O que veio primeiro o fogo ou a roda?

Perguntado por: ovieira . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 18 votos

Descobriram que, ao invés de gastar horas e muito exercício físico para carregar algo pesado como um grande animal abatido ou as pedras para construção de edificações, era melhor usar troncos roliços que permitiam o transporte das cargas sem grande sacrifício. Era esse o primórdio do que veio depois: A roda.

Antes da roda, as coisas eram carregadas no lombo dos animais ou pessoas - com sorte, por barcos, algo com que os egípcios podiam contar, já que a vida ali girava em torno do Rio Nilo. Quando as pedras já estavam no lugar, os construtores de pirâmide do mundo todo usavam a força humana e a criatividade.

A roda é talvez uma das invenções principais na trajetória de desenvolvimento tecnológico do ser humano. Com ela, os povos primitivos tornaram o transporte mais rápido e fácil, além de contribuir para transformar as primeiras aglomerações humanas em cidades maiores.

A primeira grande invenção revolucionária, sem dúvida, foi o fogo, descoberto há mais de 300 mil anos, pelo homem primitivo. O fogo surgiu pela manifestação da natureza, quando raios acertavam as árvores.

As primeiras rodas eram feitas com três placas de madeira, cortadas em formato redondo, e ligadas por ripas ou eram maciças de pedra, e, consequentemente, muito pesadas.

Trata-se dos Trichterbecker, que habitavam a região hoje formada por Polônia, Alemanha Oriental e sul da Dinamarca. Essa região disputa com a Mesopotâmia (atual Iraque) o título de berço da roda.

Sem ela, transportes, engrenagens e máquinas no geral não funcionariam. Até mesmo o relógio e a roda gigante precisaram desse invento para existir. De diversos tamanhos e modelos, bilhões de rodas fazem o mundo girar. Essa invenção extraordinária é peça fundamental no progresso da humanidade.

Mais tarde, em 1818, o alemão Carlos Drais aperfeiçoou este veículo, fazendo com que a roda dianteira pudesse mover-se para a direita e para a esquerda. Com seu movimento giratório, a roda tornou-se logo parte integrante das máquinas que auxiliam o homem a levantar pesos.

A roda transmite de maneira amplificada para o eixo de rotação qualquer força aplicada na sua borda, reduzindo a transmissão tanto da velocidade quanto da distância que foram aplicadas.

Vitruvius

O primeiro registro encontrado sobre a roda d'água foi feito por Vitruvius, um engenheiro que morreu em 14 d.C., e remonta a cerca de 4.000 a.C. como uma criação realizada e utilizada durante a época romana.

Quando George W. Ferris, um engenheiro civil americano, construiu a primeira roda-gigante do mundo para a exposição World's Columbian, em Chicago no ano de 1893, começou uma tendência.

Estudiosos já encontraram, em paredes de cavernas pelo mundo, gravações que datam de 40 mil anos atrás. Uma escrita sistematizada aparece somente por volta de 3500 a.C., quando os sumérios desenvolveram a escrita cuneiforme na Mesopotâmia.

A Mesopotâmia, berço da civilização, foi também o nascedouro dos veículos sobre rodas. As primeiras carroças eram de madeira e couro, tinham um tronco como roda e eram puxadas por onagros (uma espécie de cavalo).

Segundo a Bíblia, Deus criou o Céu e a Terra. Durante seis dias foi criando o ar, a água, as árvores, animais e, por último, criou Adão, o “Homem”.