O que vale a pena comprar na Zona Franca de Manaus?

Perguntado por: ijaques . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.2 / 5 6 votos

Entre os destaques estão artesanatos indígenas, produtos alimentícios típicos da região amazônica, como chocolates, castanhas e ervas medicinais, além de produtos de cuidados pessoais e cosméticos feitos com ingredientes naturais da Amazônia.

Embora o polo industrial seja o mais destacado, a Zona Franca de Manaus engloba ainda, um polo comercial e outro agropecuário.

Além da integração territorial promovida pelo desenvolvimento industrial da região próxima a Manaus, a Zona Franca também possui a função de gerar empregos para a população, algo importante em uma localidade que não possui uma grande diversidade de atividades econômicas para a geração de renda.

Eletrônicos de alta qualidade a preços competitivos
Quando se trata de eletrônicos, a Zona Franca de Manaus é um verdadeiro paraíso para os consumidores. Com uma ampla gama de produtos eletrônicos, como smartphones, tablets, televisores e muito mais, é possível encontrar marcas renomadas a preços competitivos.

Com destaque para a compra de vestuário (25,9%), calçados (19,7%), móveis e decoração (19,0%), utilidades domésticas (9,5%), veículos (8,8%), materiais de construção (6,8%), celulares (4,8%), informática (2,0%) e tecidos 1,4%.

Pontos Positivos e Negativos

  • Desenvolvimento comercial e econômico da região.
  • Mercadorias beneficiadas com incentivos fiscais.
  • Taxas alfandegárias reduzidas.
  • Benefícios para as empresas e indústrias.
  • Geração de emprego e renda.

A mandioca historicamente tem a maior participação no setor e em 2020 foi 30,10%, o que significa que qualquer variação no produto tem um impacto significante para o Amazonas. Na pecuária a variação em volume foi de -0,71% e em Produção Florestal, pesca e aquicultura, de -0,10%.

Empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM) faturaram mais de R$ 158,6 bilhões de janeiro a dezembro de 2021, um valor que está 31.9% acima do faturado nos doze meses do ano anterior. O crescimento em dólar também foi expressivo: 28,21% na comparação entre os períodos.

O maior polo industrial da América Latina está em Cubatão e conta com o Cide para seu desenvolvimento socioeconômico.

Pólo industrial
Um polo industrial pode ser definido como um local (físico) onde se realizam construções e produções direcionadas para a economia, ali é feita a promoção da interação entre indústrias, assim como também de redes de comércio de distintas regiões.

Uma zona franca é uma área geográfica específica que se destina à industrialização com fins de exportação e que apresenta vantagens fiscais para as empresas.

Juscelino Kubitschek

Em 6 de junho de 1957 a lei nº 3.173, foi sancionada pelo presidente Juscelino Kubitschek, criando uma Zona Franca na cidade de Manaus.

A Zona Franca de Manaus é outro local onde é possível comprar carros mais baratos. Existem incentivos fiscais para a venda de veículos e outros produtos, até como forma de contribuir com o desenvolvimento da região e compensar os custos mais altos que os do Sudeste.

Para fazer o cadastro na Suframa, é preciso acessar o site do cadastro do governo federal e seguir os passos que são solicitados. Também deve anexar os documentos necessários. Esse cadastro pode ser feito por Pessoa Jurídica ou Física. Para cada um, os documentos necessários serão diferentes.

A Zona Franca de Manaus compreende uma área total de dez mil quilômetros quadrados que inclui a cidade de Manaus, capital do Estado do Amazonas, e seus arredores.

Amazonas Shopping Shopping

Amazonas Shopping
Shopping de vários andares com lojas, praça de alimentação e entretenimento, incluindo um cinema.

Uma deliciosa lembrancinha pra levar pros amigos de Manaus são chocolates com sabores exóticos, feitos com frutas amazônicas. A Bombons Finos da Amazônia tem opções para todos os gostos e os preços são bons. Entre os sabores estão cupuaçu, castanha, açaí, buriti, araçá-boi e cubiu.