que determinaram que os homens deveriam comer com talheres aconteceu em 1630, quando o cardeal francês Richelieu afirmou que cada homem tinha que ter um talher para ser usado à mesa.

Maria Argyropoulina

Quem Inventou o Garfo como Talher? Não podemos ter certeza, mas um manuscrito de 1004 d.C. conta a história de Maria Argyropoulina, uma sobrinha grega do imperador bizantino Basílio II, que usava um certo instrumento de ouro com duas pontas para comer suas refeições.

Até o século XI, quase todas as pessoas comiam com as mãos. Os mais educados eram aqueles que usavam apenas três dedos para levar o alimento à boca.

O nome dela, aliás, vem do Francês cuillère, do Latim cochlear, do Grego kokhliárion, de kokhlios, “caracol”, pela sua forma côncava. O garfo não tem origem totalmente definida. Parece ter vindo do Árabe garfa, “punhado”, do verbo gáraf, “empunhar, tirar água”.

Acredita-se que tal instrumento tenha suas origens nas civilizações grega e romana, embora outro objeto bastante semelhante já havia sido criado em 2001 a.C. Este é, inclusive, citado diversas vezes na Bíblia Judaica. Entretanto, até então o garfo possuía apenas dois dentes e era usado somente para servir as refeições.

Significado de Garfo
substantivo masculino Utensílio de mesa com dois, três ou quatro dentes.

Nas refeições simples do dia a dia, as facas são colocadas à direita do prato, sempre com a lâmina voltada para dentro. A colher de sopa fica do lado direito, depois da faca, e os garfos à esquerda do prato.

- As facas ficam à direita do prato, com as costas viradas para fora. Os garfos ficam do lado esquerdo, com os dentes voltados para cima, a menos que o talher tenha um desenho ou brasão no dorso. A colher de sopa também fica do lado direito, tendo as facas (de peixe, de carne etc) entre ela e o prato.

Garfos e facas ficam nos lados correspondentes às mãos que vão utilizá-los para cortar, não para comer. O garfo, seguro na mão esquerda, retém a peça que é cortada com a faca segura na mão direita.

Inglaterra. #6 - Os britânicos utilizam o garfo na mão esquerda e a faca na mão direita enquanto comem, sem inverter os talheres para cortar os alimentos ou levar a comida até a boca. Além disso, eles seguram o garfo com os dentes para baixo e colocam a comida na parte de trás do utensílio.

Para quem quer um tipo de talher específico para cada alimento, precisa ter um garfo de peixe. Esse é um garfo um pouco menor que o garfo de mesa, tem uma base mais larga com um dente central maior que os outros. Esse formato é ideal para retirar as espinhas do peixe.

talher | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

Os registros históricos mais antigos desse talher vêm da China. Arqueólogos encontraram o que seriam os primeiros garfos, feitos de ossos de animais, durante escavação em Gansu, província do centro-norte da China. Esses garfos primitivos, de duas pontas, eram usados durante a Idade do Bronze.

Consistia num aparelho de metal com duas extremidades opostas, "bi-garfo" bem como um alça como anexo. Este garfo com duas extremidades era colocado entre o esterno (osso humano) e a garganta. Assim, com uma cinta de couro em volta do pescoço, penetrava no queixo do torturado e a outra no tórax do mesmo.

Há 1,5 milhão de anos o Homo Erectus criou esse objeto cortante, que era feito de pedra e servia para a caça e a defesa. Depois do machado, a faca é o utensílio mais antigo de que se tem notícia!

A faca, por sua vez, é considerada o mais antigo dos talheres e sua criação é atribuída ao Homo erectus, que utilizou as pedras para criar um objeto cortante para caça e defesa. Por volta de 3000 a.C., as facas passaram e ser feitas de metal e ser utilizadas também para descascar frutas.

Os alimentos eram levados à boca com as mãos e a sujeira ou a gordura que ficava nos dedos era limpa na toalha da mesa ou nas próprias roupas.

Quando apareceu pela primeira vez, o garfo tinha apenas dois ou até três dentes e era usado apenas para consumir pêras cozidas e servir carne. Seu uso demorou muito para se estabelecer nas residências. Luís XIV proibiu seus filhos de usá-lo por medo de se picarem com ele.