O que vai dentro da quartinha?

Perguntado por: emarinho9 . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.6 / 5 16 votos

Quanto a cor e montagem da quartinha, cada casa ou pessoa segue o que os Orixás ou Entidades mandam. Podendo usar somente água, ou água com ervas, cachaça, vinho, champanhe.

Sempre no encerramento do ano, o Ilê Orixá substitui a água de todas as quartinhas, como forma de renovar a energia desgastada durante o ano.

Existe um costume praticamente esquecido pela maioria dos Terreiros, pelo qual, quando o filho da casa ou um visitante chega ao Terreiro, se despacha a água da QUARTINHA e coloca-se água nova na mesma. Com essa ação, entende-se que a água está transmutando as energias, dando uma purificação ao ato.

Você deve cuidar de seu Orí como cuida de seu corpo: com água limpa e cristalina, com boas palavras e bons pensamentos, com coragem, com autoestima, com boas ideias, com a aprendizagem de algo novo, com o movimento do corpo, com generosidade e bom caráter. Orí se importa igualmente com seu corpo.

Este banho serve para abrandar o ciúme e atrair o parceiro.

Obi é um fruto indispensável em rituais do candomblé, também conhecido como Noz-de-cola, seu nome científico é Cola acuminata. Usado principalmente no ritual de Ori, bori, feitura de santo e Jogo de Obi.

Obi é um fruto indispensável em rituais do candomblé e Umbanda, também conhecido como Noz-de-cola. Usado principalmente no ritual de Ori, Ebori e feitura de santo.

Mastigar obi no rito é atividade de um “nós”: cada uma contribui com a preparação do alimento do ori, juntando a ele seus fluidos.

A quartinha tem fundamentos que muitos desconhecem e pouca gente ensina, a quartinha é um elemento de conexão com as Divindades que pode ser ativada para atuar como uma ferramenta de proteção, geração ou de absorção de energias negativas.

1 ant Quarto de dormir, no interior da casa, muitas vezes, no último andar e acima do telhado; alcova. 2 Reg ( N.E. ) , ant Aposento, quarto de dormir; câmara, quarto. 3 Recinto ou gabinete reservado para uso pessoal: “[…] voltou de um quartinho fora de casa que chamava de camarinha, parou na cozinha […]” ( JU ) .

Ele é seu, não precisa deixar na água, não deixe outras pessoas ficarem pegando na mão, guarde ele em um lugar mais alto do que você (ele deve ficar acima da sua cabeça), em lugar que seja seco e arejado (senão a semente mofa), e cuidado para não perder, pois caso você decida virar médium da corrente, você deverá trazê ...

é uma quartinha de louça Branca. se você for menino você vai usar de louça branca sem Asa e se você for menina você vai usar com asa.

As quartinhas servem para abrigar fundamentos do orixá ou entidade de uma pessoa, sendo, muitas vezes, tratada como se fosse o próprio orixá ou entidade. A quartinha contém em si as partes essenciais do orixá ou da entidade por ela representada.

Para fazermos a firmeza do Anjo da Guarda é necessária apenas uma vela de 7 dias branca (pode ser substituída por velas palito, a diferença que essa vela palito será acesa uma nova a cada dia. Antes de acender uma vela verifique se o local oferece segurança para isso.

O litúrgico é mais simples, saudar Ori todos os dias, passar as mãos na cabeça com delicadeza ao acordar, reconhecer Ori como a parte de Eledunmare em cada um de nós, cantar um belo orin de coração, ser positivo, ser grato, reconhecer Ori como seu Eledá e finalmente: o Bori.

Caso você queira saber realmente qual é o seu Orixá, é preciso conversar com um Pai ou Mãe de Santo. Através do jogo de Búzios eles irão encontrar o seu Orixá de cabeça. Procure um terreiro de sua confiança, participe da comunidade e desenvolva seu caminho espiritual.