O que vale mais na prova do Enem?

Perguntado por: rnogueira . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.6 / 5 2 votos

O valor de cada questão no Enem é calculado após a prova, em um sistema antichute. Mas a matemática é a disciplina com o maior número de questões no exame. O peso das matérias do Enem pode variar de acordo com o curso desejado.

Uma das vantagens de caprichar na redação é que ela pode render pontuação acima das provas objetivas, aumentando a média geral. Outro motivo para você investir na redação é que a nota é o primeiro critério de desempate em processos seletivos que usam a pontuação do Enem, como Sisu, ProUni e FIES.

Não existe um número exato de acertos que garantem 700 pontos no Enem. Isso acontece devido ao método usado para corrigir as provas, a Teoria de Resposta ao Item (TRI), uma modelagem estatística que considera dois fatores para gerar uma pontuação final: o grau da dificuldade da questão (fácil, médio e difícil)

Como saber se fui bem no Enem? Geralmente, a média dos exames fica próxima dos 500 pontos. Portanto, quanto mais distante deste número for a nota do estudante, para cima, maior o desempenho obtido em relação à média dos participantes.

Nos que acertaram 15, o desempenho foi de 420 a 550 pontos.

20 acertos em linguagens
Se você obteve 20 acertos na prova de Linguagens e Códigos do Enem, é importante buscar melhorar no segundo dia do exame. No entanto, é válido ressaltar que alguns estudantes conseguiram atingir uma pontuação de pelo menos 700 pontos, mesmo com esse número de acertos em Linguagens.

Com a nota do Enem, caso atinja a pontuação mínima exigida (normalmente 300 pontos), o estudante pode ingressar no curso desejado sem precisar prestar vestibular. Para isso, basta ter o boletim de desempenho individual junto com a documentação solicitada para efetuar a matrícula.

A ruptura para 800 pontos se dá com mais ou menos 32 acertos. Já a ruptura de 900 ocorre com mais de 40 itens assinalados como corretos. Sérgio destaca que nas outras áreas esses números são bem menores. Em linguagens, por exemplo, é necessário praticamente fechar a prova para tirar 800, cravando 44 a 45 questões.

Confira 6 regras de ouro para uma redação nota mil:

  1. 1 - Familiarize-se com o formato do texto. ...
  2. 2 - Domine as competências avaliadas. ...
  3. 3 - Inspire-se em exemplos de redação nota mil. ...
  4. 4 - Treine, treine, treine. ...
  5. 5 - Peça para alguém fazer a revisão. ...
  6. 6 - Invista no seu repertório cultural.

Qual é a nota mínima no Enem? A nota mínima do Enem é relativa, porque depende de qual forma de ingresso estamos falando. O estudante que opta por entrar na faculdade pelos programas governamentais, como Prouni e FIES, precisa alcançar pelo menos 450 pontos nas provas objetivas do Enem.

Algumas faculdades exigem uma nota mínima nas provas objetivas e na redação, mas essa não é a regra geral. Para alguns cursos, basta não ter zerado nas provas do Enem. Há faculdades que oferecem, inclusive, bolsas de estudo com até 80% de desconto das mensalidades.

E o que acontece se eu tirar 1000 na redação? Se isso acontecer as suas chances de conseguir uma vaga na universidade vão aumentar significativamente.

Nota mínima no Enem para passar no Sisu
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) usa a nota do Enem para classificar candidatos a uma vaga em universidade pública sem precisar fazer o vestibular. O Sisu exige que o candidato tenha participado da edição mais recente do Enem e que não tenha zerado na redação.

Matemática: 19 acertos.
Veja que menos acertos são necessários para que alcancemos 700 pontos em Matemática, mas Linguagens exigem mais respostas corretas. Isso acontece por causa do TRI! Como mais pessoas costumam ter dificuldades em Matemática, os acertos nessa prova acabam contando mais. Entendeu?

Responder 50 questões de 90 de maneira correta no Enem corresponde a 55,55% da prova. Isso significa um bom desempenho porque o candidato acertou mais da metade de um dia de prova.

Os cursos mais disputados, como Medicina e Engenharia, exigem 800 pontos ou mais para conseguir uma vaga. No entanto, com pouco mais de 600 pontos no Enem é possível passar em diversos cursos. O ProUni concede bolsas de estudo em universidades privadas a estudantes de baixa renda.

Jornalismo: 470 a 725 pontos. Logística: 450 a 650 pontos. Medicina: 630 a 780 pontos. Nutrição: 455 a 705 pontos.

700 a 750 pontos: Administração, Odontologia, Enfermagem, Arquitetura, Ciências Contábeis, Nutrição e Comunicação. 651 a 699 pontos: Farmácia, Fisioterapia, Recursos Humanos, Secretariado, Webdesign. 600 a 651 pontos: História, Letras, Geografia, Biblioteconomia, Sociologia e Agronomia.