O que vale mais no Enem e a redação?

Perguntado por: ldias . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 13 votos

Cada uma das 4 provas objetivas vale 1000 pontos: Linguagens e Códigos, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza; É tirada uma média da nota dessas 4 provas; A redação vale mais 1000 pontos; Soma-se a nota da redação com a média das provas objetivas para calcular sua pontuação geral do ENEM.

Redação: peso 4. Ciências da Natureza: peso 4. Ciências Humanas: peso 1. Linguagens e Códigos: peso 2.

A redação do Enem vale 1000 pontos. Essa nota é formada pela pontuação das cinco competências que mencionamos anteriormente. Os professores da banca examinadora dão uma nota entre 0 e 200 pontos para cada uma das cinco competências. A nota final da redação é média aritmética das notas totais dadas pelos professores.

É possível ingressar em diversas instituições de ensino com notas entre 550 e 650 pontos. Só que, para entrar nos cursos mais concorridos, como Medicina, Direito e Engenharia, o ideal normalmente é que sua pontuação atinja entre 700 e 850 pontos ou mais.

Assim, acaba indo mal na produção textual. Porque essa “uma questão” na qual você deve colocar a sua redação, vale sozinha 1000 pontos. Então, tirar uma pontuação baixa nela pode despencar seu resultado final. Pior, não é difícil zerar a redação e isso pode te desclassificar!

Participante 2: 30 acertos – 800 pontos.

Responder 50 questões de 90 de maneira correta no Enem corresponde a 55,55% da prova. Isso significa um bom desempenho porque o candidato acertou mais da metade de um dia de prova.

Explicação: Para obter uma pontuação aproximada de 600 pontos é necessário: Acertar pelomenos 25 questões em cada uma das quatro provas objetivas: Ciências Humanas, Linguagens, Ciências da Natureza e Matemática. Fazer acima de 680 pontos na Redação.

Para acessá-lo, é necessário acessar o site do Enem e entrar no Portal do Participante. Após informar o número do CPF e senha, o participante deve clicar em seu Boletim de Desempenho Individual. No boletim, você poderá consultar sua nota final, a média geral e a correção da prova de redação.

Ciências Contábeis: 600 a 780 pontos. Direito: 680 a 850 pontos. Educação Física: 580 a 775 pontos.

Zerar na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode deixar você de fora da disputa por uma bolsa de estudos em faculdade particular ou vaga na universidade pública e impedir a contratação de financiamento estudantil.

Além dos pontos citados, a redação também é importante porque, por meio dela, serão testados os seus conhecimentos em atualidades e sua capacidade de argumentação. Portanto, estude e treine para obtenção de uma excelente nota!

O Enem é composto de 180 questões objetivas, tendo como pontuação máxima 1000 pontos.

A ruptura para 800 pontos se dá com mais ou menos 32 acertos. Já a ruptura de 900 ocorre com mais de 40 itens assinalados como corretos. Sérgio destaca que nas outras áreas esses números são bem menores. Em linguagens, por exemplo, é necessário praticamente fechar a prova para tirar 800, cravando 44 a 45 questões.

A mineira Luísa Lima Castro, 18, conquistou o primeiro lugar isolado no Exame Nacional do Ensino Médio deste ano. Sozinha, a estudante acertou todas as questões da prova e obteve nota máxima na redação, alcançando 100% no desempenho. A prova de conhecimentos gerais tinha 63 questões.

Para que você tenha ao menos 700 pontos no Enem 2022, você deve acertar em média 110 questões, podendo ser da seguinte forma: Ciências da Natureza: 25 acertos, Ciências Humanas: 29 acertos, Linguagens e Códigos: 37 acertos e Matemática: 19 acertos.