O que vai no assentamento de Exu Tatá Caveira?

Perguntado por: eparaiso8 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 5 votos

Um assentamento de Exu de acordo com a tradição professada no Abaça de Oxalá é composto por um arranjo de actantes não humanos, como terra de calunga, terra de encruzilhadas, terra de matas, terra de bancos e comércios, jóias, ferros, tridentes, favas(sementes), otás/okutás(pedras), moedas correntes e antigas, punhais, ...

Durante toda sua vida, Exu Tata Caveira batalhou para crescer e acumular riquezas, principalmente na forma de cabras, camelos e terras. Naquela época, para ter uma mulher era necessário comprá-la do pai ou responsável, e esta era a motivação que levou Próculo a batalhar tanto pelo crescimento financeiro.

Para que você responda de uma vez por todas a pergunta como saber meu Exu guardião, pesquise pelos terreiros mais próximos de você. Se na sua cidade existir algum, faça uma visita, converse com as pessoas que participam e procure saber o procedimento para descobrir o Exu guardião. Confie sempre na sua intuição.

SIGNIFICADO DAS CORES: Amarelo: descontração, sabedoria e alegria. Azul Claro: lealdade, fidelidade, personalidade e sutileza. Azul Escuro: profundidade, experiência e estabilidade.

Tatá palavra usada no Candomblé Banto, que em português significa pai. Pode ser usada com outras palavras mas sempre mantendo o significado inicial, exemplos: Tata-de-inquice, Tata Quivanda, Tata Mavambo.

Para o cristão, Exu é o demônio pela crença de que há um bem e um mal.

Omolu

João Caveira pertence à falange do Exu Caveira, que por sua vez é regida pelo orixá Omolu.

Exu Caveira – De Padre a Guardião da Calunga revela a trajetória desse homem, do seu nascimento ao seu desencarne; do despertar para o mundo espiritual até se tornar um Exu de Lei e, posteriormente, um Guardião do cemitério (calunga).

Descrição curta. O Centro Espirita de Umbanda Exu Tata Caveira está localizado na aldeia Japuara do povo Anacé. Este espaço é destinado ao culto da umbanda sagrada onde realizamos trabalhos de cura, banho de ervas, rodas de cachimbo, roda de conversa sobre tarologia, medicina tradicional e rezas.

Os Eguns correspondem aos indivíduos que pertenceram a classes ou grupos marginalizados da sociedade. Ou seja, são os escravos, indígenas, imigrantes, crianças, mulheres, e malandros. “Nos terreiros, esses grupos se converteram em Pretos-Velhos, Caboclos, Baianos, Mirins, Pomba-Giras e Exus, respectivamente”.

Saudação a Exu
E com os dedos das mãos entrelaçados para baixo respondemos: “Exu é Mojubá” que significa respeito, “eu te respeito Exu”.

Seu nome era Próculo e ele vivia em uma aldeia simples, fazendo parte de uma família humilde. Por isso é que ele batalhou ao longo de toda a sua vida para crescer e acumular riquezas em forma de cabras, camelos e terras.

Os filhos de Exu estão sempre metidos em confusão. Isso acontece porque eles são provocadores e vivem fazendo leva e traz. Seja em assuntos amorosos, financeiros, políticos ou pessoais, eles gostam de provocar, alfinetar as pessoas, saber de verdade o que elas pensam.

Exu pode ser também muito malvado, se as pessoas se esquecem de homenageá-lo. É necessário pois, fazer sempre oferendas a Exu antes de qualquer outro Orixá. A segunda-feira é o dia da semana que lhe é consagrado. É bom fazer-lhe oferendas, neste dia, de farofa, azeite de dendê, cachaça e um galo preto.

Segundo, EXU é uma entidade astralizada que trabalha para o bem, proteção e dentro da linha justa, portanto, a vela pode ser firmada em qq lugar, desde que com boas vibrações e pensamentos elevados!!!

O “corte” funciona como uma extensão da “gira”. Galos e galinhas são sacralizadas em função de fortalecer o relacionamento das filhas e filhos de santo com suas entidades.

Resposta: Interessante a sua pergunta. Essa palavra existe em diversos idiomas, relacionada a parentesco, mais frequentemente significando “pai”. É uma palavra de origem expressiva infantil, ao molde de “mamãe”.

Mestre Rafael Lamba. Ogum = terrível guerreiro/ deus do ferro; tata = pai; malembe = perdão/misericórdia”, são as “traduções” das palavras que compõem a música “Ogum Ê”. A música faz saudação a Ogum, o chamando de “pai misericordioso”.