O que vai acontecer quando a rainha morrer?

Perguntado por: areis5 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 18 votos

Nas 24 horas após o anúncio da morte da rainha, haverá salvas de tiros em Londres – uma leva para cada ano da vida de Elizabeth – e uma transmissão ao vivo do novo rei será exibida. Uma cerimônia será realizada na Catedral de São Paulo, em Londres, nos próximos dias, que não contará com a presença da família real.

No momento em que a rainha morreu, o trono passou imediatamente para o seu herdeiro, Charles, o antigo Príncipe de Gales. Charles foi oficialmente proclamado rei no sábado, no Palácio St. James, em Londres, em frente ao corpo cerimonial conhecido como Conselho de Ascensão.

De acordo com João Peixoto Baptista Neto, CEO da Ouro Preto Investimentos, a morte da rainha não influencia em nada na economia. “Ela tem uma influência muito pequena no próprio governo inglês.

Nela, é apresentada uma Chefia de Estado – representada pela Coroa – e uma Chefia de Governo – representada pelo cargo de Primeiro-Ministro. O rei/rainha ocupa o cargo de monarca e de comando do Reino Unido, além dos 56 países da Commonwealth (Comunidade das Nações, em português), que reúne antigas colônias britânicas.

Foi a rainha que instituiu a transmissão televisiva de eventos da monarquia, a começar pela coroação dela, a primeira a ser televisionada. Elizabeth também quebrou alguns protocolos da monarquia e instituiu a “caminhada entre os plebeus”, um ato de cumprimentar cidadãos dos países em que ela visitava.

Segundo um relatório da Câmara dos Comuns do Reino Unido, os rituais do funeral da rainha-mãe custaram 825 mil libras (cerca de R$ 4 milhões), além de 4,3 milhões de libras (R$ 26 milhões) para custear a segurança do evento. Quem vai pagar os custos do funeral da rainha Elizabeth II?

O certificado de óbito da rainha Elizabeth II foi divulgado e a causa da morte foi registrada como “velhice”. O documento aponta que a monarca morreu às 11h10 (horário da Brasília), no dia 8 de setembro, no Castelo Balmoral, aos 96 anos, na Escócia. A morte só foi confirmada publicamente depois das 14h.

Como rei, Charles não terá mais seu próprio passaporte ou carteira de motorista - nem poderá dar opiniões fortes em público. Ser um monarca substitui o indivíduo. É um caso de papéis diferentes, regras diferentes, segundo análise do principal especialista constitucional, o professor Vernon Bogdanor.

  • Charles III
  • Anne, Princesa Real
  • André, Duque de Iorque
  • Eduardo, Duque de Edimburgo

Príncipe William passa a ser oficialmente o novo herdeiro da realeza britânica. O rei Charles 3º, de 73 anos, assumiu como rei do Reino Unido nesta 5ª feira (8. set. 2022) depois de a morte da Rainha Elizabeth 2ª ser anunciada.

Neste sábado (10), durante a cerimônia de proclamação do Rei Charles III, também foi anunciado que o dia do funeral da Rainha Elizabeth II será feriado em todo o Reino Unido.

Após morte da monarca, dinheiro do Reino Unido será trocado pelo rosto do rei. O corpo da rainha Elizabeth II vai percorrer o Reino Unido em dez dias, adiando a datal do funeral. Esse é apenas um dos vários protocolos no processo de despedida da rainha.

Ao se tornar a Rainha, naturalmente, ela sempre foi reverenciada com o máximo respeito por todos a sua volta, incluindo os seus familiares. Com o seu título de monarca, não precisaria se curvar para mais ninguém, mas houve uma exceção. A soberana do Reino Unido se curvou apenas para a princesa Diana.

No Reino Unido, o monarca é o chefe de Estado com um papel cerimonial e estritamente apolítico, cabendo-lhe nomear o primeiro-ministro indicado pelo Parlamento e assinar formalmente as leis aprovadas pelo Legislativo (desde 1708, o consentimento real nunca foi negado) e as nomeações oficiais.

O regime em vigência no Reino Unido é a monarquia parlamentarista. Nele, a figura do rei exerce a função de chefe de estado, com uma função diplomática, sendo o primeiro-ministro, eleito pelo parlamento, o chefe de governo. É a ele cabe as decisões que vão impactar diretamente a vida das pessoas que vivem lá.

Motivar seus liderados é uma atitude fundamental para um bom líder. Assim como seu pai fez no início da Segunda Guerra Mundial, a Rainha Elizabeth II ajudou a tranquilizar e a guiar os britânicos no início da pandemia de Covid-19 com um raro discurso televisionado.

Ela tinha 96 anos quando morreu em 8 de setembro de 2022. Nascida em 1926, a princesa Elizabeth tornou-se rainha após a morte do pai, o rei George 6º, em 1952. Casou-se com Philip, duque de Edimburgo, em 1947 — e o casal teve quatro filhos: Charles, Anne, Andrew e Edward.

Provavelmente teria sido por razões políticas, pois a soberana tinha medo que, ao contrair matrimônio, ficaria em posição inferior ao marido. Como não teve filhos, a monarca teve que reconhecer como herdeiro do trono a Jaime I, filho de Maria da Escócia, condenada à morte, em 1587, pela própria Elizabeth I.